Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Ucrânia: Ex-chefe da diplomacia detido por homicídio de empresário

Um ex-chefe da diplomacia da Ucrânia foi hoje detido pela polícia por suspeita de disparar contra um importante empresário no mês passado, anunciou o Ministério do Interior.

Ucrânia: Ex-chefe da diplomacia detido por homicídio de empresário
Notícias ao Minuto

17:11 - 25/03/20 por Lusa

Mundo Homicídio

Leonid Kojara, de 57 anos, liderou a diplomacia ucraniana de dezembro de 2012 a fevereiro de 2014, sob o comando do Presidente pró-russo Viktor Yanukovich, deposto do poder após uma revolução popular pró-europeia.

O ex-diplomata é suspeito de ter cometido o homicídio premeditado de Serguei Starytsky, de 56 anos, responsável de um grupo publicitário e ex-diretor da cadeia de televisão pró-russa Inter, encontrado morto na casa de Kojara, perto de Kiev, a 21 de fevereiro.

A vítima foi baleada na cabeça por uma arma registada em nome do ex-ministro, segundo a polícia.

Leonid Kojara e a mulher, que estavam em casa na altura da tragédia, alegaram que Starytsky se tinha suicidado depois de sair para uma outra divisão da sua residência.

No entanto, a investigação "concluiu que ele não se poderia ter suicidado", disse o vice-ministro do Interior, Anton Guerachtchenko, na rede social Facebook, publicando fotos da detenção de Kojara, que pode ser visto usando uma máscara cirúrgica devido à pandemia da covid-19.

Caso seja condenado, o ex-ministro enfrenta uma pena de até 15 anos de prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório