Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Arábia Saudita interceta mísseis em espaço aéreo de Riade

As defesas antiaéreas da Arábia Saudita intercetaram dois mísseis no espaço aéreo de Riade e na província de Yazan, que faz fronteira com o Iémen, um ataque que as autoridades do país atribuem aos rebeldes hutus do país vizinho.

Arábia Saudita interceta mísseis em espaço aéreo de Riade
Notícias ao Minuto

13:29 - 29/03/20 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

Turki al Malki, porta-voz da coligação militar árabe liderada pela Arábia Saudita que intervém no Iémen a favor do governo internacionalmente reconhecido, disse que por volta da meia-noite as forças armadas intercetaram e destruíram dois mísseis balísticos, segundo declarações recolhidas hoje pela agência oficial, SPA.

Na capital saudita, a queda dos restos do míssil causaram ferimentos ligeiros em dois civis, informou a Defesa Civil de Riade, segundo a mesma agência.

Al Malki afirmou que os mísseis foram disparados contra alvos "civis" das regiões iemenitas de Sada e Saná e acusou os Hutus do ataque, prometendo continuar com as suas medidas "decisivas" para acabar com a ameaça rebelde.

"O lançamento de mísseis balísticos pela milícia terrorista hutu e pela Guarda Revolucionária Iraniana neste momento reflete a ameaça real desta milícia terrorista e do regime iraniano que a patrocina", disse Al Malki.

Os hutus reivindicaram a autoria de numerosos ataques com mísseis e drones contra a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, tendo o último ocorrido em setembro do ano passado, quando afirmaram ter atacado duas fábricas da companhia petrolífera estatal saudita Aramco.

A ação levou à suspensão temporária de 50% da produção da maior companhia petrolífera do mundo, embora a Arábia Saudita, assim como os Estados Unidos, acusassem o Irão do ataque.  

Desde 2015, os sauditas lideram a coligação militar árabe que realiza ataques contra os hutus em território iemenita, em apoio ao governo do presidente Abdo Rabu Mansur Hadi, com quem os rebeldes disputam o poder desde 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório