Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Um novo caso de Covid-19 em Moçambique, total sobe para oito

Moçambique registou um novo caso da doença covid-19, elevando o total de casos para oito, anunciou o hoje o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

Um novo caso de Covid-19 em Moçambique, total sobe para oito
Notícias ao Minuto

12:10 - 28/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"O novo caso é um caso de transmissão local. Temos no país, até agora, de forma cumulativa, oito casos positivos, seis importados e dois de transmissão local", referiu, indicando que não há registo de mortes.

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, Moçambique testou 205 casos suspeitos, 64 dos quais nas últimas 24 horas.

O número "demonstra que a nossa capacidade de testar está a aumentar diariamente", realçou Armindo Tiago.

O governante fez um novo apelo à prevenção, com reforço de medidas de higiene pessoal e coletiva, sobretudo com lavagem das mãos.

Em Moçambique recomenda-se a suspensão de eventos com mais de 50 pessoas, há quarentena obrigatória para viajantes e isolamento domiciliário para casos suspeitos ou para quem com eles tenha contactado.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apelou ainda, há uma semana, à implementação de medidas de prevenção em todas as instituições.

As escolas fecharam na segunda-feira e, no mesmo dia, foram suspensos os vistos de entrada no país.

Na sexta-feira, o Conselho de Estado recomendou a Nyusi que declare o estado de emergência, o que permitirá implementar medidas mais severas de prevenção, à semelhança do que acontece na vizinha África do Sul, que iniciou na sexta-feira um recolher obrigatório de 21 dias.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28 mil pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório