Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Voos de domingo Díli-Singapura e Díli-Bali são últimos comerciais

Os voos de domingo entre Díli e Singapura e entre a capital timorense e a Indonésia vão ser os últimos nestas rotas durante pelo menos o estado de emergência, até 26 de abril, segundo instruções do Governo timorense.

Voos de domingo Díli-Singapura e Díli-Bali são últimos comerciais
Notícias ao Minuto

12:16 - 28/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Díli, 28 mar 2020 (Lusa) -- Os voos de domingo entre Díli e Singapura e entre a capital timorense e a Indonésia vão ser os últimos nestas rotas durante pelo menos o estado de emergência, até 26 de abril, segundo instruções do Governo timorense.

O presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Aviação (ANATL), Romulado da Silva, disse à Lusa que recebeu instruções do ministro dos Transportes e Comunicações para que estes sejam os últimos voos comerciais a operar nessas rotas.

A informação foi já transmitida à Air Timor, que opera o voo entre Díli e Singapura e às duas companhias indonésias, Sriwijaya e Citilink, que operam os voos de e para Bali.

"Recebemos notificação da ANATL", disse uma das fontes à Lusa.

Fonte da Air Timor adiantou à Lusa que o voo de Singapura trará a bordo centenas de quilos de equipamento médico e fontes das empresas indonésias confirmaram que viajam para Díli vários cidadãos timorenses provenientes da Indonésia e de outros países.

Nos voos de domingo para Bali está prevista a partida de vários cidadãos estrangeiros, incluindo portugueses, referiram fontes das empresas de aviação.

Não está ainda confirmado se a medida abrange os voos entre Díli e Darwin, na Austrália, operados pela AirNorth que são usados, entre outras questões, para o transporte para a cidade australiana de testes de covid-19 realizados no Laboratório Nacional em Díli e que ainda carecem de verificação no Darwin Hospital.

Aos jornalistas timorenses o ministro dos Transportes e Comunicações, José Agostinho da Silva, explicou que o assunto foi discutido hoje no Conselho de Ministras, que ordenou a suspensão de todos os transportes coletivos de passageiros em Timor-Leste.

"Foi discutida a suspensão provisória de atividades comerciais de transporte aéreo, mas facilitando para transporte de carga", referiu.

"O que propusemos foi parar o atendimento para passageiros temporariamente, mas garantir a operação para transporte de equipamentos médicos ou brigadas médicas, ou para outras questões relacionadas com a covid-19 e depois em casos de emergência", afirmou.

Timor-Leste tem um caso confirmado de covid-19 e está em estado de emergência desde as 00.00 de hoje, hora local (15:00 de sexta-feira hora de Lisboa) e até às 23:59 de 26 de abril, hora local (15:59 hora de Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório