Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

País de Gales avisa que fumar aumenta o risco de infeção por Covid-19

Estudo alerta para a maior gravidade dos casos de infeção pelo novo coronavírus em fumadores.

País de Gales avisa que fumar aumenta o risco de infeção por Covid-19
Notícias ao Minuto

11:34 - 31/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

As autoridades sanitárias do País de Gales lançaram, esta terça-feira, um alerta à população quanto ao risco acrescido que os fumadores atravessam em tempo de pandemia de Covid-19, como escreve o portal Wales247.

Os responsáveis apelam a que os cidadãos deixem o vício, uma vez que os mais recentes estudos concluem que este pode provocar maiores complicações pulmonares em casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

Na base desta conclusão está o facto de os fumadores terem "defesas pulmonares enfraquecidas", assim como "contacto mais regular entre as mãos e a boca" e "historial de problemas pulmonares causados pela prática de fumar".

"Sete em dez fumadores no País de Gales dizem que gostariam de parar. Pode nunca haver um período mais importante do que o presente para tentar deixar mais arduamente", afirmou Ashley Gould, consultora de saúde pública do país.

"A Covid-19 é, maioritariamente, uma doença respiratória, e a investigação em vírus semelhantes mostram que o fumo do tabaco aumenta o risco deste tipo de infeção, e quão grave pode ser. Um estudo de mais de mil mortes por Covid-19 mostra que cerca de 13% dos fumadores morreram, necessitaram de cuidados intensivos ou de um ventilador, comparado com apenas 5% em não fumadores", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório