Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Itália ultrapassa os 5 mil mortos. Jogos Olímpicos adiados

Mais de 308.130 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, no mundo inteiro. Mais de 13.444 morreram. 93.761 pessoas recuperaram do vírus.

AO MINUTO: Itália ultrapassa os 5 mil mortos. Jogos Olímpicos adiados
Notícias ao Minuto

07:57 - 22/03/20 por Fábio Nunes , Catarina Correia Rocha e Anabela Sousa Dantas

Mundo Covid-19

A partir das 00h00 deste domingo entraram em vigor as regras e restrições previstas no decreto do Governo do estado de emergência e que têm como objetivo travar a propagação do novo coronavírus

Em Portugal, o número de mortes causadas pela Covid-19 subiu este domingo para 14. Há 1.600 casos de infeção confirmados

Estes números deverão continuar a aumentar e a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que o pico da pandemia no país "deve situar-se à volta do dia 14 de abril"

Como tem sido referido diversas vezes, a preocupação com a população mais idosa é uma das prioridades das autoridades. Mas a situação dos sem-abrigo neste período também gera particular preocupação. Este sábado, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto o apoio que está a ser dado aos sem-abrigo em Lisboa e deixou palavras de agradecimento aos voluntários de associações que estão a ajudá-los a enfrentar esta pandemia

Lá fora, os números de Espanha, França ou Irão são negativos. Mas nenhum país está a ser tão afetado pelo novo coronavírus como Itália. Os registos diários batem recordes indesejáveis. Este sábado, a proteção civil italiana anunciou mais 793 mortes, o que aumentou para 4.825 o total de mortes desde que o surto teve início neste país

Em termos globais, mais de 308.130 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus e mais de 13.444 já morreram. 93.761 pessoas recuperaram. 

Acompanhe aqui AO MINUTO todas as incidências do novo coronavírus em Portugal e no mundo:

19h52: O empresário do Barcelona André Cury foi diagnosticado com a Covid-19. Espanha é, neste momento, um dos países onde o número de infectados, assim como de vítimas mortais, por Covid-19, regista um dos balanços mais alarmantes.

19h51: O PCP destacou hoje o "caráter insuficiente e limitado" das medidas anunciadas pelo Governo nos últimos dias para acautelar os impactos da pandemia de covid-19 nas empresas e nas famílias e voltou a defender a proibição de despedimentos.

19h48: O movimento Convergência, do BE, criticou hoje os partidos que votaram favoravelmente no parlamento o pedido de autorização da declaração do estado de emergência, considerando que prestaram "um péssimo serviço à democracia", grupo no qual se incluem os bloquistas.

19h45: O ministro da saúde da Síria, Nizar Yazigi, anunciou, este domingo, o primeiro caso de coronavírus confirmado, avança a Associated Press.

19h43: A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) esclareceu hoje que as autoridades determinaram "procedimentos para controlo da pandemia" no lar de Famalicão que está sem funcionários devido à covid-19 após informação sobre "caso/s com quadro compatível" de infeção.

19h42: A Autoridade de Saúde Regional dos Açores anunciou hoje que "está a ser constituída uma equipa de acompanhamento e de coordenação" para a hospitalização domiciliária na região para os casos confirmados de infeção com o novo coronavírus.

19h40: O Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia (STARQ) alertou hoje para o incumprimento das medidas profiláticas de combate à epidemia da Covid-19, recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), nas intervenções arqueológicas a decorrer em Portugal.

19h33: A mara de Coimbra pediu hoje a intervenção da PSP depois de ter tido conhecimento de um aglomerado de pessoas na Mata Nacional do Choupal e apelou à população para se recolher face à pandemia de Covid-19.

19h28: A Câmara Municipal de Estarreja emitiu um comunicado este domingo, onde avisa as empresas que têm de se reorganizar para dispensar os trabalhadores residentes em Ovar - que se encontra sob Estado de Calamidade.

"Até às 00h00 da próxima terça-feira, dia 24/03, deverão proceder à reorganização dos seus serviços, de forma a reduzir ao mínimo indispensável esse grupo de pessoas e, na eventualidade de ser imprescindível o seu serviço, devem encontrar alternativas que impeçam a circulação entre os dois municípios, tais como hospedar essas pessoas no território do concelho de Estarreja", lê-se no comunicado enviado às redações.

19h20: Primark fecha todas as lojas no Reino Unido devido à pandemia, "para proteger a saúde dos funcionários e dos clientes".

19h15: Até ao momento não existe qualquer passageiro do navio de cruzeiro que chegou a Lisboa com covid-19, ou algum caso suspeito, e depois de desembarcados os portugueses ficarão em quarentena, indicou hoje o Porto de Lisboa.

19h10: Mais de 100 pessoas morreram devido ao novo coronavírus nos Estados Unidos nas últimas 24 horas, elevando para 389 o número de óbitos, contra 278 à mesma hora de sábado, de acordo com a universidade Johns Hopkins.

19h07: As redes sociais Facebook e Instagram vão limitar temporariamente a qualidade de transmissão de vídeos, de modo evitar congestionamentos na internet na Europa e garantir o seu bom funcionamento durante a pandemia de covid-19.

19h05: A Ordem dos Despachantes Oficiais defendeu hoje que para o funcionamento da cadeia de abastecimento, com Portugal em estado de emergência, é "absolutamente indispensável" a articulação entre a Autoridade Tributária e Aduaneira (alfândegas) e aqueles profissionais.

19h02: França registou até este domingo 16.018 infeções por causa da Covid-19 e 674 mortos, anunciaram as autoridades francesas.

18h56 - A freguesia Penha de França, em Lisboa, juntou-se para proteger aqueles que integram o grupo de risco, fazendo compras por estas pessoas.

18h55 - O governo britânico vai escrever a cerca de 1,5 milhões de pessoas com maior risco de desenvolver complicações se contraírem covid-19, pedindo-lhes para ficarem em casa nas próximas 12 semanas.  

18h40 - A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) defendeu hoje o isolamento "rigoroso" para pessoas com "diabetes e mais de 60 anos", por estarem no mesmo "grupo de risco dos idosos com mais de 70 anos sem patologias".

18h38 - Na Alemanha foi decidida este domingo a proibição durante duas semanas dos ajuntamentos na rua de mais de duas pessoas.

18h17 - Pelo menos 23 presos morreram e 83 ficaram feridos na prisão de Modelo, em Bogotá, durante os motins que decorreram em várias cadeias colombianas em protesto contra a falta de proteção contra o novo coronavírus.

18h16 - Uma mulher internada na unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia de Resende está infetada com o novo coronavírus, facto que levou ao isolamento da instituição, anunciou hoje o município.

18h04 - Angela Merkel, chanceler alemã, está em quarentena depois de um médico que lhe deu uma vacina ter testado positivo para o novo coronavírus.

18h02 - A mara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou hoje que todos os acessos à cidade através de automóvel estão a ser controlados pela PSP, após "desrespeito ao Estado de Emergência".

17h45 - Randal Howard Paul, conhecido como Rand Paul, político do Partido Republicano, é o primeiro senador americano a ser diagnosticado com Covid-19.

17h38 - Cedendo à pressão internacional, a maior competição desportiva do mundo vai ser mesmo adiada. O Comité Olímpico decidiu-se pelo adiamento dos Jogos Olímpicos, que estão agora sem data marcada.

17h36 - Nas últimas 24 horas foram registados mais 651 mortos por causa do surto do novo coronavírus em Itália, impondo um aumento de 13% no balanço de vítimas mortais, que agora se cifra nos 5.476, segundo avançou este domingo a Proteção Civil italiana.

17h02 - "Vai ser a maior crise doméstica desde a Grande Depressão", diz mayor de Nova Iorque, pedindo ação ao presidente norte-americano, Donald Trump.

Entretanto, em Itália, uma mulher de 95 anos foi a primeira a recuperar do vírus, em Modena.

17h01 - O Novo Banco mantém abertas todas as suas 356 agências, mas passa a fechar os balcões durante a hora de almoço, a partir de segunda-feira, devido à pandemia da covid-19, informou hoje aquela entidade.

16h52 - A companhia aérea Emirates esclareceu hoje que vai continuar a voar para 13 destinos, depois de o presidente e diretor executivo ter dito que a empresa iria suspender todos os voos de passageiros devido à covid-19.

16h45 - A Comissão Europeia aprovou hoje uma ajuda estatal de Itália, o país europeu mais afetado pela covid-19, de 50 milhões de euros para apoiar o fabrico imediato de dispositivos médicos como ventiladores e equipamentos de proteção como máscaras.

16h36 - O tenor espanhol Plácido Domingo anunciou este domingo que está infetado com o novo coronavírus.

16h35 - Neste domingo, a imprensa italiana deu conta da morte de Andrea Micheli, ex-presidente da Pergolettesse, por culpa do novo coronavírus, com apenas 37 anos.

16h30 - Um momento de alegria por mais um pequeno passo num estado de crise. Médicos espanhóis gravaram a primeira extubação traqueal de um doente de Covid-19 que estava em estado grave.

16h16 - O chefe da diplomacia da República Dominicana, Miguel Vargas, anunciou hoje que foi infetado com o novo coronavírus, tendo o país registado mais 80% de casos nas últimas 24 horas

16h02 - A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou hoje que todos os acessos à cidade através de automóvel estão a ser controlados pela PSP, após "desrespeito ao Estado de Emergência". A ação foi tomada devido "ao comportamento inconsciente" de muitas pessoas que hoje de manhã passearam pela cidade.

16h00 - O ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no país

15h53 - A agência norte-americana do medicamento (FDA, em inglês) autorizou hoje o uso de um teste ao novo coronavírus cujos resultados estão prontos em cerca de 45 minutos, esperando-se que este chegue ao mercado nos próximos dias.

15h52 - A Câmara Municipal de Lisboa apelou hoje aos munícipes, organizações e empresas da cidade para doarem roupa interior nova e produtos de higiene para pessoas sem-abrigo, no âmbito da resposta social à pandemia de Covid-19. 

15h42 - A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) adiantou hoje que os lares estão a maximizar e potenciar "o mais que podem" a sua capacidade para admitir ou acolher utentes de instituições com casos positivos de Covid-19. 

15h33 - O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, recusou hoje a ajuda dos Estados Unidos da América no combate à pandemia de Covid-19, justificando a posição com uma teoria da conspiração de que o vírus poderá ter sido fabricado pelos norte-americanos.

15h31 - A maioria dos brasileiros aprova o isolamento temporário em casa devido à Covid-19, revela uma sondagem hoje divulgada, um dia depois da quarentena decretada para o estado de São Paulo, que entra em vigor na terça-feira. 

15h13 - Singapura registou este domingo 23 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, 18 dos quais importados, avançam os meios locais.

15h11 - A Comissão Europeia aprovou hoje ajudas estatais do governo alemão às empresas afetadas pela pandemia de Covid-19, que preveem empréstimos subsidiados que podem chegar aos mil milhões de euros por companhia, dependendo das necessidades de liquidez.

15h08 - A companhia aérea Emirates vai suspender todos os voos de passageiros a partir de quarta-feira, devido à pandemia de Covid-19, só devendo voltar a operar quando as fronteiras foram reabertas e a "confiança regressar", foi hoje anunciado.

14h54 - Na conferência de imprensa deste domingo, o primeiro-ministro espanhol informou que irá pedir o prolongamento do Estado de Emergência, durante mais 15 dias e divulgou novas medidas. Pedro Sánchez refere que esta é uma luta que se travará com muito "esforço e sacrifício" e relembra que "ficar em casa é um exercício de patriotismo e generosidade".

O primeiro-ministro salienta que se aproxima uma hora "muito dura" e que está consciente dos efeitos psicológicos da quarentena, deixando uma mensagem de "ânimo e agradecimento à sociedade espanhola" pelo esforço.

14h51 - A realização de testes de despiste da Covid-19 não é obrigatória nas autópsias das pessoas que morrem em casa, ficando esta à consideração do médico que certifica o óbito, esclareceu hoje a diretora-geral da Saúde.

14h48 - A mara Municipal de Famalicão garantiu hoje que o fornecimento das refeições aos utentes do lar privado Residência Pratinha, em Cavalões, que está sem funcionários depois de oito terem testado positivo para o novo coronavírus, está assegurado.

14h47 - O governo checo anunciou hoje que vai enviar para Itália cerca de 100 mil máscaras e ventiladores que estavam entre as centenas de milhares de material que tinha sido apreendido no país no início da semana.

14h45 - O aumento de novos casos da Covid-19 importados levou hoje a China a desviar os voos com destino a Pequim para outras 12 cidades, onde os passageiros serão submetidos a controlo sanitário antes de prosseguirem viagem para a capital chinesa.

14h43 - O Afeganistão anunciou este domingo a primeira morte confirmado pela covid-19. O ministério da saúde afegão reportou que se tratava de um homem de 40 anos. Há, neste momento, 34 casos de infeção pelo novo coronavírus reportados neste país.

14h40 - Amara Municipal de Estarreja apelou hoje às empresas do concelho para que funcionem sem os trabalhadores que tenham de se deslocar diariamente de Ovar, enquanto estiver decretado o estado de calamidade pública para aquele concelho, respeitando a cerca sanitária.

14h37 - A propagação da Covid-19 está "a acelerar" no Reino Unido, país ameaçado pela mesma crise que a Itália, caso as regras de distanciamento social não sejam respeitadas, alertou o primeiro-ministro, Boris Johnson, citado hoje pela imprensa.

14h36 - O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública afirmou hoje que estes profissionais estão a "fazer das tripas coração" para responder a todas as solicitações e que "todos os braços são bem-vindos" no combate à covid-19.

14h31 - A Covid-19 já causou pelo menos 13.444 mortos no mundo desde que apareceu em dezembro, segundo um balanço feito hoje pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais às 11h00 TMG (10h00 em Lisboa).

14h26 - As autoridades iraquianas anunciaram hoje a imposição do recolher obrigatório nas 18 províncias do país com um sistema de saúde devastado, após terem morrido 20 pessoas com covid-19 e do número de infeções continuar a aumentar.

14h23 - O presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, em Viana do Castelo, disse hoje estar a reportar à GNR "todos" os casos de "conterrâneos" que regressaram do estrangeiro, e que não estão a cumprir o isolamento profilático.

14h19 - Os serviços de transporte de táxi e de plataformas como a Uber podem continuar a funcionar, mas devem restringir o acesso ao banco da frente e garantir a "renovação do ar e a limpeza das superfícies"

14h15 - O governo belga vai prolongar o isolamento geral no país por mais oito semanas, afirmou o ministro da Saúde. A ministra Maggie De Block salientou que o país ainda não atingiu o pico da pandemia, avança a Reuters. 

14h13 - A diretora nacional do SEF, Cristina Gatões, garantiu que todos os 1.300 passageiros que chegaram hoje a Lisboa num navio de cruzeiro "terão que ser objeto de testes de despistagem" ao novo coronavírus pela Direção-Geral da Saúde.

14h00 - O Governo assinou hoje três despachos, que entram em vigor às 00h00 de segunda-feira, para garantir "serviços essenciais ao país" como abastecimento de água, fornecimento de energia, eletricidade, gás e combustíveis, recolha do lixo e funcionamento dos transportes

13h58 - As autoridades de saúde nos Países Baixos revelaram que este domingo que morreram mais 43 pessoas, o que perfaz um total de 179 vítimas mortais no país. O The Guardian adianta que foram registados 573 novos casos de infeção, uma subida de 16% face ao dia de ontem. No total, 4.204 pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus

13h32 - O BPI anunciou hoje que vai disponibilizar uma moratória de crédito a empresas e famílias, com carência de capital em operações de crédito, e eliminar a comissão aplicada aos comerciantes no pagamento automático.

13h30 - A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foram diagnosticados sete novos casos positivos de Covid-19, elevando para 11 o número de casos detetados na região.

13h29 - Um estudante português de 20 anos tornou-se hoje no 20.º infetado com o novo coronavírus em Macau, anunciaram as autoridades.

13h26 -  O Papa Francisco convocou hoje todos os fiéis do mundo para rezarem um Pai Nosso esta quarta-feira ao meio-dia, um gesto para universalizar a oração para lutar contra a pandemia do novo coronavírus

13h17 - O resultado do teste a que Cristiano Ronaldo foi submetido deu negativo. A Juventus já tem a totalidade dos resultados dos testes do plantel. Até ao momento, três jogadores da Vecchia Signora foram diagnosticados com Covid-19: Daniele Rugani, Blaise Matuidi e Paulo Dybala

13h03 - No Dia Mundial da Água, a associação ambientalista Zero apelou hoje às famílias em isolamento face à Covid-19 para adotarem medidas de poupança de água em casa, seja para um uso mais sustentável seja para a conta não atingir "valores exagerados". 

13h01 - Os Politécnicos de Viseu e Leiria anunciaram hoje que desenvolveram, no espaço de uma semana, com apoio de uma rede, dois protótipos de ventiladores para tentar dar resposta à escassez destes equipamentos

12h59 - No briefing diário, Graça Freitas, a diretora-geral de Saúde, reforçou a ideia de que o distanciamento social é uma medida fundamental para ajudar o conter o novo coronavírus e frisou que as máscaras só dão uma "falsa sensação de segurança" às pessoas. "Não use máscaras", pediu a responsável da DGS

Já a ministra da Saúde Marta Temido sublinhou que "80% dos casos confirmados são ligeiros". 

12h49 - O Kosovo anunciou hoje a primeira morte pela Covid-19, um idoso de 82 anos que vivia em Dubnica, nos arredores da capital, Pristina. O país contabiliza 28 casos de infeção

12h45 - Um centro de rastreio para a despistagem da Covid-19 vai entrar hoje à tarde em funcionamento numa tenda montada junto ao Estádio Algarve, nos concelhos de Faro e de Loulé, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve. 

12h43 - A estrutura que acompanha e monitoriza a aplicação das medidas de contenção previstas na declaração de estado de emergência para fazer face ao coronavírus reúne hoje pela primeira vez, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI). 

12h42 - A imposição da quarentena e o agravamento da pandemia da Covid-19 em França levou a uma corrida aos supermercados, incluindo os estabelecimentos que vendem quase exclusivamente produtos portugueses e muitos deles ficaram sem stock.

12h40 - Em pouco menos de dois meses foram vendidas mais de 300 milhões de máscaras em Macau. Desde o final de janeiro que o governo de Macau garantiu a venda racionada de dez máscaras a cada dez dias, que podem ser adquiridas em farmácias convencionadas. 

12h15 - Em Portugal, já morreram 14 pessoas devido ao novo coronavírus, é revelado no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, emitido este domingo. Há ainda um total de 1.600 infetados pela Covid-19.

12h03 - O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) anunciou um conjunto de medidas de apoio aos bancos da união económica monetária para fazer face ao "impacto negativo" que a pandemia Covid-19 poderá provocar no sistema bancário. 

11h54 - Residentes de uma zona do leste de Díli cortaram hoje a eletricidade e a água a um hotel onde as autoridades de saúde timorenses pretendem instalar em quarentena obrigatória passageiros que chegaram hoje ao país.

11h51 - Os profissionais de saúde que estão a prestar cuidados a doentes com Covid-19 devem registar diariamente a presença ou ausência de sintomas compatíveis com a doença, como febre ou tosse, segundo uma orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS).

11h47 - Manuel Alegre escreveu um poema sobre a atual Lisboa, que está vazia face às medidas restritivas impostas pelo Governo para combater a propagação do novo coronavírus

11h42 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu orientações para os estabelecimentos de atendimento ao público sobre como devem limpar e desinfetar as superfícies para prevenir a disseminação da infeção pelo novo coronavírus.

11h40 - As autoridades portuguesas iniciaram uma operação de repatriamento de mais de 1.300 passageiros que chegaram hoje a Lisboa num navio de cruzeiro. Entre os passageiros que estão a bordo do MSC Fantasia, 27 são portugueses. O Ministério da Administração Interna referiu que os restantes passageiros são provenientes de 38 países. 

11h07 - O número de mortes em Espanha voltou a subir. Nas últimas 24 horas foram registadas mais 394 mortes. No total, 1.720 pessoas já morreram. O mais recente balanço do Ministério da Saúde espanhol dá conta de um total de 28.572 contágios. Mais de 2.500 pessoas já recuperaram. 

Face ao agravamento da pandemia em Espanha, o governo de Pedro Sánchez decidiu pedir autorização ao parlamento para prolongar por mais 15 dias o "estado de emergência" em vigor até ao próximo sábado

10h42 - A Índia está a realizar o maior exercício de recolher obrigatório do mundo, que envolve mais de mil milhões de pessoas. O exercício vai durar 14 horas e é visto como a mais recente tentativa do governo de Narendra Modi de conter o coronavírus, mas também serve de teste para compreender se o recolher obrigatório poderia ser realmente imposto no país.

10h39 - Cerca de duas mil pessoas foram encaminhadas para quarentena em Macau desde o início do surto do novo coronavírus, disseram hoje as autoridades, que desde segunda-feira identificaram mais nove casos. 

10h38 - O Ministério da Defesa russo vai enviar hoje para Itália uma equipa de cerca de 100 médicos militares especialistas em epidemia e virologia, assim como equipamento médico, para ajudar o país a conter a pandemia do novo coronavírus. Mais de 4.800 pessoas morreram em Itália devido à pandemia do coronavírus

10h36 - O Ministério da Saúde iraniano anunciou este domingo mais 129 mortes por causa da Covid-19. Sobe assim para 1.685 o número total de mortes no Irão. Registaram-se mais de mil novos casos no espaço de 24 horas. No total, já foram diagnosticados 21.638 casos de infeção no país, revela a AFP

10h31 - O número de casos de Covid-19 na Alemanha continua a crescer de forma exponencial. Segundo o Robert Koch Institute, o centro de controlo de doenças alemão, nas últimas 24 horas foram registados mais 1.948 casos de infeção, um aumento de 12% face aos dados revelados este sábado. No total, a Alemanha regista 18.610 pessoas infetadas

Verificaram-se mais oito mortes, o que aumentou para 55 o número de pessoas que morreram desde o início do surto do novo coronavírus

09h20 - Morreu a primeira pessoa na Roménia devido à Covid-19, informaram este domingo as autoridades do país. A vítima, que tinha 67 anos, tinha cancro e encontrava-se em estado terminal. Já foram diagnosticados 367 casos de infeção na Roménia.

09h14 - O Ministério da Saúde na República Checa anunciou este domingo que foram registados 158 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, tendo o total neste país subido para 1.047, de acordo com a Reuters. Não se verificaram vítimas mortais. Seis pessoas já recuperaram da Covid-19. 

09h01 - Há mais um jogador de futebol infetado com o novo coronavírus. Trata-se de Marouane Fellaini, médio belga que representa atualmente o Shandong Luneng da Superliga chinesa. Fellaini já representou o Everton e o Manchester United. 

08h58 - O território norte-americano do Guam registou a sua primeira morte provocada pela Covid-19, segundo a CNN. A vítima tinha 68 anos e um histórico de problemas de saúde. Há 14 casos de infeção confirmados pelas autoridades do Guam. 

08h50 - Numa publicação no Facebook, a Direção-Geral de Saúde (DGS) reiterou conselhos para as pessoas se manterem protegidas face ao novo coronavírus

07h13 - A situação dos professores portugueses que lecionam em Timor-Leste ao abrigo de um programa luso-timorense está a ser acompanhada, "caso a caso", e os docentes de dois municípios foram já transferidos para a capital, confirmou a coordenadora.

07h10 - O Ministério da Educação timorense deliberou encerrar todas as escolas do país a partir de segunda-feira e pelo menos durante uma semana, com a decisão a poder ser ampliada, disse à Lusa a ministra da tutela.

07h07 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, acusou o governador de São Paulo, João Dória, de "lunático" por ter decretado uma quarentena de quinze dias no estado mais populoso do Brasil para lidar com a crise gerada pelo surto de Covid-19.

07h02 - Trabalhar à distância de forma eficaz? Tome nota destas dicas que preparámos para si.

06h43 - A Colômbia confirmou a primeira vítima mortal do novo coronavírus, um taxista de Cartagena de Índias que morreu a 16 de março, e elevou para 210 o número de casos de Covid-19.

06h35 - O Ministério da Saúde de Singapura anunciou um reforço das restrições fronteiriças proibindo, a partir das 00h00 de terça-feira (16h00 de segunda-feira em Lisboa) escalas ou entradas de curta duração de visitantes ao país.

06h30 - Os testes ao novo coronavírus do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e da sua mulher, Karen, foram negativos, anunciou a sua porta-voz Katie Miller.

06h27 - A Coreia do Sul exige a partir de hoje uma quarentena obrigatória a todos os viajantes da Europa, no dia em que registou 98 novas infeções com o novo coronavírus covid-19.

06h23 - Uma equipa de 52 médicos e enfermeiros cubanos partiu no sábado em direção à Lombardia em resposta a um pedido de ajuda daquela região do norte da Itália, a mais afetada pela pandemia do novo coronavírus.

06h15 - Depois de três dias sem infeções locais da Covid-19, a China registou nas últimas 24 horas um novo caso de contágio interno, a que se somam 45 análises positivas a viajantes que chegam do exterior.

06h12 - O presidente interino da Juventude Popular (JP) enviou uma carta ao ministro da Defesa Nacional e ao chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) a pedir um maior envolvimento dos militares na resposta ao novo coronavírus.

06h10 - Um detido de uma prisão federal em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, testou positivo para o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, tornando-se no primeiro caso confirmado no sistema prisional federal norte-americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório