Covid-19: No Brasil, um em cada cinco médicos é do grupo de risco

Ministério da saúde brasileiro estima que cerca de 40% do pessoal médico possa ser infetado com novo coronavírus.

medicos, bata

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
31/03/2020 16:07 ‧ 31/03/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Projeção

A tomar medidas para combater o novo coronavírus, o ministério da saúde no Brasil começa a projetar de que forma uma subida do número de contágios pode afetar o seu sistema de cuidados médicos.

Neste sentido, projeta o ministério responsável por esta pasta que cerca de 40% do total de médicos e enfermeiros seja infetado por este vírus durante os próximos meses ou semanas

Depois de um combate inicial à doença, o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por exemplo, já foi obrigado a afastar mais de uma centena de funcionários diagnosticados com a doença.

A Globo, numa projeção feita com os dados mais recentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), datando de 2018, estima que pelo menos um a cada cinco médicos no Brasil sejam do grupo de risco, ou seja, terão 60 anos ou mais.

Porém, há Estados que poderão ser mais afetados. Em Alagoas, por exemplo, 28,7% dos médicos são idosos. Em Paraíba, 25,8% e no Rio de Janeiro pertencem a esta faixa cerca de 24,8% do total de médicos disponíveis

Por outro lado, outro dos grupos que normalmente tem também de estar na linha da frente no combate à doença, enfermeiros e técnicos, a percentagem que pode configurar grupo de risco é muito menor, existindo uma percentagem de profissionais nesta situação de maior risco de apenas 2,5% e 4,25%, respetivamente, de acordo com números do Ministério da Economia brasileiro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas