Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Itália com mais de 5 mil mortos. Sete detenções em Portugal

Vários países estão, nesta altura, a lutar para combater a ameaça do surto do vírus SARS-CoV-2, que originou a pandemia da Covid-19. A doença já vitimou mais de 14 mil pessoas em todo o mundo.

AO MINUTO: Itália com mais de 5 mil mortos. Sete detenções em Portugal

Portugal continua em estado de emergência por causa da Covid-19, urgindo as autoridades locais para que as pessoas cumpras as medidas de prevenção, numa altura em que a Direção-Geral da Saúde (DGS) aumentou o número de fatalidades no país para 14.

A autoridade de saúde indicou ainda que há mais 320 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, elevando o número total de infetados para 1600.

Em termos globais, o novo coronavírus já causou pelo menos 14.396 mortes em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro, tendo sido detetados mais de 324.290 casos de infeção em 171 países e territórios.

Acompanhe aqui AO MINUTO todas as incidências em Portugal e no mundo:

00h00 - O acompanhamento será retomado de madrugada!

23h51 - O presidente dos Estados Unidos anunciou este domingo que ordenou a instalação urgente de hospitais de campanha, nos estados de Nova Iorque, Washington e Califórnia, os mais afetados pelo novo coronavírus.

23h46 - O ex-presidente brasileiro Lula da Silva apresentou um pedido de desculpas à China em nome do povo brasileiro, após um dos filhos do atual chefe de Estado do Brasil ter acusado o gigante asiático da pandemia do novo coronavírus.

Já que falamos no Brasil. Fique com o vídeo hoje divulgado pelo grupo de comédia Porta dos Fundos para o convencer a lavar as mãos.

23h33 - Os números da Covid-19 em alguns dos países mais afetados, neste momento:

  • Itália é o país com a situação mais grave, neste momento, a nível global. Com um número total de casos de infeção acima dos 59 mil, tem mais de 46 mil casos ativos, dos quais 3 mil estão em estado grave. O número total de mortes é de 5.476, tendo ultrapassado a China.
  • Espanha é o segundo país a causar mais preocupação dentro da Europa, com um número de vítimas mortais de 1.756, nesta altura. O país vizinho conta ainda com mais de 28 mil casos de infeção, dos quais mais de 24 mil estão ativos (1.785 em estado grave).
  • Irão registou este domingo mais 129 mortes, totalizando agora 1.685 vítimas mortais da doença. Tem um total de 21.638 casos de infeção, dos quais 12.318 são ativos. Não há informação relativamente aos casos graves.
  • França tem assistido a um rápido crescimento de casos. Hoje foram registadas mais 112 mortes, elevando o número total para 674, e mais 1.559 infeções, cifrando-se o número total em 16.018, dos quais mais de 13 mil são casos ativos.
  • Estados Unidos passaram de um período de desconfiança e relaxamento para um período de emergência. Com mais 112 mortes registadas este domingo, o país conta agora com um balanço de 414 vítimas mortais. O número total de infetados é de mais de 32 mil, dos quais mais de 31 mil são casos ativos.

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h30 - Os números da Covid-19 em Portugal, até ao momento:

  • Número de casos confirmados é de 1.600, tendo sido registados mais 320 casos;
  • Número de mortes é de 14, tendo sido registadas mais duas mortes;
  • Número de pessoas internadas nos cuidados intensivos é de 41;
  • Número de pessoas recuperadas é de 5.

Outros números dão conta que, entre os 1.600 casos de infeção, estão hospitalizados apenas 169, estando todos os outros a receber assistência em casa. 

23h23 - As marcas de moda de luxo francesas Yves Saint Laurent e Balenciaga vão fabricar máscaras para proteção contra o novo coronavírus, para aliviar a escassez daquele produto em França, foi hoje anunciado.

23h22 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores disse hoje estar em articulação com as autoridades nacionais para evitar a deslocação para a região de 15 açorianos que estiveram em contacto com pessoas com covid-19 num cruzeiro.

23h20 - O despedimento de trabalhadores "não é a solução" para salvar as empresas das dificuldades causadas a nível mundial pela pandemia do novo coronavírus, advertiu hoje em entrevista à televisão espanhola La Sexta o Papa Francisco.

22h59 - No Brasil foram detetados 418 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o número total de contágios para 1.546, enquanto o número de mortos subiu para 25, depois de sete novas fatalidades ligadas à Covid-19.

22h57 - O Egipto contabiliza um total de 327 casos confirmados e 14 mortes, mais quatro do que sábado.

22h56 - A Alemanha tem agora 24.873 casos confirmados e regista 94 mortes. O Estado da Renânia do Norte-Vestefália é o mais afectado, com 7.361 casos e 33 mortes.

22h43 - A mãe e o sogro de Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, foram hospitalizados no sábado por causa da infeção causada pelo vírus SARS-CoV-2. O líder do governo central está em isolamento na residência oficial, depois da sua mulher também ter testado positivo.

22h31 - A Madeira tem nove casos confirmados de Covid-19, mais um do que no sábado, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde da região autónoma (IASAÚDE), indicando que os doentes se encontram estáveis.

21h33 - Comunidade de Madrid lançou um vídeo para apelar à união, numa altura difícil.

21h29 - Harvey Weinstein estará infetado com o novo coronavírus. Ex-produtor encontra-se detido na prisão de alta segurança Wende Correctional Facility e terá entrado nesta cadeia já infetado com a Covid-19.

21h12 - Os salários em atraso dos futebolistas do Desportivo das Aves devem-se à interrupção dos serviços na China, motivada pela pandemia de covid-19, justificou hoje em comunicado o último classificado da I Liga.

21h08 - O Governo da Madeira anunciou hoje a criação de uma linha de apoio às empresas regionais no valor de 100 milhões de euros, bem como a isenção do pagamento de rendas habitacionais e de mensalidades nos estabelecimentos de ensino.

21h05 - A República Checa registou hoje a primeira morte devido ao novo coronavírus, anunciou o ministro da Saúde, Adam Vojtech, numa mensagem na rede social Twitter.

21h02 - A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto decidiu hoje, por unanimidade, ativar o plano de emergência distrital devido à pandemia da covid-19, disse à agência Lusa o presidente da entidade, Marco Martins.

20h47 - Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, falou aos jornalistas depois de uma reunião de monitorização do Estado de Emergência. Ainda que anunciando sete detenções, deixou um agradecimento aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção.

20h42 - Com as praças "cheias de ninguém", os taxistas continuam nas ruas de Lisboa, ainda que hoje estejam "desertas", enfrentando a pandemia do novo coronavírus, um risco em busca de um "golpe de sorte", numa viagem até que apareçam passageiros.

20h37 - O Wolfsburgo, da I Liga de futebol alemão, anunciou este domingo que irá retomar os treinos a partir de segunda-feira, a despeito da pandemia da Covid-19.

A Alemanha está entre os países com maior número de atingidos pela covid-19, que ascendem já a 18.616, com 55 vítimas mortais, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Robert Koch (organismo responsável pela contabilização de casos na Alemanha).

20h35 - Descrevendo o comportamento dos cidadãos como "inconsciente", o autarca de Póvoa de Varzim recorreu às redes sociais para dar conta das novas medidas de contenção.

20h34 - Família de Dybala encontra-se no hospital, já que o jogador testou positivo para o novo coronavírus

20h27 - O novo coronavírus já causou pelo menos 14.396 mortes em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro, de acordo com um balanço de hoje da agência noticiosa France-Presse.

20h25 - Iniciámos um novo registo diário, caso queira conferir o anterior basta clicar aqui.

20h02 - Os utentes do lar de Famalicão que no sábado ficou sem funcionários devido à covid-19 vão hoje ser transferidos para o Hospital Militar do Porto, revelou à Lusa fonte oficial da autarquia famalicense.

18h04 - Angela Merkel, chanceler alemã, está em quarentena depois de um médico que lhe deu uma vacina ter testado positivo para o novo coronavírus.

17h36 - Nas últimas 24 horas foram registados mais 651 mortos por causa do surto do novo coronavírus em Itália, impondo um aumento de 13% no balanço de vítimas mortais, que agora se cifra nos 5.476, segundo avançou este domingo a Proteção Civil italiana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório