Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiro-ministro de Israel disposto a renunciar após ano e meio no poder

O primeiro-ministro de Israel disse hoje estar pronto a renunciar ao mandato no próximo ano, como parte de um acordo de partilha de poder, para conduzir o país na fase de pandemia da covid-19 e encerrar um impasse político.

Primeiro-ministro de Israel disposto a renunciar após ano e meio no poder
Notícias ao Minuto

21:27 - 21/03/20 por Lusa

Mundo Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu fez a sua proposta durante uma entrevista na televisão nacional, pedindo a formação de um governo de unidade e de "emergência" durante três anos com o rival Partido Azul e Branco, que negou a sugestão.

Netanyahu disse que continuaria como primeiro-ministro durante ano e meio e permitiria que o líder do Partido Azul e Branco, Benny Gantz, assumisse o cargo por um segundo mandato de ano e meio, a partir de setembro de 2021.

"Desistirei do cargo de primeiro-ministro por um ano e meio", afirmou Netanyahu.

Yair Lapid, o líder sénior do partido recusou a oferta de Netanyahu, dizendo que esta não era sincera.

"Na próxima semana, escolheremos um novo presidente do parlamento e trabalharemos para combater o novo coronavírus pelo bem do povo", disse.

Israel está a enfrentar uma ameaça crescente da pandemia provocada pelo novo coronavírus, tendo sido detetados quase 900 casos positivos e uma morte, ocorrida na sexta-feira.

Com grande parte dos cidadãos confinados em casa, a economia parece estar em perigo, com dezenas de milhares de pessoas a perder os empregos.

O Partido Azul e Branco acusa Netanyahu de usar a crise provocada pelo novo coronavírus para minar as instituições democráticas do país e tentar interferir no seu julgamento já agendado, no qual é acusado de corrupção.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 12.000 morreram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório