Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Detalhes de renovação do Estado de Emergência debatidos amanhã

O novo coronavírus, que já infetou 803.645 pessoas no mundo, contaminou em Portugal já mais de sete mil pessoas e fez 160 vítimas mortais. Acompanhe com AO MINUTO a evolução da Covid-19.

AO MINUTO: Detalhes de renovação do Estado de Emergência debatidos amanhã
Notícias ao Minuto

15:00 - 31/03/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

A prorrogação do Estado de Emergência em Portugal - em vigor desde 18 de março - será decidido durante os próximos dias, sendo que até quinta-feira, o Presidente da República emitirá uma decisão. Sendo que, esta manhã e depois de ter estado reunido com políticos e especialistas esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa deixou já claro que se "impõe manter as medidas de contenção".

Quanto à reabertura das escolas, o chefe de Estado revelou que haverá uma outra reunião, também com especialistas, no próximo dia 7 de abril, para avaliar especificamente esta situação, tendo o Governo de tomar uma decisão até 9 de abril

De acordo com o último boletim da DGS, Portugal regista, neste momento, 7.443 casos confirmados, dos quais 627 estão internados (188 em Unidades de Cuidados Intensivos). O número de vítimas voltou a subir (160), já os recuperados mantém-se nos 43.

Desde que começou em dezembro, na China, a pandemia Sars-CoV-2 já matou 40.057 pessoas no mundo e fez 803.645 infetados. Itália e Espanha continuam a ser os países europeus onde a pandemia está a ganhar proporções alarmantes, mas o outro lado do Atlântico, também os EUA estão a braços com milhares de casos.

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

21h35 - O Ministério da saúde de Oman reportou esta terça-feira a primeira morte vítima da Covid-19. Trata-se de um cidadão, de 72 anos.

21h27 - O vazio que inundou muitas das cidades mais movimentadas do mundo devido ao novo coronavírus não passa despercebido aos olhos, nem aos ouvidos. O site Cities and Memories, no ar há cinco anos, mostra aos utilizadores os sons das cidades onde habitam e publicam-nos online numa tentativa de mostrar como soam os locais onde residem e, de há umas semanas para cá, o resultado é bem diferente. Confira alguns exemplos aqui.

21h20 - Carta do Capitão Brett Crozier, responsável pelo porta-aviões USS Theodore Roosevelt, pede ajuda urgente, referindo que há 100 casos confirmados de Covid-19 no porta-aviões. Espaços reduzidos para a tripulação tornam isolamento profilático impossível. Navio está em Guam e pede ajuda imediata.

21h15 - Se por cá é na quinta-feira que será decretada a renovação do Estado de Emergência, em São Tomé e Príncipe foi hoje prorrogado por mais 15 dias

21h02 - O Governo reúne em Conselho de Ministros Extraordinário esta quarta-feira, 1 de abril, para apreciação do projeto de decreto do Presidente da República de prorrogação do Estado de Emergência, informou o gabinete da Presidência, num comunicado enviado às redaçõesSerá na quinta-feira que Marcelo Rebelo de Sousa irá anunciar o prolongamento do Estado de Emergência até 17 de abril, avança a SIC.

20h50 - Elisa Ferreira. "Estamos perante uma crise muitíssimo grande. Aqueles que avançaram com uma comparação com a II Guerra Mundial de facto tem alguma razão. Há uma retração económica e uma retração sincronizada em todo o mundo, o que limita mais as possibilidades de relançamento", disse a comissária europeia, esta noite de terça-feira, na TVI24.

"Vai haver novidades, ainda esta semana, relativamente à possibilidade de pegar nos fundos estruturais e de os reprogramar para atacar estes assuntos de emergência"

20h42 - Afluência aos supermercados reduziu para menos de metade. Com a implementação do Estado de Emergência, a partir de 19 de março, "a afluência às lojas diminuiu drasticamente para os valores mais baixos de 2020 até à data, tendo mesmo chegado, no domingo dia 22, ao nível de compradores mais baixo do ano: 42% abaixo da média diária do ano".

20h37 - O Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, começa na quarta-feira um sistema de triagem para detetar possíveis casos de Covid-19, e hoje mesmo começou a fazer idênticos exames em lares.

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esteve na inauguração.

20h34 - Nos Estados Unidos, uma corporação de bombeiros viajou até casa de uma menina, no dia do seu aniversário, para fazer uma pequena comemoração, dado que ninguém pode sair de casa.

20h30 - A Provedora de Justiça recomendou ao Governo que o período de saída precária de reclusos seja aumentado para cerca de 30 dias com recurso à pulseira eletrónica face à pandemia Covid-19.

20h24 - O Infarmed assegurou hoje estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia no combate à doença.

20h20 - A mara de Sabrosa declarou hoje "situação de alerta" no concelho como prevenção contra a covid-19.

20h15 - Espanha, a atravessar uma crise pandémica sem precedentes, é já o segundo país do mundo mais afetado. Um vídeo motivacional, que pode ver abaixo, recorda "as ruas vazias, os negócios fechados" e os entes queridos "que temos que deixar ir sozinhos" para o hospital, mas sublinhando que, "em tempo de crise, os espanhóis superam-se sempre".

20h00 - O lar de Vila Nova de Foz Côa anunciou hoje que subiu para três o número de mortos provocados pela Covid-19. Há 47 utentes infetados naquela instituição.

19h56 - Uma sondagem do Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest revela que mais de 80% dos portugueses considera que o país está melhor ou igualmente preparado para combater o novo coronavírus quando comparado com Espanha (88,6%), Itália (88,4%), Reino Unido (82,3%) ou até mesmo França (76%).

19h51 - No dia em que o Reino Unido registou o pior dia desde o início do surto no país (381 mortes em 24 horas), as autoridades de saúde britânicas recorreram ao Twitter para recordar os cidadãos que só devem sair de casa para três coisas: ir ao supermercado, à farmácia ou fazer exercício.

19h43 - A luta contra o novo coronavírus e tudo o que ela incluí é motivo de ansiedade para muitas pessoas. De forma a evitar as saídas à rua, é normal que se armazene uma maior quantidade de alimentos em casa e guardá-los não tem de ser motivo de stress. Para isso, a Beko deixa-lhe seis dicas que pode conferir aqui.

19h39 - Já foram detidas 84 pessoas por crime de desobediência face às medidas impostas pelo Estado de Emergência, informou o Ministério da Administração Interna. Os dados correspondem até às 18h00 de hoje e mostram que ocorreram apenas mais três detenções desde ontem.

19h34 - Gondomar conta agora com um centro de despistagem para a Covid-19. Este centro de rastreio, instalado no Multiusos da cidade, funcionará de segunda-feira a sábado, das 09h00 ás 18h00, destinando-se a cidadãos suspeitos de infeção, previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

19h26 - A pequena cidade de Burundi, África Oriental, registou hoje os primeiros casos de infeção pela Covid-19, avançou o ministro da Saúde. Trata-se de dois homens, um de 56 anos e outro de 42 anos.

19h22 - São 41 os casos de infeção pela Covid-19 em Macau. As autoridades de saúde anunciaram hoje mais dois casos de contágio,  tratando-se de uma mulher de 47 anos e um homem 20 anos.

19h20 - A Associação Portuguesa de Bancos (APB) anunciou hoje que os seus associados doaram 100 ventiladores e 100 monitores ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) para reforçar os meios na recuperação de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

19h12 - O número de casos confirmados da covid-19 nos Açores aumentou hoje para 49, com um novo resultado positivo no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, que está desde domingo em cordão sanitário.

19h07 - A TAP vai avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os restantes colaboradores, informou hoje a companhia aérea numa mensagem aos funcionários.

19h02 - Paços de Ferreira é um "barril de pólvora na propagação da Covid-19", alertou o presidente da Câmara, que exigindo ao Governo medidas excecionais.

18h56 - Os Estados Unidos ultrapassaram a China no número de mortes devido à Covid-19. De acordo com os dados da plataforma criada pela Universidade Johns Hopkins, há 3.415 mortes nos EUA e 3.309 na China.

18h47 - França reporta 499 mortes em 24 horas, elevando o número total para 3.523, divulgou o ministro da Saúde francês, Jérôme Salomon. Este é o pior registo do país desde o início da pandemia, tendo ultrapassado a China no número de mortos. No total há 52,128 casos de infeção confirmados, sendo que 22.757 pessoas estão hospitalizadas, das quais 2.565 em estado grave.

18h44 - Com centenas de países a combater a pademia Covid-19, a Coreia do Norte continua sem reportar casos de infeção ou mortes. "É um mentira imensa dizerem que não têm casos", explicou Seo Jae-pyoung, secretário-geral de uma associação de desertores do regime coreano, ao The New York Times.

18h39 - A coordenadora de Bloco de Esquerda e líder parlamentar, Catarina Martins defende que os trabalhadores a recibos verdes comecem já em abril a receber apoios. "Os trabalhadores precários estão particularmente vulneráveis", salientou, através do Twitter.

18h31 - A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, referiu esta terça-feira, no lançamento da 'triagem smart' que campanhas de teste junto dos lares serve de "forma preventiva" para que situações de positivos "tenham resposta de isolamento" minimizando assim os "riscos desta população que é mais frágil".

"Este programa arrancou esta semana graças a uma enorme colaboração entre o Ministério da Ciência, da Saúde e do Trabalho", referiu.

18h29 - O número de infetados no sistema prisional aumentou para quatro, informou hoje o Ministério da Justiça, revelando que todos se encontram em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública.

18h26 - São já quatro o número de mortos pela Covid-19 registado no lar Geriabranca, em Albergaria-a-Velha, informou a diretora técnica de instituição, esta terça-feira, após a morte de mais um idoso do lar.

18h23 - Os dados mais recentes da agência AFP mostram que o novo coronavírus já matou 40.057 pessoas em todo o mundo, das quais quase três quartos na Europa. Foram oficialmente confirmados 803.645 casos de infeção, mais de metade deles na Europa.

18h19 - O emblemático edifício de Nova Iorque ganhou novas cores, na noite desta segunda-feira, em homenagem aos profissionais de saúde que lutam contra o novo coronavírus. Este foi um dos gestos no país que, de acordo com a OMS, se pode tornar novo "novo epicentro do surto".

18h11 - Os cuidadores que lidem com alguém infetado pelo novo coronavírus devem adotar cuidados especiais, alerta a Organização Mundial de Saúde.

  • Devem identificar superfícies tocadas pela pessoa com suspeita ou confirmação do novo coronavírus e limpá-las frequentemente.
  • Devem usar utensílios, tolhas e lençóis diferentes.
  • Devem lavar as mãos antes e depois de qualquer contacto com um infetado,  antes, depois e durante a preparação de refeições e após irem à casa de banho.

18h08 - O espanhol Fernando Alonso, antigo campeão mundial de Fórmula 1 e atual campeão do mundo de resistência, doou hoje 300.000 máscaras e quatro mil 'kits' de proteção sanitária às equipas que combatem a covid-19 naquele país.

18h07 - A República Dominicana regista, até à data, 51 mortes por covid-19 e 1.109 casos de infeção, o que representa um aumento de 280 novos contágios nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades locais.

18h05 - Um jovem norte-americano foi detido e acusado de fazer uma ameaça terrorista em segundo grau, depois de se filmar num supermercado, em Ohio, a lamber produtos, na tentativa de fazer uma piada sobre o novo coronavírus.

17h55 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) fez, esta terça-feira, uma Operação STOP numa ação de sensibilização para a necessidade de as pessoas ficarem em casa na Segunda Circular, uma das principais vias da cidade de Lisboa.

17h48 - Não é novo, mas vale a pena recordar que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) criou uma plataforma onde é possível denunciar actos ilícitos relacionados com a Covid-19. Basta aceder aqui para denunciar qualquer ato como especulação de preços, açambarcamento ou outros.

No caso de a denúncia não ser da competência da ASAE será encaminhada para a entidade competente na matéria. 

17h45 - O diretor-geral de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gebreyesus, apelou aos países que desenvolvam medidas que protejam os mais pobres.

"Cresci pobre e entendo essa realidade. Peço aos países que desenvolvam medidas que ajudem a proteger economicamente as pessoas que não conseguem ter trabalho durante esta pandemia. Solidariedade", escreveu, no Twitter.

17h41 - Espanha aprovou hoje a concessão de um subsídio extraordinário de desemprego de 440 euros por mês aos trabalhadores temporários cujo contrato tenha terminado durante o "estado de emergência" e não tenham direito a outros apoios.

17h39 - O Ministério da Educação informou esta terça-feira que as notas relativas ao segundo período estão a ser "comunicadas diretamente" aos alunos, por forma a "salvaguardar a proteção de dados pessoais". Em causa está o facto de os jovens não se poderem deslocar às escolas para consultarem as pautas. 

17h32 - A Área Metropolitana do Porto está a preparar um memorando para apresentar ao Governo com medidas de apoio aos municípios e ao setor dos transportes que, avisa, pode entrar em falência se a situação pandémica se mantiver nos próximos meses.

17h29 - Cerca de 1.000 brasileiros que se encontravam em turismo ou viagens de negócios estão retidos em Lisboa, anunciou hoje a embaixada do Brasil. "Não tem sido fácil conseguir acomodação em voos de outras companhias aéreas, até porque são poucos os que existem e estão cheios" e "as vagas que têm são em lugares com um custo mais elevado", salientou.

17h26 - A partir de dia 1 de abril a Jamaica terá um recolher obrigatório das 20h00 às 06h00, durante sete dias, anunciou o primeiro-ministro Andrew Holness.

17h24 - A direção do centro social e paroquial de Darque, em Viana do Castelo, disse hoje ter sido confirmada a infeção por Covid-19 numa utente de 90 anos do lar da instituição, conduzida ao hospital por "problemas renais e respiratórios".

17h21 - Nunca é demais reforçar os cuidados a ter durante a luta contra o novo coronavírus. Como tal, a direção-geral de saúde (DGS) voltou a partilhar como deve atuar para evitar a propagação da Covid-19.

17h16 - O ator de Star Wars, Andrew Jack, morreu após contrair o novo coronavírus. A mulher está presa na Austrália e cumpre um período de quarentena, não tendo acompanhado o marido nesta altura.

17h05 - Foram registadas mais 837 mortes em Itália nas últimas 24 horas, elevando o número total para 12.428 e confirmados 4053 novos casos de infeção. Há 105.792 casos de infeção pelo novo coronavírus no total. Apesar de os números continuarem a subir, o número de crescimento percentual desceu, tendo passado de 7,5% para 7,2%.

17h02 - A Autoridade Tributária apelou aos contribuintes, sobretudo os idosos, que não saiam de casa para pedir apoio no preenchimento da declaração do IRS, tendo em conta o contexto de combate ao surto da Covid-19. O Fisco lembra ainda que muitos nem precisam de entregar a declaração e que o prazo vai até 30 de junho. 

16h52 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, considerou hoje que seria "um erro trágico" reagir com medidas de austeridade à crise provocada pela pandemia, defendendo que a solução passa antes por "apoiar o crescimento da economia".

16h47 - A atriz Donna Air, de 40 anos, testou positivo para o novo coronavírus e encontra-se em casa a cumprir isolamento voluntário. A informação foi partilhada pela própria, nas redes sociais. 

Ver esta publicação no Instagram

Hi Guys. I hope everyone is managing to stay strong and in relatively good spirits during the lockdown. I just wanted to let you know developed mild flu like symptoms and started self isolating 18 days ago, I took a test for some clarity & the results tested positive for Covid19. Thankfully symptoms improved shortly after and my loved ones are not displaying any signs of the virus. I will continue to follow government guidelines & in the meantime I am sending masses of love to you all especially those on the front line. I am aware what a privilege it is to be able access tests privately, so I have donated some to friends working for the @NHS. I feel relieved having consulted my gp who has confirmed it is safe to see my daughter again. Happy to answer questions on symptoms or give info on what I did to boost my immune system when I felt at my worst . #Stayhome & #Savelives. #staystrong #selfcare #covid19 #overcorona Donna x

Uma publicação partilhada por Donna Air (@donnaair) a 31 de Mar, 2020 às 5:18 PDT

16h44 - O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, revelou que há pelo menos 75.795 casos confirmados de Covid-19 naquele estado, dos quais 10,929 estão hospitalizados. Até ao momento, já morreram 1.550 pessoas, referiu esta terça-feira, citado pelos meios locais.

16h42 - O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, reiterou hoje que o Serviço Nacional de Saúde "responde claramente" às atuais necessidades hospitalares de doentes de Covid-19, tal como "disse e bem" o primeiro-ministro, António Costa.

16h40 - Os idosos estão entre os principais grupos de risco no que fiz respeito à Covid-19. No entanto, uma mulher de 93 anos, que recuperou da doença, prova que "há esperança em dias de incerteza", avançou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

16h38 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, revelou hoje que desde o início da crise gerada pela pandemia o seu ministério acelerou o pagamento de "quase 120 milhões de euros" devidos pelo Estado às empresas.

16h32 - Itália está sob quarentena obrigatória durante este momento de crise devido à pandemia Covid-19, mas há quem tente furar a quarentena, apesar das sanções aplicadas a que estão sujeitos. Exemplo disso é o vídeo, divulgado pela imprensa italiana, que mostra um ciclista a fugir para o mar para evitar ser multado por infringir as regras de confinamento. Veja o vídeo aqui.

16h31 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, salientou hoje a necessidade de parar a "onda massiva" de desinformação relacionada com o novo coronavírus, alimentada pela "incerteza e ansiedade", e apelou a mais ação das plataformas digitais.

16h19 - A medalhista de ouro Sharon van Rouwendaal inventou um novo método de treino durante a quarentena devido à Covid-19, usando uma piscina insuflável e uma corda presa à cintura. A atleta nadou cerca de 45 minutos, tendo que parar devido "frio".

Ver esta publicação no Instagram

There's always a solution, you just have to be creative!  I could only do 45 minutes in total because the water is very cold... • #stayactive #becreative #openwater #swimming #wetsuit #coldwater #littlepool

Uma publicação partilhada por Sharon van Rouwendaal (@svrouwendaal) a 28 de Mar, 2020 às 8:54 PDT

16h10 - Depois de ter sido duramente criticado, incluindo por António Costa, pela sua atitude face aos países do Sul, durante o Conselho Europeu, o ministro das finanças holandês admitiu à imprensa holandesa que deveria ter "reagido melhor".

"Não demonstrei suficiente empatia na minha mensagem. Quando causas tanta tempestade como agora, aparentemente é porque não te saíste bem", confessou o ministro das Finanças holandês em entrevista ao canal de televisão holandês RTLZ

16h05 - Com Portugal em Estado de Emergência é notável o vazio que preenche as ruas de várias cidades portuguesas. Imagens tiradas na última semana mostram uma Lisboa deserta, muito diferente da cidade que todos conhecem.

16h03 - Um novo estudo chinês, desenvolvido num hospital de Wuhan, origem da declarada pandemia de covid-19, destacou o potencial da hidroxicloroquina como tratamento contra o novo coronavírus.

15h59 - Heinsberg é a cidade alemã mais afetada em todo o país, com 1.281 casos confirmados e 34 mortes e será tornada num 'laboratório' de vida real. A cidade da Renânia do Norte-Vestfália, que faz fronteira com os Países Baixos, foi já apelidada de "Whuan alemã"

15h57 - A Covid-19 tem sido motivo de tristezas em todo o mundo, no entanto, o pasteleiro alemão Torsten Roth decidiu recorrer ao humor para enfrentar esta pandemia e passou a criar bolos na forma vírus SARS-CoV-2 e na forma de anticorpos. Veja todas as imagens aqui.

15h53 - A Arábia Saudita reportou 110 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de infeções para 1.563, revelou o ministério da saúde do país, citado pelos meios locais.

15h51 - A Mauritânia registou hoje o seu primeiro caso de morte por coronavírus, referindo que a vítima foi uma mulher franco-mauritana, de 48 anos. A contaminação foi diagnosticada após autópsia, informou a agência de informação do país.

15h44 - O distanciamento social tem sido um dos principais alertas das autoridades de saúde para a diminuição da propagação do vírus e foi isso mesmo que a Guarda Nacional Republicana (GNR) quis reforçar, ao lançar um alerta sobre a importância do cumprimento destas medidas.

15h29 - O sindicato espanhol de enfermeiros Satse acusou hoje a Espanha, junto da UE, de "violar" os direitos à saúde e à segurança no trabalho, entre outros, dos profissionais de saúde, ao não lhes fornecer os equipamentos de proteção necessários.

15h28 - Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal não pretende "colocar em causa esta época e as vindouras". "Todos os cenários estão equacionados. A porta fechada foi o primeiro cenário, antes da suspensão, sendo que o principal objetivo é terminar a época", referiu.

15h26 - António Guterres, secretário-geral da ONU, defendeu hoje uma estratégia mundial concertada e coordenada para combater a propagação do novo coronavírus, alertando para as potenciais consequências trágicas desta pandemia que é, essencialmente, "uma crise humana".

15h23 - O Reino Unido registou esta terça-feira o pior dia, tendo contabilizado nas últimas 24 horas 393 mortes. Já morreram mais de 1800 pessoas pelo novo surto de coronavírus em terras de Sua Majestade.

14h49 - Uma mulher de 101 anos da região espanhola de Huescas, a primeira pessoa a ser internada na zona devido ao novo coronavírus, recebeu hoje alta hospitalar. 

A autarca de Biescas, Nuria Pargada, disse através da rede social Facebook que a mulher de 101 anos que sobreviveu à pandemia é um "exemplo de esperança e ânimo" para se continuar a "lutar".

14h33 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve reunido com políticos e especialistas para avaliar o prolongamento do Estado de Emergência. "Impõe-se manter as medidas de contenção", ressalvou o Chefe de Estado. Em conferência de imprensa, Marcelo sublinhou ainda que esta foi "uma opinião unânime”. 

 Pode recordar o acompanhamento AO MINUTO anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório