Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Medicamento aconselhado por Trump já causou internamentos na Nigéria

Numa altura em que qualquer possível cura para a doença surge como um sinal de esperança, da Nigéria chega agora um alerta.

Medicamento aconselhado por Trump já causou internamentos na Nigéria
Notícias ao Minuto

11:17 - 23/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Na semana passada, e durante uma conferência de imprensa controversa, Donald Trump terá admitido que o uso de um medicamento usado para combater a Malária - a hidroxicloroquina - poderia ter efeitos positivos na luta contra a Covid-19.

A sugestão foi imediatamente desaconselhada pelo cientista Anthony Fauci, que considerou que a sugestão era até "anedótica" e que não havia provas nenhumas de que este medicamento fosse eficaz para os doentes do novo coronavírus.

Contudo, numa altura em que qualquer possível cura para a doença surge como um sinal de esperança, da Nigéria chega agora um alerta.

Os profissionais de saúde deste país dão conta de que três pessoas no país sofreram uma overdose depois de ingerirem este medicamento, avança a CNN.

O medicamento terá sido ingerido após o conselho do presidente norte-americano, o que obrigou as autoridades nigerianas a alertar para a não utilização da hidroxicloroquina como tratamento para a Covid-19.

Um homem de Lagos, a maior cidade da Nigéria, refere mesmo que o preço deste medicamento aumentou vertiginosamente numa questão de minutos, após as declarações de Donald Trump.

hidroxicloroquina e uma droga similar, a cloroquina, estão disponíveis e podem ser receitadas pelos médicos nos EUA. Alguns cientistas indicam que estas drogas podem interferir com a capacidade de o coronavírus penetrar nas células, apontando sinais potencialmente encorajadores em testes de laboratório e outros em pequena escala. Mas outros cientistas mostram-se céticos, duvidando que estas experiências se traduzam em benefícios para os doentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório