Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

República Checa retira soldados do Iraque, por razões de segurança

O Governo checo anunciou hoje que retirou os seus 30 soldados das missões no Iraque, por razões de segurança e para travar a propagação do novo coronavírus.

República Checa retira soldados do Iraque, por razões de segurança
Notícias ao Minuto

20:45 - 24/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Um Airbus A-319 militar com 30 soldados do exército checo (...) no Iraque aterrou hoje no aeroporto (militar) de Praga", disse o Ministério da Defesa, em comunicado.

As forças checas no Iraque incluíam soldados destacados na Operação Resolução Inerente, a missão da NATO naquele país, e envolvidos em missões de treino químico e de polícia militar.

"Estamos a retirar temporariamente os nossos soldados devido a restrições significativas às tarefas operacionais", explicou Josef Kopecky, general do exército checo.

"Os motivos são ameaças à segurança, a atual epidemia de coronavírus e também a restruturação planeada das duas missões", acrescentou Kopecky.

No domingo, o Iraque impôs medidas nacionais rigorosas, para o combate à pandemia, depois de registar 20 mortes e 233 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Hoje, a República Checa registou 1.934 casos de contaminação e duas mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório