Arábia Saudita interceta mísseis em espaço aéreo de Riade

As defesas antiaéreas da Arábia Saudita intercetaram dois mísseis no espaço aéreo de Riade e na província de Yazan, que faz fronteira com o Iémen, um ataque que as autoridades do país atribuem aos rebeldes hutus do país vizinho.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
29/03/2020 13:29 ‧ 29/03/2020 por Lusa

Mundo

Arábia Saudita

 

Turki al Malki, porta-voz da coligação militar árabe liderada pela Arábia Saudita que intervém no Iémen a favor do governo internacionalmente reconhecido, disse que por volta da meia-noite as forças armadas intercetaram e destruíram dois mísseis balísticos, segundo declarações recolhidas hoje pela agência oficial, SPA.

Na capital saudita, a queda dos restos do míssil causaram ferimentos ligeiros em dois civis, informou a Defesa Civil de Riade, segundo a mesma agência.

Al Malki afirmou que os mísseis foram disparados contra alvos "civis" das regiões iemenitas de Sada e Saná e acusou os Hutus do ataque, prometendo continuar com as suas medidas "decisivas" para acabar com a ameaça rebelde.

"O lançamento de mísseis balísticos pela milícia terrorista hutu e pela Guarda Revolucionária Iraniana neste momento reflete a ameaça real desta milícia terrorista e do regime iraniano que a patrocina", disse Al Malki.

Os hutus reivindicaram a autoria de numerosos ataques com mísseis e drones contra a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, tendo o último ocorrido em setembro do ano passado, quando afirmaram ter atacado duas fábricas da companhia petrolífera estatal saudita Aramco.

A ação levou à suspensão temporária de 50% da produção da maior companhia petrolífera do mundo, embora a Arábia Saudita, assim como os Estados Unidos, acusassem o Irão do ataque.  

Desde 2015, os sauditas lideram a coligação militar árabe que realiza ataques contra os hutus em território iemenita, em apoio ao governo do presidente Abdo Rabu Mansur Hadi, com quem os rebeldes disputam o poder desde 2014.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas