Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Principal via asfaltada reaberta com solução provisória em Moçambique

A ligação rodoviária através da única estrada asfaltada entre o Sul e o Norte de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, foi hoje reposta através de uma passagem provisória sobre o rio Montepuez, anunciaram as autoridades.

Principal via asfaltada reaberta com solução provisória em Moçambique
Notícias ao Minuto

20:39 - 27/03/20 por Lusa

Mundo Estradas

Uma ponte metálica ruiu na terça-feira quando um veículo pesado com excesso de peso a tentou atravessar.

A ponte principal já tinha caído em dezembro com a subida das águas e devido a falta de manutenção, que fez com que a erosão debilitasse a estrutura ao longo das décadas, concluiu uma comissão de inquérito.

A ponte metálica que ruiu tinha sido uma solução temporária instalada no final de fevereiro, mas limitada a cargas de 10 toneladas.

De acordo com fonte da Autoridade Nacional de Estradas (ANE), a ligação foi agora reaberta graças a um aterro que suporta a circulação, aproveitando o baixo caudal do rio Montepuez.

A Estrada Nacional 380 (EN380) é a principal via para movimentação de pessoas e mercadorias entre o interior da província e o resto do país.

A falta de vias de comunicação agrava uma situação de isolamento e violência, a cerca de 2000 quilómetros da capital, Maputo. 

A província de Cabo Delgado tem sido alvo de ataques de grupos armados que organizações internacionais classificam como uma ameaça terrorista e que em dois anos e meio já fizeram, pelo menos, 350 mortos, além de 156.400 pessoas afetadas com perda de bens ou obrigadas a abandonar casa e terras em busca de locais seguros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório