Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

República Democrática do Congo há 37 dias sem novos casos de Ébola

A República Democrática do Congo (RDCongo) está há 37 dias sem registos de novos casos de Ébola e o último doente confirmado teve alta em 3 de março, de acordo com o mais recente relatório sobre esta epidemia.

República Democrática do Congo há 37 dias sem novos casos de Ébola
Notícias ao Minuto

15:12 - 25/03/20 por Lusa

Mundo OMS

"Não foram registados novos casos de infeções pelo vírus do Ébola desde 17 fevereiro", adianta o relatório do centro regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS), que reúne os dados reportados até 22 de março.

De acordo com o mesmo documento, a última pessoa confirmada como doente de Ébola teve alta em 03 de março, depois de ter dado negativo para o vírus duas vezes.

A OMS aponta ainda que as últimas 46 pessoas que estavam a ser monitorizadas por terem estado em contacto com doentes de Ébola terminaram este período em 09 de março.

A organização alertou, contudo, que se mantém um "risco muito alto" de reaparecimento do vírus e reemergência da doença, defendendo que "é crítico" manter ativos os mecanismos de prevenção e resposta para detetar rapidamente eventuais novos casos, bem como prosseguir com a monitorização e o apoio médico aos sobreviventes.

Desde que foi declarada a epidemia de Ébola na RDCongo, em agosto de 2018, foram registados 3.453 casos de infeção pelo vírus do Ébola e 2.273 mortes.

Esta epidemia é a segunda mais mortífera do Ébola de que há registo, sendo apenas ultrapassada pela que atingiu a África Ocidental, entre 2014 e 2016, e matou mais de 11.300 pessoas.

O fim da epidemia poderá ser declarado em 12 de abril se não houver novos casos da doença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório