Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Marcelo já promulgou medidas do Estado de Emergência

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Marcelo já promulgou medidas do Estado de Emergência
Notícias ao Minuto

15:00 - 20/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

Regra geral, a população deve ficar em casa, mas ao contrário do previsto, as medidas do Estado de Emergência só entrarão em vigor à meia noite de sábado para domingo e não já esta noite de sexta-feira. As forças de segurança vão entrar em ação nos próximos dias para advertir e não sancionar. 

Ainda esta sexta-feira, o Governo voltou a reunir-se em Conselho de Ministros, onde debateram soluções de apoio social e económico para a população afetada pela pandemia, isto após ter sido apresentado um primeiro conjunto de medidas de execução do decreto do Presidente da República. A reunião entre o Governo e os parceiros sociais para serem discutidas medidas para empresas e trabalhadores foi adiada para segunda-feira.

De acordo com o balanço diário divulgado hoje pela Direção-Geral de Saúde, há 1.020 infetados por Covid-19 em Portugal, contabilizando-se mais 235 novos casos nas últimas 24 horas no país. Há 850 pessoas a aguardar resultados laboratoriais e estão internados 128 doentes, 26 destes nos cuidados intensivos. Foram ainda registadas seis vítimas mortais. Pelo mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 220 mil pessoas, das quais mais de 10 mil morreram.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências do Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

20h59 - O primeiro homem detido por furar quarentena não será acusado. A polícia da Ilha de Man, no Reino Unido, confirmou que a multa de mais de 10 mil euros aplicável a casos semelhantes não iria ser aplicada, pois o jovem, de 26 anos, furou quarentena pois não tinha forma de se isolar.

20h57 - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses e Correia e Silva, anunciou hoje que os cabo-verdianos retidos no Brasil, Estados Unidos e Portugal, devido às restrições impostas face à pandemia de Covid-19, serão repatriados em breve.

20h55 - O governo polaco declarou hoje o estado de epidemia, mas ainda planeia realizar a primeira volta das eleições presidenciais em 10 de maio, conforme planeado.

20h53 - A Universidade de Aveiro (UA) disponibilizou um espaço digital para discussão e troca de informações entre especialistas no ensino a distância e docentes que precisam de apoio, informou hoje a instituição.

20h51 - A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte lançou uma linha telefónica para rastrear utentes que apresentem sintomas compatíveis com a Covid-19, anunciou hoje e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão consultivo sobre políticas de saúde que hoje esteve reunido, considera que o reforço da Linha SNS24 evitará o agravamento da "preocupação e ansiedade dos cidadãos".

20h48 - Francisco Geraldes é um dos muitos jogadores do futebol português que cumpre, neste momento, um período de isolamento social devido à propagação dos casos do novo coronavírus em Portugal. Ainda assim, o médio do Sporting não esquece os mais idosos e explicou que tem ajudado os mais idosos da sua zona de residência neste período de pandemia.

20h43 - A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte determinou isolamento profilático para todos os cidadãos que regressem do estrangeiro, independentemente da nacionalidade e país de origem, para a contenção do risco de contágio da Covid-19, confirmou hoje à Lusa. Também médicos e enfermeiros podem a partir de hoje ter acesso a apoio psicológico e psicoterapêutico gratuitos, uma iniciativa da Clínica ISPA, clínica de psicologia universitária, para apoiar os que lutam contra o Covid-19.

20h41 - Um médico de Itália, o país que regista o maior número de mortes devido à pandemia de covid-19, avisou hoje que o novo coronavírus também pode deixar pessoas mais jovens gravemente doentes, segundo declarações citadas por media internacionais.

20h39 - A ministra da Saúde angolana disse hoje que alguns passageiros, oriundos de Portugal, que estariam obrigados a fazer quarentena forneceram dados falsos à chegada ao país, mas foram detetados e terão de cumprir quarentena compulsivamente por causa da Covid-19.

20h37 - O presidente dominicano, Danilo Medina, ordenou hoje o recolher obrigatório justificado pela pandemia do coronavírus, proibindo o trânsito e a circulação de pessoas entre as 20h00 e as 6h00 da manhã.

20h35 - A Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) apelou hoje ao Governo e às autarquias para cumprirem as regras de segurança, para evitar o contágio da covid-19 entre os trabalhadores que asseguram tarefas essenciais, na saúde ou em obras municipais.

20h32 - O Teatro Politeama, em Lisboa, vai transmitir diariamente, a partir de sábado, às 21h30, alguns dos seus musicais através da página no Facebook, anunciou hoje o teatro dirigido por Filipe La Féria.

20h30 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já assinou o decreto que estabelece os termos das medidas excecionais a implementar durante o estado de emergência. A confirmação foi dada através de uma nota publicada, esta noite de sexta-feira, no site da Presidência da República, após estar reunido com o primeiro-ministro.

20h21 - Em plena pandemia do novo coronavírus, ainda com muita incerteza relativamente à realização dos eventos desportivos agendados,  os Jogos Olímpicos, continuam a dar passos rumo à possível realização do evento durante este verão. Foi assim a cerimónia da chegada da chama olímpica da Grécia ao Japão.

20h19 - De vários locais surgem iniciativas musicais para animar o período de quarentena. Do Porto chega-nos um vídeo gravado por Rui Veloso de várias pessoas a cantar o tema 'Porto Sentido' à janela. Já David Carreira decidiu fazer a adaptação de uma música adequada à realidade que estamos a viver.

20h11 - Os investigadores das universidades de Évora, Coimbra e do Porto estão a ser obrigados a trabalhar nas instituições, contrariando as recomendações de contenção de contágio da Covid-19, denunciou o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup).

20h09 - A empresa ICA, que assegura refeições escolares em "mais de 300 escolas" na região Centro, despediu todos os trabalhadores, sem que o contrato de concessão tenha terminado, denunciou hoje o sindicato.

20h05 - A Alemanha enviou hoje quatro aviões para retirar cerca de 1.300 cidadãos alemães retidos a bordo do navio de cruzeiro AIDAmira, atracado na Cidade do Cabo, anunciou fonte governamental sul-africana.

20h02 - A deputada não inscrita, Joacine Katar Moreira, questionou hoje o Governo, via ministro da Administração Interna, sobre casos de aparente "excesso de zelo policial", depois de ter sido decretado o estado de emergência em Portugal.

19h57 - A TST - Transportes Sul do Tejo, negou hoje que tivesse instaurado qualquer processo disciplinar a funcionários com o objetivo de os substituir por outros com salários mais baixos, conforme denunciou a União de Sindicatos de Setúbal (USS).

19h55 - A delegada regional de saúde do Algarve disse hoje que as autoridades não têm a indicação de que o novo coronavírus circule na comunidade algarvia e sublinhou que a região ainda se encontra em fase de contenção alargada.

19h53 - A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) alertou hoje para "as grandes dificuldades" que o setor atravessa devido às contingências da Covid-19, numa crise agudizada com o encerramento das contrastarias nacionais.

19h51 -  A Cruz Vermelha Portuguesa criou hoje um movimento para financiamento de meios necessários ao desenvolvimento de iniciativas, projetos e operações no quadro da prevenção e controlo da pandemia de Covid-19, avançou à Lusa o presidente da organização.

19h48 - O Sp. Braga oferece ventiladores, máscaras e fatos de proteção ao hospital. É mais uma iniciativa que se junta a muitas outras que os clubes de futebol têm protagonizado nos últimos dias.

19h46 - Os sete arguidos do processo de Tancos que estão em prisão preventiva vão ser libertados por indicação do juiz de Carlos Alexandre, que adiou 'sine die' a fase de instrução devido à pandemia da covid-19.

19h41 - O Governo sugere às escolas que recorram aos carteiros para entregar fichas e trabalhos de casa aos alunos sem acesso às aulas à distância, devido à pandemia Covid-19, e que peçam ajuda a voluntários, professores reformados ou escuteiros.

19h39 - Os Açores mantêm três casos de infeção pelo novo coronavírus, mas o número de pessoas em vigilância ativa mais do que duplicou, para 1.561, nas últimas 24 horas, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

19h33 - OMS já distribuiu 1,5 milhões de testes pelo mundo, mas não é suficiente. No briefing desta sexta-feira, o responsável pelo plano de emergência de saúde da Organização Mundial de Saúde referiu que é necessário 80 vezes mais do que o número de testes que já foi distribuído.

19h31 - A transportadora aérea angolana TAAG tem previstos para hoje e sábado dois voos de Luanda para Lisboa e Porto para cidadãos que queiram regressar a Portugal, havendo cerca de 500 portugueses a solicitar o repatriamento, segundo fontes contactadas pela Lusa.

19h30 - O Banco Mundial aumentou para 14 mil milhões de dólares o fundo disponível para ajudar de forma rápida os sistemas de saúde dos países e as empresas a lidarem com a pandemia de Covid-19.

19h27 - A mara de Oeiras está a implementar um sistema de acolhimento num hotel do concelho para profissionais de saúde e já acordou com duas cadeias de supermercado um "horário excecional" com atendimento prioritário para profissionais das funções essenciais.

19h25 - A Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP considerou hoje que a pandemia causada pela covid-19 "não pode ser pretexto para acelerar a exploração" dos trabalhadores. O partido sublinha que "têm surgido casos de recurso indiscriminado e arbitrário ao 'lay-off', como na Mey Têxtil, em Celorico da Beira e que "a estes aproveitamentos juntam-se pressões do patronato para marcação forçada de férias, como no caso da ARA, em Seia".

19h23 - A OMS recomenda manter saúde física e mental para enfrentar pandemia - exercício, largar o tabaco e manter contacto com família e amigos são práticas essenciais para manter a saúde física e mental durante os períodos de isolamento impostos pela pandemia de Covid-19.

19h11 - Os pescadores de Peniche estão a reduzir os rendimentos e ponderam parar, enquanto nesta lota do distrito de Leiria se vende menos pescado por causa do encerramento da restauração face aos receios da pandemia do novo coronavírus.

19h05 - A Bélgica decidiu hoje encerrar as suas fronteiras e impedir todas as deslocações "não essenciais" para tentar suster a propagação do novo coronavírus, anunciou em conferência de imprensa o ministro do Interior, Pieter De Crem.

19h01 - Número de mortos sobe para 450 em França - mais 78 nas últimas 24 horas. Há mais de cinco mil pessoas hospitalizadas - 5.226 - e desde o início do surto registaram-se já 12.612 casos de infeção confirmada, avançam os jornais franceses.

19h - Benfica informou, esta sexta-feira, que vai doar um milhão de euros destinados à "aquisição de equipamentos médicos, nomeadamente ventiladores, máscaras e outro material de proteção, para oferecer ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)", numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Lisboa. 

18h58 - As autoridades de saúde da Madeira atualizaram hoje o número de casos positivos de Covid-19 no arquipélago para sete, mais um do que na quinta-feira, indicando que "todos estão estáveis".

18h56 - Os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada vão estar equipados com equipamentos de medição de temperatura corporal, anunciou hoje a ANA - Aeroportos de Portugal, devido à pandemia de Covid-19. A TAP vai passar a operar 25 voos diários a partir de segunda-feira, dia 23, sobretudo para "dar resposta à missão de transportar os portugueses" de volta ao país, anunciou hoje a companhia aérea.

18h53 - O Presidente da República e o primeiro-ministro estão reunidos no Palácio de Belém. Este é o segundo encontro entre Marcelo e Costa nas últimas 24 horas, para, segundo a RTP3, ser feita uma explicação das medidas que vigoram no Estado de Emergência. O Conselho de Ministros prossegue sem o chefe de Governo.

18h51 - As autoridades de saúde da Madeira atualizaram hoje o número de casos positivos de covid-19 no arquipélago para sete, mais um do que na quinta-feira, indicando que "todos estão estáveis".

18h49 - Carlos Falcó, marido de Esther Doña, morreu na sequência do vírus da Covid-19, adianta a imprensa internacional. O pai de Tamara Falcó Preysler, de 83 anos, ficou aos cuidados da Fundación Jiménez Díaz de Madrid e era um caso de risco. 

18h41 - briefing diário sobre a evolução do novo coronavírus, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que já foram reportadas mais de nove mil mortes e mais de 210 mil casos de infeção em todo o mundo.

18h37 - A central nuclear de Almaraz, em Cáceres, Espanha, anunciou hoje que vai atrasar o início do próximo reabastecimento da Unidade I até que as condições sócio-sanitárias geradas pela epidemia de Covid-19 o possibilitem.

18h32 - Está a caminho de Luanda, Angola, um Boeing 767 da Euroatlantic que vai repatriar os portugueses que pretendem regressar a Portugal. A  SIC Notícias revela que o avião partiu esta sexta-feira e a chegada a Lisboa está prevista para amanhã por volta das 07h. 

18h30 - A Direção-Geral da Saúde deu conta de alguns "gestos simples que valem vidas".

Notícias ao Minuto© DGS

Para mais informações consulte a página dedicada à Covid-19 do Ministério da Saúde.

18h21 - A AMI - Assistência Médica Internacional alertou hoje para a existência de pessoas a fazerem-se passar por voluntários da organização, oferecendo-se para comprar comida e medicamentos, para fazer face à pandemia de Covid-19, segundo um comunicado hoje divulgado.

18h18 - O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai retomar as atividades letivas através das tecnologias digitais já a partir do próximo dia 26 de março, anunciou hoje aquele estabelecimento de ensino superior.

18h15 - Após ter visto a sua faturação cair dos 3.500 euros diários para 500 com a Covid-19, a cervejaria Galiza, obrigada à reconversão para 'take away' pelo estado de emergência, satisfez hoje uma encomenda "inédita" de 20 francesinhas.

18h11 - Desde a suspensão do campeonato português que os aficionados de futebol se têm visto com poucas opções de entretenimento. Pois bem, parece que a Liga NOS também sente o mesmo e anunciou um torneio de ‘FIFA 20’. Terá lugar este fim de semana e tem a ausência de um dos 'grandes'.

18h03 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ordenou hoje o encerramento de 'pubs', cafés, restaurantes e ginásios a partir desta noite e por tempo indeterminado, para reduzir a propagação da pandemia de Covid-19 no Reino Unido. 

18h - Gary Charles, antigo jogador que passou pelo Benfica em 1998, deixou um alerta para os futebolistas que neste momento vivem um período de isolamento forçado devido à pandemia da Covid-19. O ex-futebolista recordou o seu passado e salientou que os jogadores, que estão habituados às rotinas do futebol, podem enfrentar problemas com o álcool ou drogas neste período de recolhimento.

17h59 - A fronteira entre os Estados Unidos e o México vai encerrar para as viagens não essenciais à semelhança da situada entre o território norte-americano e o Canadá, no quadro da luta contra a propagação do coronavírus, anunciou hoje Washington.

17h58 - A companhia aérea easyJet anunciou hoje a decisão de suspender os voos da maior parte da sua frota a partir da próxima terça-feira, 24 de março, mas continua a operar voos de resgate para operações de repatriamento.

17h45 - Segundo a FPF, os clubes viram as suas receitas serem afetadas pela interrupção das provas pelo que esta "medida extraordinária contribui para atenuar os efeitos do estado de emergência que o país atravessa como resultado da pandemia do coronavírus".

17h43 - O portal Rede Solidária de Lisboa é lançado hoje pela Câmara, uma iniciativa de "mobilização comunitária" que permitirá organizar a resposta freguesia a freguesia ou bairro a bairro para ajudar idosos, pessoas com deficiência ou em isolamento.

17h41 - Centenas de pessoas estão retidas no arquipélago de São Tomé e Príncipe, após a suspensão de voos da companhia aérea portuguesa TAP, disseram à Lusa fontes do setor do turismo.

17h37 - O presidente dos EUA, Donald Trump, vai evocar uma lei elaborada no início da Guerra da Coreia para garantir fornecimentos médicos para a linha da frente do combate à pandemia do novo coronavírus, referiu um senador citado pela AP.

17h35 - O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo sobre a possibilidade de suspender o pagamento de propinas no ensino superior durante a crise da pandemia da Covid-19 com o objetivo "de proteger os rendimentos dos estudantes e das suas famílias".

17h31 - Os sindicatos estão "a ser bombardeados" com perguntas e pedidos de apoio de trabalhadores cujas empresas estão a aproveitar os constrangimentos económicos causados pela Covid-19 para violar direitos legais, denunciou hoje a CGTP.

17h25 - O número de mortes pelo novo coronavírus no Equador aumentou hoje para cinco, com o país a registar neste momento 367 casos positivos de infeção, informaram as autoridades locais.

17h23 - O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, vai começar a transmitir online e de forma gratuita espetáculos com estreias às sextas-feiras e aos sábados, enquanto estiver encerrado, anunciou hoje a instituição.

17h21 - Em Itália houve 627 mortes nas últimas 24 horas, havendo já registo de 4.032 vítimas mortais no total e 47.021 casos positivos.

17h13 - Um português de 21 anos testou positivo para o novo coronavírus em Malta. O jovem deslocou-se a Madrid numa viagem profissional e regressou a Malta no dia 10 de março. Após desenvolver sintomas entrou em quarentena de imediato.

17h11 - A mara da Covilhã aprovou hoje um conjunto de medidas de apoio para empresas e munícipes, entre as quais a suspensão do pagamento de estacionamento e a aplicação de descontos para quem perder rendimentos em virtude da pandemia covid-19.

17h09 - O presidente moçambicano anunciou hoje novas medidas para prevenir o novo coronavírus, a vigorar por 30 dias, a partir de segunda-feira, que incluem a suspensão de vistos e o encerramento de escolas, quando ainda não há registo de infeções.

17h07 - A mara de Arganil anunciou hoje a criação de uma equipa que vai realizar a entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade a idosos e pessoas em situação de isolamento e quarentena.

17h05 - No meio do caos há sempre momentos que nos devolvem a esperança e este é um deles. A imagem pode ser chocante, mas o bebé que está a ser alimentado, pela enfermeira Sofia Guimarães que aparece completamente coberta por um fato de proteção, nasceu de uma mãe infetada pelo novo coronavírus, mas o recém-nascido não é portador do vírus.

17h02 - O Super Bock Group e a Destilaria Levira vão converter cerca de 56 mil litros de álcool de cerveja em gel desinfetante, que depois será entregue a três unidades hospitalares do Sistema Nacional de Saúde.

17h - Dois novos espaços para acolher pessoas sem-abrigo vão abrir hoje em Lisboa, no Largo de São Domingos de Benfica e no Pavilhão da Tapadinha, e inicialmente terão capacidade para receber 58 pessoas, anunciou a Câmara Municipal.

16h59 - A 36ª edição da Semana Académica de Viseu, que deveria ocorrer entre os dias 25 e 30 de abril. Mas a pandemia do novo coronavírus levou a direção geral da Federação a optar pela suspensão de todas as atividades relacionadas com a referida tradição académica.

16h55 - Um padre da Diocese de Leiria-Fátima defendeu hoje que os bispos devem levantar a suspensão das missas comunitárias, uma medida tomada devido à covid-19, que considera "altamente lamentável".

16h53 - O presidente da Tunísia, Kais Saied, anunciou hoje o confinamento geral para todo o país, sem especificar a data de entrada em vigor da medida, depois de as autoridades registarem um aumento no número de doentes com Covid-19.

16h51 - A UE anunciou a suspensão das regras da disciplina orçamentalde modo a que os Estados-membros possam estimular a economia, perante o impacto do novo coronavírus. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

16h43 - A mara de Castelo Branco disponibilizou todo o apoio e disponibilidade financeira à Unidade Local de Saúde (ULS) para adquirir ventiladores e outros equipamentos que sejam necessários para garantir a saúde dos munícipes, foi hoje anunciado.

16h36 - A Universidade do Porto (U.Porto), que recomendou aos estudantes para se deslocarem às suas habitações familiares, ainda tem 305 alunos, dos quais 166 são internacionais, a viverem nas nove residências universitárias, revelou hoje fonte da instituição.

16h32 - A Direção de Economia e Transportes Terrestres da Madeira apelou hoje aos jovens em idade escolar e aos idosos para cumprirem a quarentena decretada pelas autoridades e não utilizarem os transportes públicos sem justificação.

16h30 - Senado brasileiro aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, o projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no país devido à pandemia de coronavírus. Segundo o G1, a análise do projeto foi feita de forma remota, realizada sem a presença dos senadores no plenário. 

16h27 - O número de vítimas mortais devido ao novo coronavírus no Reino Unido aumentou para 177, depois de a Inglaterra ter registado mais 39 mortes. Os 39 pacientes que perderam a vida tinham idades compreendidas entre os 50 e 99 e apresentavam outros problemas de saúde, informaram as autoridades de saúde britânicas.

16h21 - Quatro farmácias tiveram de encerrar devido a casos de Covid-19 nas suas equipas, anunciou hoje a Associação Nacional de Farmácias (ANF), que apela à população para adotar medidas de proteção para evitar o contágio dos profissionais.

16h15 - O movimento de pessoas nas fronteiras moçambicanas caiu 17% devido às implicações da pandemia da Covid-19, apesar de ainda não haver nenhum caso no país, disse hoje à Lusa fonte do Serviço Nacional de Migração (Senami).

16h11 - No entretenimento, por cá, Cristina Ferreira anunciou que, após uma semana em casa de quarentena, decidiu voltar ao trabalho. O 'Programa da Cristina' volta a ser emitido em direto a partir da próxima segunda-feira. A decisão que gerou criticas entre os fãs da apresentadora mas Cristina reagiu. Em Hollywood, celebridades como Jimmy Fallon, Mark RuffaloZoe Kravitz e Natalie Portman uniram-se a uma só voz e num vídeo épico cantaram 'Imagine', de John Lennon.

16h07 - O Reino Unido repatriou diplomatas e famílias de Angola e Moçambique. "Dada a situação em evolução acelerada, estamos temporariamente a retirar um número limitado de funcionários do Reino Unido e os seus dependentes", indicou o MNE britânico relativamente às embaixadas em Angola e Moçambique. 

16h05 - O Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) abriu hoje uma investigação a produtos falsos contra a Covid-19, trabalhando com autoridades aduaneiras dos Estados-membros para impedir a chegada de máscaras ou 'kits' de teste contrafeitos à União Europeia (UE).

16h01 - O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Caneças, no concelho de Odivelas, está encerrado até à próxima segunda-feira, devido ao contacto com um doente infetado com Covid-19, disse à agência Lusa a presidente daquela associação, Célia Croca.

15h57 - O Banco Alimentar anunciou hoje a criação da Rede de Emergência Alimentar para fazer face à pandemia de Covid-19, que vai funcionar mediante inscrição das necessidades dos beneficiários numa plataforma informática.

15h55 - O Bloco de Esquerda apresentou hoje um Programa de Emergência Autárquico para a crise pandémica de Covid-19, apelando para que todos os municípios do país garantam que "ninguém fica para trás", nomeadamente as pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

15h51 - Com necessidade de que as pessoas saiam das suas residências apenas para o essencial, a polícia francesa está a usar drones para passar mensagens a quem anda na rua.

15h50 - A cidade que "nunca dorme" está oficialmente "em pausa". O governador de Nova Iorque anunciou medidas mais drásticas esta sexta-feira, de forma a combater a propagação do novo coronavírus. Há 7,102 casos confirmados naquela cidade.

Abaixo pode ter uma visão de como está a tipicamente caótica Times Square:

15h47 - À primeira vista, e com os sintomas mais frequentes que já foram revelados como a tosse, febre, dificuldades respiratórias e em casos mais extremos a pneumonia, não se torna fácil associar as doenças oculares a este vírus, mas a verdade é que em alguns casos, a conjuntivite também foi relatada.

15h43 - vídeo de um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Guimarães a tentar encaminhar uma idosa para casa está a ter forte repercussão nas redes sociais. "Estou a dar-lhe uma ordem. Vá para casa", ouve-se o polícia a começar por dizer à mulher. "Vou porque eu quero", é a resposta da idosa. Veja aqui as imagens.

15h37 - O Papa Francisco concedeu indulgências especiais aos doentes com coronavírus, às suas famílias, aos profissionais de saúde e a todos aqueles que cuidam deles, informou hoje a Santa Sé, em comunicado.

15h34 - A mara de Cascais anunciou hoje um conjunto de medidas de prevenção pandémica, que inclui apoio a idosos, espaços de acolhimento temporário de pessoas sem-abrigo e dois centros de rastreio à covid-19.

15h31 - Confuso com as medidas decretadas pelo Governo? Aqui pode saber o principal sobre impostos e contribuições.

15h26 - As autoridades de Moscovo estão a deter e deportar cidadãos chineses por alegadamente violarem os procedimentos de quarentena que as autoridades da cidade determinaram em resposta à pandemia do novo coronavírus, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).

15h18 - A cidade chinesa de Shenyang vai doar ao município de Braga 10 mil máscaras médicas descartáveis e 500 'kits' médicos de proteção individual, para ajudar a prevenir e controlar a covid-19, foi hoje anunciado. E por cá as iniciativas também se multiplicam, desta feita médicos de várias especialidades estão a fazer "consultadoria" à distância para desocupar urgências e unidades ocupadas com a covid-19, e na rede social Facebook um grupo de profissionais esclarece dúvidas sobre a epidemia a mais de 27 mil "utentes".

15h17 - As autoridades de Moscovo estão a deter e deportar cidadãos chineses por alegadamente violarem os procedimentos de quarentena que as autoridades da cidade determinaram em resposta à pandemia do novo coronavírus, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).

15h11 - O ministro da Saúde espanhol descartou hoje intensificar as medidas de proteção contra a Covid-19adotadas, que considerou das mais duras da Europa e do mundo, e assegurou que, "se forem cumpridas, ajudarão a derrotar o vírus". 

15h08 - O Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, transformou uma sala de estar numa linha de produção de máscaras, montando uma "minifábrica" daqueles artigos de proteção individual, por escassearem no mercado e para ocupar os 70 idosos.

15h06 - O número de trabalhadores rurais infetados com Covid-19 em Faro subiu para nove, sete dos quais da comunidade que permanece em quarentena numa escola e dois de um outro grupo, disse à Lusa o presidente da Câmara de Faro.

15h - Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório