Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Israel encerrra ao público igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém

A igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém foi hoje encerrada como parte das medidas sem precedentes para conter a pandemia da covid-19 em Israel e nos territórios palestinos, onde já ocorreu a primeira morte.

Israel encerrra ao público igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém
Notícias ao Minuto

20:43 - 25/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Na tradição cristã, o Santo Sepulcro é o lugar onde Jesus de Nazaré foi crucificado e enterrado, num templo situado em Jerusalém Oriental, na cidade velha, anexada e ocupada por Israel, sendo um lugar muito concorrido de peregrinação religiosa.

As autoridades israelitas encerraram hoje a igreja, depois de o número de visitantes estar a decrescer drasticamente, nas últimas semanas, como consequência de limitações de circulação de viajantes estrangeiros para travar a propagação do novo coronavírus.

"Fomos informados do encerramento. Ficará fechada por uma semana. Esperamos abrir o mais depressa possível", disse Wadie Abunassar, porta-voz das autoridades cristãs em Jerusalém.

Abunassar acrescentou que alguns peregrinos continuarão a rezar junto ao Santo Sepulcro, que ficará fechado ao público.

O encerramento ocorre poucos dias antes das celebrações da Páscoa, este ano programadas para o segundo fim de semana de abril.

Outros locais conhecidos na Terra Santa, como a esplanada das mesquitas, o terceiro local mais sagrado para o Islão, também está encerrado ao público, desde segunda-feira.

As medidas de confinamento estão a ser agravadas, depois de as autoridades terem reconhecido a existência de 60 casos e a morte de uma mulher de 60 anos, como consequência da doença covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório