Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Irlanda do Norte liberta antecipadamente dezenas de prisioneiros

Dezenas de presidiários vão ser soltos mais cedo das prisões da Irlanda do Norte devido ao impacto da pandemia covid-19, anunciou hoje a ministra da Justiça regional, Naomi Long. 

Irlanda do Norte liberta antecipadamente dezenas de prisioneiros
Notícias ao Minuto

16:49 - 30/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A medida, que deverá incidir sobre "menos de 200 indivíduos" que deveriam ser libertados nos próximos três meses, com exceção de autores de crimes considerados graves, como terrorismo, homicídio ou ataques sexuais. 

A Irlanda do Norte tem uma população prisional total de cerca de 1.500 reclusos.  

Naomi Long alegou que "não há alternativa" tendo em conta a pressão sobre os funcionários em serviço, pois muitos colegas estão ausentes por estarem em isolamento. 

"No contexto da pandemia que estamos a enfrentar, e para garantir, tanto quanto possível, a segurança e o bem-estar dos funcionários e dos que estão ao nosso cuidado, acredito que seja um passo adequado e razoável", justificou.

A Irlanda do Norte anunciou hoje ter registado mais uma morte entre pessoas infetadas com a covid-19, elevando o balanço total para 22, enquanto que o número de casos positivos também aumentou em 123, para 533 pessoas. 

O governo autónomo da Escócia também está a avaliar a possibilidade de libertar presidiários antecipadamente, adiantou o ministro da Justiça, Humza Yousaf, na sexta-feira passada à BBC

Ao nível nacional, o ministro da Justiça britânico, Robert Buckland, estará a analisar várias hipóteses para garantir o respeito pelas regras de distanciamento social, incluindo o uso de edifícios como centro de detenção para imigrantes para alojar prisioneiros temporariamente, de acordo com o The Times. 

O presidente executivo do Serviço de Prisões, Jo Farrar, revelou numa audição com a Comissão Parlamentar para a Justiça, que cerca de 1.000 prisioneiros e 3.500 guardas estão em isolamento. 

O último balanço sobre a taxa de contágio dentro das prisões, feito na quinta-feira, dava conta de 27 casos de reclusos doentes com a covid-19, dos quais dois morreram. 

Há uma semana que o governo tomou medidas de proteção, proibindo as visitas exteriores, suspendendo atividades como o ginásio, bibliotecas ou sessões religiosas, e dispensando funcionários não essenciais, mantendo apenas pessoal de limpeza e cozinheiros para além dos guardas.

Para manter comunicação, foram distribuídos cerca de 900 telemóveis por 55 prisões, sem acesso à Internet com uso limitado. 

O Reino Unido registou até domingo 1.228 mortes de pessoas contagiadas pela covid-19, mais 209 do que no dia anterior, tendo identificado 19.522 casos positivos entre 127.737 pessoas testadas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório