Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Emmanuel Macron promete "investimento significativo" no setor hospitalar

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje que o seu governo vai aplicar um "plano significativo de investimento" nos hospitais e que haverá majoração das horas extra e bónus para os profissionais de saúde que combatem o vírus.

Emmanuel Macron promete "investimento significativo" no setor hospitalar
Notícias ao Minuto

19:51 - 25/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O plano será posto em prática depois de ultrapassada a crise da pandemia covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

"Após esta crise, um plano significativo de investimentos e de revalorização das carreiras vai ser lançado para os hospitais", indicou Emmanuel Macron, que falava a partir do hospital militar de campanha em Mulhouse, um dos pontos críticos da crise da covid-19 em França.

Antes da chegada da pandemia, os profissionais de saúde, especialmente médicos e enfermeiros, estavam em greve há mais de um ano nos serviços de urgência para pedir melhoras condições de trabalho, assim como salários mais altos. Esta foi a resposta do Presidente francês numa altura em que os profissionais de saúde se mostram essenciais para ultrapassar a pandemia.

Emmanuel Macron anunciou ainda que haverá uma majoração das horas extra e bónus para os profissionais de saúde e outros funcionários que estão atualmente nos hospitais, lembrando ainda os médicos que já morreram em França devido a esta doença.

O Presidente anunciou ainda que sexta-feira se vai encontrar com os parceiros sociais para responder às perguntas de todos os trabalhadores "em segunda linha", ou seja, todas as pessoas que trabalham no setor alimentar, mas também que fazem entregas ou serviços de limpeza.

Outro anúncio feito esta noite, foi o do envio de uma missão militar para apoiar as regiões ultramarinas também em dificuldades devido ao vírus.

A missão vai chamar-se "Resilience" ("resiliência", em português) e visa apoiar com meios aéreos e médicos territórios como a ilha da Reunião ou a Guiana francesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório