Meteorologia

  • 20 JANEIRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 16º

Edição

Polónia mantém eleições presidenciais em 10 de maio

O Governo polaco declarou hoje o estado de epidemia, mas ainda planeia realizar a primeira volta das eleições presidenciais em 10 de maio, conforme planeado.

Polónia mantém eleições presidenciais em 10 de maio
Notícias ao Minuto

20:47 - 20/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, explicou que declarar estado epidémico no país permitirá ao seu Governo fechar as escolas até à Páscoa, acrescentando que isso "não implica" que se adie as eleições (presidenciais).

Como outros países europeus, a Polónia implementou medidas radicais para combater a propagação do novo coronavírus, incluindo o encerramento de escolas (inicialmente, apenas até 25 de março) e a proibição de entrada de estrangeiros no seu território.

A oposição pediu ao partido do Governo que adiasse a eleição, invocando sondagens que indicam que 70% dos polacos pede esse adiamento, perante a crise sanitária.

As sondagens eleitorais, realizadas após o início da crise do novo coronavírus, mostram que o atual Presidente, Andrzej Duda, aliado do partido do primeiro-ministro, leva vantagem sobre os adversários, sendo mesmo provável que seja eleito logo à primeira volta.

A Polónia, que tem 38 milhões de habitantes, regista 411 casos de Covid-19 e cinco mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 90.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 4.032 mortos (mais 627 que na quinta-feira) em 47.021 casos.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório