Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Geórgia decreta estado de emergência para conter coronavírus

A Geórgia declarou hoje o estado de emergência para conter a propagação da epidemia do novo coronavírus, indicou o primeiro-ministro, Giorgi Gakharia.

Geórgia decreta estado de emergência para conter coronavírus
Notícias ao Minuto

12:43 - 21/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"O estado de emergência é decretado por um mês, até 21 de abril de 2020. Para já não será imposto recolher obrigatório nem quarentena total", afirmou o chefe de Govermo.

Também ficam proibidas quaisquer atividades em que participem mais de 10 pessoas.

"Isto é para proteger a saúde dos cidadãos", afimou Gakharia, ameaçando impor quarentena a quem violar o regime de autoisolamento.

Gakharia assinalou que o Governo solicitou o apoio da presidente, Salomé Zurabishvili, que se dirigiu ao país através da televisão.

"Enfrentamos este desafio como o resto do mundo. Trata-se de uma situação difícil e ainda ficará mais difícil. A única coisa que podemos fazer é prevenir", disse.

A presidente expressou o seu orgulho por ter interrompido a "primeira vaga" de infeções, mas alertou que agora é necessário o país preparar-se para a segunda vaga, para a qual é decretado o estado de emergência.

Todas as lojas ficam encerradas, exceto as de alimentos ou medicamentos. Também é permitido o trabalho em bancos, nos correios e postos de combustíveis

A Geórgia, que também cancelou todos os voos devido à pandemia, registou até ao momento 47 casos da covid-19. Um total de 1.966 pessoas estão de quarentena e 259 encontram-se hospitalizadas.

O novo coronavírus já causou pelo menos 11.401 mortos em todo o mundo e foram detetados mais de 271.660 casos de infeção em 164 países e territórios.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório