Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Idoso italiano com 101 anos tem alta após superar o novo coronavírus

Homem, denominado 'Sr. P', nasceu durante a pandemia de gripe espanhola de 1919.

Idoso italiano com 101 anos tem alta após superar o novo coronavírus
Notícias ao Minuto

18:24 - 28/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Centenas de pessoas têm morrido diariamente em Itália devido à pandemia do novo coronavírus, mas de terras transalpinas chega-nos uma história comovente.

Um homem de 101 anos, nascido durante a pandemia de gripe espanhola de 1919, teve alta hospitalar depois de recuperar do novo coronavírus, em Rimini, Itália. A notícia foi divulgada pela vice-prefeita da cidade, Gloria Lisi.

A dirigente da pequena cidade italiana, no nordeste italiano, confirmou que o "Sr. P", como é conhecido, foi internado com o diagnóstico de coronavírus e teve alta na passada quinta-feira.

"Nesta manhã, deram-me uma boa notícia: um homem, de Rimini, positivo a Covid-19, recebeu alta do hospital 'Infermi' de Rimini e voltou para a casa da sua família. 101 anos, o século foi quase vivido inteiro por ele. Ele viu de tudo, o senhor P.. Guerras, fome, dores, progresso, crises e ressurreições. Ultrapassando a barreira centenária, o destino colocou-lhe este novo desafio, invisível e terrível ao mesmo tempo", afirmou Gloria Lisi.

O idoso ficou internado durante as últimas semanas, depois de testar positivo para a Covid-19, e "em poucos dias, ele também se tornou 'a história' para médicos, enfermeiros e toda a equipa sanitária" do hospital.

"Uma esperança para o futuro de todos nós no corpo de uma pessoa com mais de 100 anos, quando as histórias tristes destas semanas contam mecanicamente, todos os dias, que o vírus ataca sobretudo os idosos. Mas, ele conseguiu. O senhor P. conseguiu. A família levou-o para casa ontem (quinta-feira) à noite e isso ensina-nos que, nem com 101 anos, alguém já tem o futuro escrito", finalizou a vice-presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório