Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Nenhum país está a contar o número de mortos da mesma maneira

Escassez de testes impede que os números divulgados sejam os exatos.

Covid-19: Nenhum país está a contar o número de mortos da mesma maneira
Notícias ao Minuto

09:05 - 30/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Todos os países estão a contabilizar o número de mortos de Covid-19 de maneira diferente e nenhum está a fazê-lo da maneira correta. Quem o diz é o El Pais. E é por isso que há tanta gente a duvidar das contas que estão a ser feitas e divulgadas pelos responsáveis de saúde em cada território.

Em França, por exemplo, só se contabilizam as mortes ocorridas em meio hospitalar. Significa isto, que ficam de parte as 7 mil residências de séniores do país, que albergam cerca de 700 mil pessoas.

Em Espanha acontecia o mesmo. Até à passada quinta-feira já haviam morrido 352 pessoas em lares, e nenhum desses óbitos estava a ser contabilizado nas contas da Covid-19. 

Já a Itália inclui no seu registo de vítimas mortais todos os pacientes que apresentaram resultado positivo ao vírus e que morreram, independentemente de outros aspetos do seu historial médico. Posteriormente, o Instituto Superior de Saúde efetua um estudo epidemiológico para investigar as causas da morte de pacientes com Covid-19 e publica um relatório, duas vezes por semana, que esclarece se essas pessoas também sofrem de outras doenças. Assim, e aquando da divulgação destes dados, faz-se uma distinção entre os mortos com coronavírus e os mortos por coronavírus.

No Reino Unido, por sua vez, antes de os casos de Covid-19 eclodirem de forma mais expressiva, quando um paciente morria por infeção respiratória, não se registava a causa direta desse problema, sendo que na maioria dos casos seria o novo coronavirus

Posto isto, salienta o El Pais, é normal que o número de mortes seja superior aos números que nos são efetivamente reportados todos os dias.

O problema, refere um especialista  da Sociedade Espanhola de Saúde Pública, tem a ver com o número de testes que cada país tem disponível. Não havendo testes disponíveis para todos os casos de Covid-19, será sempre impossível aferir com exatidão qual o número de pessoas infetadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório