Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Mulher de 48 anos é primeira vítima mortal na Mauritânia

A Mauritânia confirmou hoje o seu primeiro caso de morte por coronavírus, referindo que a vítima foi uma mulher franco-mauritana, de 48 anos, cuja contaminação foi diagnosticada após autopsia, informou a agência de informação do país.

Covid-19: Mulher de 48 anos é primeira vítima mortal na Mauritânia
Notícias ao Minuto

15:41 - 31/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

A vítima, que morava na França, deveria ter deixado de estar confinada na segunda-feira, de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades mauritanas.

O período de confinamento obrigatório para um grupo de 16 franceses que chegou ao país em meados de março era de duas semanas, cumpridas nos hotéis.

A vítima sentiu-se mal no domingo à noite, tendo piorado na manhã de segunda-feira, pelo que foi transportada para o hospital, tendo morrido durante a viagem, referiu N'Diaye Mamadou na televisão mauritana, apresentado como responsável pelo centro de isolamento da covid-19 em Nouakchott.

"Ela morreu enquanto era transportada", disse, considerando que esta constituiu uma forma "atípica" da doença, que permaneceu assintomática, agravando-se "de repente".

Segundo as autoridades locais, a informação de que a mulher era portadora de coronavírus só foi conhecida após a sua morte.

O voo no qual a vítima chegou à Mauritânia foi um dos últimos antes do encerramento dos aeroportos para ligações internacionais.

As autoridades não submeteram os viajantes a testes de triagem antes do seu confinamento, exceto no caso daquelas que apresentavam sintomas.

A embaixada francesa em Nouakchott garantiu hoje ter estado em contacto com a vítima durante o período em que esteve confinada, mas não recebeu nenhum alerta sobre a degradação do seu estado.

Após esta morte, a Mauritânia declarou oficialmente seis casos de contaminação pela covid-19, dois dos quais já curados, tendo adotado o recolher noturno obrigatório e isolado as cidades de Nouakchott e Kaédi (sul), onde foram detetados os casos de coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório