Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 40 mortos em atentado do Boko Haram contra militares no Chade

Pelo menos 40 pessoas morreram hoje na sequência de um atentado do grupo 'jihadista' nigeriano Boko Haram contra um acampamento do Exército do Chade, na província do Lago Chade, que conseguiu repelir o ataque, confirmaram fontes militares chadianas.

Pelo menos 40 mortos em atentado do Boko Haram contra militares no Chade
Notícias ao Minuto

18:41 - 23/03/20 por Lusa

Mundo Boko Haram

De acordo com fontes militares, citadas pela agência espanhola Efe, entre os mortos estão 26 elementos do grupo 'jihadista', nove soldados e cinco civis.

"As nossas forças de defesa e segurança foram atacadas esta manhã por um grupo de terroristas, mas a resposta [dos militares] foi rápida", confirmou um alto quadro militar chadiano.

A mesma fonte explicou que os militares do Chade "reagiram rapidamente" ao ataque dos elementos do Boko Haram e "repeliram os inimigos depois de duas horas" de combate.

O incidente ocorreu na província do Lago Chade, região que está situada perto da fronteira com a Nigéria.

Desde o início de 2020 que o Boko Haram intensificou os ataques contra as forças de segurança chadianas. No sábado, um ataque semelhante terminou com 16 mortos do grupo 'jihadista' e cinco do Exército do Chade.

Este grupo começou os ataques contra o Chade em 2015, mas também é responsável por atentados nos Camarões, Níger e Nigéria, de onde é originário.

O Boko Haram foi criado em 2002, em Maiduguri, no noroeste da Nigéria, por Mohammed Yusuf, para denunciar o abandono do norte do país pelas autoridades nigerianas.

A organização 'jihadista' começou por atacar as forças leais ao Estado nigeriano, mas radicalizou-se ainda mais depois de Yusuf ter sido morto, em 2009.

Desde então, o Boko Haram aumentou a violência no noroeste do país e está a tentar impor um Estado que tenha o islão como religião predominante. A Nigéria é um país predominantemente cristão no Sul, mas de maioria muçulmana no Norte.

Já foram imputadas pelo menos 27.000 mortes a este grupo 'jihadista', que também é responsável por cerca de dois milhões de refugiados, de acordo com a Organização das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório