Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Taiwan oferece-se para acolher jornalistas expulsos pela China

Os jornalistas norte-americanos expulsos pela China serão "bem-vindos em Taiwan", garantiu hoje Joseph Wu, ministro dos Negócios Estrangeiros desta ilha, descrita pelas autoridades locais como "um refúgio para a liberdade de expressão" na Ásia.

Taiwan oferece-se para acolher jornalistas expulsos pela China
Notícias ao Minuto

13:07 - 28/03/20 por Lusa

Mundo Taiwan

"Gostaria de vos saudar e dar as boas-vindas a Taiwan, um farol de liberdade e democracia", escreveu Wu na rede social Twitter, acrescentando que os jornalistas norte-americanos serão acolhidos em Taiwan "com sorrisos e braços abertos".

Pequim decretou, no início de março, a expulsão de 13 jornalistas do New York Times, Washington Post e Wall Street, em mais uma escalada no clima de tensão com os Estados Unidos da América.

As autoridades chinesas avisaram ainda que os jornalistas expulsos não teriam autorização para trabalhar em Hong Kong, apesar de o território ter autonomia em matéria de emigração.

A China e Taiwan vivem em conflito desde que os nacionalistas derrotados de Tchang Kaï-chek se refugiaram na ilha, há 70 anos, após a implantação da República Popular da China.

Pequim reclama a integração de Taiwan na República Popular e ameaçou por diversas vezes recorrer a meios militares para garantir a reunificação.

As relações atingiram um novo ponto crítico em 2016, com a chegada ao poder em Taiwan de Tsai Ing-wen, que recusa o princípio de "Uma China Única" defendido por Pequim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório