Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Estudo avança para as datas em que Itália ficará sem casos de Covid-19

De acordo com este estudo, algumas regiões parecem mais avançadas do que outras em conter a pandemia e atingir a meta dos zero casos.

Estudo avança para as datas em que Itália ficará sem casos de Covid-19
Notícias ao Minuto

10:10 - 31/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itália

O Instituto Einaudi de Economia e Finanças (EIEF), um centro de pesquisa universitário em Roma apoiado pelo Banco de Itália, mas completamente independente, está atualmente a realizar um trabalho de pesquisa fundamental, segundo noticia o Corriere della Sera.

O objetivo é formular as primeiras projeções confiáveis na data em que Itália irá atingir a fronteira da cota zero no que diz respeito ao número de infetados do novo coronavírus.

Este estudo apoia-se nos dados fornecidos diariamente pela proteção civil italiana e toma em conta as variações diárias e a sua evolução ao longo das últimas semanas. 

Com base nos números já recolhidos foi possível obter os primeiros resultados. Os novos diagnósticos de Covid-19 irão apontar para um "vazio de infetados" entre 5 e 16 de maio, "mesmo tendo em conta a região de Toscana, região do país que até hoje parece estar mais atrasada no que se refere à curva pandémica".

O intervalo de mais de dez dias permite aos analistas deste estudo traçar um intervalo entre a hipótese mais otimista (5 de maio) e a mais distante no tempo (16 de maio) e "que traria consequências mais dolorosas para o país".

De acordo com este estudo, algumas regiões parecem mais avançadas do que outras em conter a pandemia e atingir a meta dos zero casos. Em Trentino-Alto Ádige, esse limite deve ser atingido a 6 de abril, em Basilicata, no dia seguinte. No Valle d'Aosta a 7 e na região da Puglia a 9 de abril.

Para as regiões mais afetadas da bota transalpina a meta dos contágios alcançar o número zero pode demorar um pouco mais. "Veneto chegará ao dia zero a 14 de abril, Lombardia a 22 e Emília-Romagna a 28 de abril".

Recorde-se que Itália registou, até ao dia de hoje, mais de 101 mil casos de Covid-19, sendo que mais de 14 mil pessoas já recuperaram. No que diz respeito ao número de vítimas mortais a cifra já suplanta as 11 mil, sendo que a região da Lombardia é a mais castigada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório