Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

França freta "TGV medicalizado" para transporte de doentes

França anunciou hoje que vai fretar um comboio de alta velocidade (TGV) com médicos e equipamentos a bordo para transportar 30 pessoas infetadas com o novo coronavírus do leste do país para regiões menos afetadas.

França freta "TGV medicalizado" para transporte de doentes
Notícias ao Minuto

17:12 - 24/03/20 por Lusa

Mundo Pandemia

"Amanhã [quarta-feira], um TGV medicalizado, uma estreia na Europa, vai transportar 30 doentes de Estrasburgo e de Mulhouse para zonas onde há capacidade" não utilizada, disse o ministro da Saúde, Olivier Véran.

"Devemos permitir que o nosso sistema de saúde preste cuidados nas melhores condições ao maior número de doentes", frisou.

Vários transportes de doentes, realizados pela Força Aérea francesa, foram organizados nos últimos dias para aliviar os hospitais do leste de França, sobrecarregados com a epidemia.

Esses transportes envolveram um número mais pequeno de doentes que o agora anunciado.

Vários pacientes foram por outro lado transferidos para países limítrofes da região da Alsácia, como a Alemanha e a Suíça, para aliviar os hospitais do Baixo-Reno e do Alto-Reno, primeiros focos de contaminação em França, próximos da saturação dos serviços.

Números oficiais hoje divulgados pelas autoridades de saúde indicam que 335 pessoas morreram de covid-19 na região do Grande Leste (Alsácia-Champanhe-Ardenas-Lorena), o que corresponde a mais de um terço dos mortos em toda a França (860).

Nesta região administrativa do nordeste do país 526 pessoas estão internadas em unidades de cuidados intensivos.

França é o terceiro país europeu mais atingido pela pandemia, com 19.856 casos e 860 mortes, depois de Itália (63.927 casos e 6.077 mortos) e de Espanha (39.673 casos e 2.696 mortos).

O novo coronavírus, que surgiu em dezembro na China, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório