Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Três mortos em lar de Braga. Amanhã começa campanha de testes

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Três mortos em lar de Braga. Amanhã começa campanha de testes

Desde quinta-feira passada na pior fase do surto viral - fase de mitigação -, Portugal regista este domingo, de acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), 119 mortes e 5.962 casos confirmados de infeção

O boletim epidemiológico dá conta, ainda, de um aumento significativo no número de doentes internados nos cuidados intensivosm que de 89 (sábado) passam para 138, este domingo. O número de doentes recuperados é de 43, número que se mantém inalterado há quatro dias.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) confirmou hoje a existência de três casos de infeção por Covid-19 no sistema prisional.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomada na manhã de segunda-feira. Já sabe: Consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]‬ (garantem resposta célere).

23h50 - Em Portugal, recorde-se, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).

Dos infetados, 486 estão internados, 138 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Notícias ao MinutoConforme pode ver no gráfico, a variação dos casos confirmados tem-se mantido controlada, ainda que com altos e baixos nos últimos dias. No sábado foi registado um crescimento de 21,1% mas este domingo essa percentagem baixou para 15,3%. O último pico foi a 25 de março com um crescimento de 26,8%.© Notícias ao Minuto

23h45 - Eis um balanço dos números de vítimas mortais e infeções nos países mais afetados, neste momento:

  • Itália. O país mais afetado no mundo pelo surto do novo coronavírus contabiliza agora 10.779 mortos e mais de 97 mil infetados. Só hoje foram anunciados 5.217 novos casos e 756 mortes, enquanto 13.030 pessoas são dadas como curadas;
  • Espanha. O país vizinho contabiliza, neste momento, 6.528 mortos e mais de 78 mil infetados. É o segundo país do mundo com mais mortes, depois de Itália;
  • Irão. A situação mais preocupante fora da Europa. O Irão reportou, até este domingo, 2.640 mortos e mais de 38 mil infetados;
  • França. Foi elevado para 2.606 o número total de vítimas mortais. O número de pessoas infetadas é agora de mais de 40 mil;
  • Estados Unidos. É nesta altura o país com o maior número de infetados do mundo, cifrando-se em mais 140 mil, contabilizando ainda 2.351 mortes e 2.612 pessoas curadas.

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para este domingo mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h40 - Alberto Núñez Feijóo, autarca da Galiza, fez uma conferência esta tarde: "Não vamos dar uma única vida como perdida".

23h38 - Venezuela. O ministro venezuelano de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, anunciou hoje o falecimento de um paciente infetado com coronavírus, elevando para três o número de mortos confirmados na Venezuela. São também 129 infetados.

23h33 - Os números globais do novo coronavírus:

  • 720.187 casos de infeção, dos quais:
  • 150.918 estão recuperados (21%);
  • 535.366 são casos ativos (74%), dos quais 26.773 estão em estado grave (5%);
  • 33.903 morreram (4,7%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para este domingo, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h15 - A Misericórdia de Santo Tirso informou este domingo através das redes sociais que seis utentes do lar Dra. Leonor Beleza acusaram positivo nos testes de rastreio à Covid-19.

23h10 - Sara Bravo López, uma médica de 28 anos, foi confirmada este domingo como a quinta vítima entre profissionais de saúde em Espanha do novo coronavírus.

23h04 - Iniciativa criada por amigos para levar refeições aos profissionais do serviço nacional de saúde britânico(NHS) conseguiu mais de 250 mil libras em menos de uma semana. Já foram entregues mais de 4 mil refeições, segundo o Guardian.

22h51 - O provedor da Misericórdia de Foz Côa, no distrito da Guarda, anunciou hoje que 11 utentes que testaram positivo para a Covid-19 foram transferidos para um edifício cedido pelo município.

22h39 - Suíça fez este domingo um balanço de 257 mortes e 14.336 casos confirmados de infeção pela Covid-19.

22h38 - Fotografia captada pela agência Reuters numa unidade de cuidados intensivos de um hospital de Milão, em Itália:

Notícias ao MinutoUCI no Hospital San Raffaele, em Milão.© REUTERS/Flavio Lo Scalzo

22h34 - O número de mortos no Brasil devido ao novo coronavírus aumentou hoje para 136, sendo que o país ultrapassou hoje os quatro mil casos confirmados da doença, registando 4.256 infetados, informou o Ministério da Saúde do país.

22h26 - Solidariedade no mundo do desportoToby Alderweireld, jogador do Tottenham de José Mourinho, decidiu doar tablets a vários hospitais para que os idosos internados e isolados possam comunicar com a família. Já Arkadousz Milik, avançado do Napoli, é done de um restaurante em Katowice, que mantém em funcionamento para ajudar alguns hospitais polacos.

A Liga espanhola de futebol anunciou hoje ter conseguido mais de 665.000 euros para aquisição de material e equipamento médico para combate à pandemia da Covid-19, num festival solidário via internet, realizado no sábado.

21h56 - Algumas notícias breves sobre a Covid-19 em Portugal:

  •  A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto decidiu hoje proibir o mercado de gado promovido pela Leicar, Associação de Produtores de Leite e Carne, agendado para segunda-feira na Póvoa de Varzim.
  • O distrito de Setúbal ativou hoje o plano de emergência distrital devido à pandemia da covid-19, que entrará em vigor às 00h00 de segunda-feira, depois de uma reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC).
  • A mara de Ponte da Barca desenvolveu um projeto para apoiar a GNR a controlar um ponto de fronteira com Espanha, enquanto estiverem encerradas as ligações entre os dois países, devido à pandemia da Covid-19.
  • O responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores especificou hoje que detetaram dois casos positivos da Covid-19, em 24 horas, no concelho da Povoação, submetido a um cordão sanitário, aguardando-se resultados laboratoriais de outros.
  • A câmara municipal de Odivelas anunciou hoje que decidiu tornar mais rápido o pagamento às pequenas e médias empresas que fornecem serviços à autarquia durante a atual pandemia de Covid-19.

21h47 - Na Índia, onde estão em quarentena 1,3 mil milhões de pessoas desde quarta-feira, milhares de pessoas estão a tentar fugir, em desespero, das principais cidades, por não terem trabalho.

21h44 - A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 33.244 pessoas no mundo inteiro desde que a doença surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 19:00. Foram diagnosticados mais de 697.750 casos de infeção.

21h14 - Luís Marques Mendes comentou, este domingo, no seu espaço de opinião da SIC, a situação sobre o novo coronavíris em Portugal. O comentador falou em "alguns pontos positivos", primeiro, relativamente ao número de infetados. Ressalvando que a "situação não deixa de ser crítica", o antigo conselheiro de Estado explica que "ao invés de nos estarmos a aproximar da Itália ou da Espanha estamos bem afastados". "O número ainda vai crescer mais, mas nem de longe nem de perto os números apontam para uma tragédia como a Itália ou a Espanha", disse.

Sobre as vítimas mortais, Marques Mendes sublinhou que só "uma vítima mortal é uma tragédia", mas "comparado com a tragédia do que se passa em Itália ou em Espanha", Portugal "tem uma percentagem muito mais baixa.

O comentador avançou ainda com uma novidade: "Os testes vão aumentar, sobretudo nos lares de terceira idade. A partir de amanhã vai começar uma campanha nacional de testes nos lares de terceira idade, junto dos idosos e dos profissionais que trabalham nesses lares", indicando que se tratam de cerca de 300 testes por dia.

Marques Mendes indicou que se trata de uma campanha que tem o objetivo de fazer 10 mil testes no espaço de várias semanas e que é dirigida pelo Ministério da Segurança Social em parceria com o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa. As primeiras zonas a serem contempladas serão Lisboa, Évora, Guarda, Aveiro e Algarve.

20h50 - Cinco idosos e quatro funcionárias do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, estão infetados com Covid-19 e a direção apela à transferência urgente dos restantes 19 utentes por não ter condições de funcionamento.

20h40 - Um jornalista britânico sediado no Rio de Janeiro partilhou, este domingo, nas redes sociais um vídeo feito por cidadão brasileiro que, impedido de se manifestar pelo exército, se queixa de estar a viver "numa ditadura militar".

Recorde-se que o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assinou decreto na sexta-feira passada para aumentar medidas restritivas de circulação de pessoas no Estado e para ampliar o isolamento social. As manifestações e passeatas estão proibidas.

20h33 - A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, disse, este domingo, que o Governo está a avaliar a situação das prisões devido à pandemia de Covid-19 e garantiu que tomará uma decisão "muito rapidamente".

O Governo está neste momento a avaliar a situação, sobretudo ao nível da recomendação que foi feita pelas Nações Unidas [a libertação dos reclusos vulneráveis](...) e obviamente tomará uma opção muito rapidamente20h32 - Paco Sanz, filho de Lorenzo Sanz, ex-presidente do Real Madrid, que morreu no último fim de semana devido à Covid-19, teve alta este domingo depois de ter sido internado com a mesma infeção que tinha vitimado o seu pai.

20h15 - William e Kate Middleton mostram-se a trabalhar a partir de casa. Recorde-se que o pai de William, o príncipe Carlos, foi diagnosticado com Covid-19 e já se encontra em recuperação. Ainda no mundo das celebridades, os filhos de Angelina Jolie e Brad Pitt também estão em casa... mas não parados.

20h00 - Defesa Nacional, com o Exército, recupera antigas instalações para apoiar o tratamento à Covid-19. As obras no antigo Hospital Militar de Belém decorrem em 4 pisos para instalação de 112 camas, com possibilidade de expansão até 150 camas. O ministro João Gomes Cravinho agradece "a todos pelo grande esforço" na reabilitação em tempo "recorde". 

19h52 - Em Nova Iorque, em pleno Central Park, já está a ser montado um hospital de campanha para fazer face ao crescente número de contágios. O local foi escolhido porque fica em frente a um dos hospitais do grupo Mount Sinai, no distrito de East Harlem.

Notícias ao MinutoEUA já têm mais de 120 mil casos de infeção e mais de 2 mil mortes associadas© Getty Images

19h52 -  A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) exige medidas abrangentes de libertação de reclusos, e considera que só a saída de 3.500 a 4.000 presos permite gerir as cadeias tendo em conta a pandemia

19h48 - Angola anuncia as duas primeiras mortes devido à Covid-19. De acordo com a ministra da saúde daquele país, as duas vítimas mortais são cidadãos angolanos. Uma das vítimas, de 59 anos, viajava regularmente para Portugal e havia regressado a Angola a 12 de março. A outra, de 37 anos, voltou de Lisboa no dia 13. 

19h38 - Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, anunciou financiamento extra para uma linha de apoio infantil, para apoiar as crianças que estão em isolamento.

19h33 - Três idosos acolhidos no Asilo de S. José, em Braga, morreram nos últimos dias com Covid-19, havendo outros 23 utentes e 18 funcionários infetados.

"A nossa grande prioridade agora é encontrar pessoal que possa vir trabalhar, para substituir as funcionárias que estão há uma semana a fazer 12 horas por dia", disse o presidente da direção.

19h25 - O diretor-geral de Saúde francêsJérôme Salomon, anunciou este domingo que as mortes em França são agora 2.606, mais 294 do que ontem. O número total de casos de infeção é agora 40.174, sendo que 19.354 estão hospitalizados.

19h20 - Moscovo em isolamento. O presidente da câmara de Moscovo anunciou hoje que vai impor medidas de isolamento social a partir de segunda-feira, só permitindo a saída de casa aos cidadãos que forem trabalhar, comprar comida ou medicamentos e para emergências médicas

19h17 - Um chuva de palmas para os profissionais de saúde em Madrid, desta vez, à luz do dia:

19h11 - Notícias breves sobre o novo coronavírus em Portugal:

  • O Ministério da Defesa Nacional confirmou hoje a existência de um caso positivo de Covid-19 no Centro de Apoio Social de Oeiras, uma das estruturas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA).
  • A mara Municipal de Vila Nova de Famalicão reclama a "urgência da criação de um laboratório para realização de testes" à Covid-19 no concelho, onde considera não estar a ser assegurado o rastreio necessário, nomeadamente aos idosos.
  • O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) procedeu à deslocalização da Urgência Geral do Hospital de Santo André (HSA), na cidade, para o edifício da Consulta Externa.
  • A revista Fórum Estudante lançou uma plataforma 'online' para ajudar todos os estudantes em quarentena devido à pandemia de covid-19 em Portugal, com dicas de estudo, ferramentas úteis e outros recursos complementares para os alunos.
  • A mara da Lousã e as nove instituições inscritas para desfilarem nas tradicionais Marchas Sanjoaninas deste ano, em 23 de junho, naquela vila do distrito de Coimbra, suspenderam o evento devido à pandemia Covid-19.
  • A Diocese do Porto disponibilizou às câmaras de Ovar e Valongo instalações que detém naqueles concelhos, com um total de 128 camas, para eventual acolhimento de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

19h00 - "Estamos preparados para ver camiões do exército a transportar corpos?"Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde do governo de Jair Bolsonaro, terá mantido uma reunião tensa com o presidente brasileiro, que continua a menorizar a crise pandémica.

18h47 - Ministério da Administração Interna anuncia que, até às 18h deste domingo, já foram detidas 70 pessoas em Portugal por desobediência. Paralelamente, foram encerrados 1.546 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

18h35 - O impacto da Covid-19 em alguns países afetados:

  • O líder opositor na Venezuela, Juan Guaidó, propôs aos políticos e militares que se unam para formar um governo de emergência nacional para evitar uma "catástrofe humanitária" e "milhares de mortos".
  • Angola registou as duas primeiras mortes de pessoas infetadas com o vírus da covid-19 e o número de casos positivos subiu para sete.
  • Irão justifica falta de medidas com o estado da economia. O surto de infeção atingiu 38.309 pessoas e causou 2.640 mortos, segundo dados atualizados hoje.
  • Síria anunciou hoje a primeira morte de uma pessoa infetada com o vírus.
  • A França regista atualmente 40.174 casos de covid-19 confirmados por teste, há 2.606 vítimas mortais e as hospitalizações continuam a aumentar, com mais 10% de pacientes internados devido ao vírus (para quase 20 mil pessoas).

18h16 - Portugueses em Angola, Cabo Verde e Moçambique repatriados. Terça-feira partem dois aviões de Lisboa, um para Luanda (Angola) e outro Maputo (Moçambique) para realizarem voos de repatriamento para Lisboa na quarta-feira, 1 de abril.

18h15  - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, contrariou hoje as recomendações sanitárias de quarentena no país devido à pandemia de covid-19 e passeou pelas localidades de Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga, na área metropolitana de Brasília.

18h02 - Miguel Albuquerque, presidente do governo regional da Madeira, anuncia a "cessação de todas as atividades económicas não essenciais durante o prazo de 14 dias", a partir da meia-noite do dia 31 de março, assim como "confinamento obrigatório durante 14 dias em unidades hoteleiras em todos os casos suspeitos detetados na região".

Além destas medidas, Albuquerque anunciou que só poderão desembarcar nos aeroportos da região no máximo 100 pessoas por semana e que estes devem também fazer um período de quarentena obrigatório. 

18h00 - O diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, deixou este domingo uma mensagem para os profissionais de saúde afastados da sua família por causa da Covid-19, publicando uma fotografia de um pai que só vê o filho passado uma semana. "Como pai e profissional de saúde pública, esta imagem derrete e parte-me o coração ao mesmo tempo. Não há palavras para descrever a minha gratidão por todo o esforço e sacrifício que os profissionais de saúde estão a fazer para salvar vidas", escreveu.

Estas são imagens que se repetem um pouco por todo o mundo. Aqui pode ver o momento em que um médico cirurgião na Cidade do México regressa a casa e se emociona ao travar um abraço do filho.

17h50 - Salvador Malheiro, autarca de Ovar, ter avançado que estará uma equipa de médicos e enfermeiros em permanência no Lar da Santa Casa da Misericórdia e que o INEM irá montar um Hospital de Campanha no Arena Dolce Vita para 100 camas.

17h45 - Reino Unido repensa isolamento social. Segundo Jenny Harries, responsável do governo de Boris Johnson para questões de saúde pública, a situação no país terá de ser avaliada regularmente no tempo. Em conferência de imprensa em Downing Street, este domingo, Harries admite, contudo, que o fim do processo de isolamento social poderá só ter lugar daqui a seis meses.

17h40 - O Sporting anunciou hoje que vai entregar 120 mil máscaras cirúrgicas e 80 mil pares de luvas à União das Misericórdias, para ajudar no combate à pandemia da Covid-19.

17h35 - Os Países Baixos ultrapassaram a marca de 10.000 casos do novo coronavírus e mais de 770 mortos pela Covid-19.

17h30 - O efeito das fake news. Quase 80 pessoas morreram ao consumirem álcool adulterado no sul do Irão, um país onde têm ocorrido centenas de intoxicações por este motivo. Os especialistas dizem que este elevado número de envenenamentos pode estar ligado à crença no efeito preventivo do álcool, perante a propagação do vírus, e ao aumento de consumo deste tipo de bebidas em situações de crise e de confinamento.

17h20 - A Albânia enviou 30 médicos e enfermeiros para Itália para ajudar no combate à pandemia. "É verdade que todos estão fechados dentro das suas fronteiras e os países muito ricos viraram as costas aos outros. Mas porque não somos ricos e porque temos memória, não podemos deixar de mostrar à Itália que os albaneses nunca abandonam os seus amigos em dificuldade", declarou o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, numa mensagem publicada no Twitter. 

O presidente do Governo italiano, Giuseppe Conte, publicou a mensagem do socialista Rama nas redes sociais acrescentando a palavra: "Obrigado".

17h15 - Aquele que será o 'braço direito' do governo americano na luta contra a pandemia - e que tem discretamente corrigido e discordado de Donald Trump - disse hoje que estima entre 100 a 200 mil mortes nos Estados Unidos. O imunologista Anthony Fauci, consultor do governo, prevê ainda milhões de pessoas infetadas.

17h10 - Nas últimas 24 horas morreram em Itália 756 pessoas devido à Covid-19, aumentando para 10.779 o número total de vítimas mortais no país.

17h05 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) confirmou hoje a existência de três casos de infeção por Covid-19 no sistema prisional.

O sindicato confirma o caso da auxiliar de ação médica, que trabalha no Hospital Prisional de Caxias, onde também está uma mulher de nacionalidade estrangeira, que foi detida na posse de 5.080 doses de cocaína. Esta manhã, o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, confirmou o caso de um guarda prisional do estabelecimento de Custóias, de quase 60 anos.

17h00 - Iniciámos aqui um novo registo diário. Se quiser conferir as incidências da manhã, por favor, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório