Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Sri Lanka com primeira vítima mortal e 110 infetados

Um homem de 60 anos com várias patologias é a primeira vítima mortal infetada com o vírus da covid-19 no Sri Lanka, país do sul da Ásia que soma 110 casos positivos, revelaram hoje as autoridades.

Covid-19: Sri Lanka com primeira vítima mortal e 110 infetados
Notícias ao Minuto

16:36 - 28/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O homem sofria de diabetes e hipertensão, e tinha recebido, há alguns anos, o transplante de um rim, revelou, em comunicado, o diretor-geral da Saúde do Sri Lanka, Anil Jasinghe.

A primeira vítima mortal associada ao vírus da covid-19 estava internada no Hospital de Doenças Infecciosas de Colombo, unidade para onde são encaminhados todos os casos positivos detetados neste país do Índico.

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde local, nove das 110 pessoas infetadas recuperaram totalmente, estando ainda internados 200 pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, em diversas unidades pelo país.

As autoridades cingalesas tomaram medidas muito duras para deter a propagação da pandemia, que incluem encerramento dos aeroportos e portos, e confinamento obrigatório da população, vigiado pelas forças policiais e exército.

As eleições legislativas marcadas para 25 de abril foram também adiadas, para data a determinar.

Na sexta-feira, o Presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, avisou os seus compatriotas no estrangeiro que não devem tentar regressar ao país.

"O aeroporto foi fechado para conter a propagação do coronavírus, como fizeram muitos outros países", argumentou o chefe de Estado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600.000 pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 28.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

A Europa é a zona do mundo mais afetada pela pandemia da covid-19, tendo já ultrapassado a barreira das 20 mil mortes, em mais de 337 mil casos de infeção pelo novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório