Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Canadá opõe-se a proposta dos EUA de militarização da fronteira comum

O Canadá informou hoje os Estados Unidos de que se opõe à proposta da administração de Donald Trump de colocar tropas na fronteira entre os dois países, como resposta à crise sanitária global.

Canadá opõe-se a proposta dos EUA de militarização da fronteira comum
Notícias ao Minuto

18:04 - 26/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que está a tentar convencer a Casa Branca a desistir dessa proposta, indicando que o diferendo pode mesmo prejudicar as relações diplomáticas entre os dois países.

"O Canadá e os Estados Unidos têm a maior fronteira não militarizada do mundo e é do nosso interesse que continue assim", disse Trudeau.

"É algo que beneficiou muito os nossos dois países e as nossas duas economias. Sentimos que deve continuar como está", explicou o primeiro-ministro, não escondendo o desagrado com a forma como o Governo norte-americano está a tentar impor essa ideia.

Poucas pessoas atravessam ilegalmente a fronteira entre o Canadá e os EUA e os casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus estão a aumentar em maior número do lado dos Estados Unidos, pelo que Trudeau diz não entender as intenções do Presidente Donald Trump.

"O Canadá vai opor-se fortemente a essa proposta dos EUA. Vamos deixar isso muito claro", reforçou Chrystia Freeland, vice-primeira-ministra do Canadá, explicando que o seu Governo considera a atitude dos Estados Unidos "prejudicial" para o "relacionamento diplomático".

O Canadá registou 3.409 casos, incluindo 35 morte, tendo testado mais de 158 mil pessoas.

Os Estados Unidos já registaram mais de 75.000 casos e mais de mil mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório