Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia: Aliança entre industriais e tecnológicas para combater pandemia

As autoridades russas anunciaram hoje a formação de uma "aliança contra o coronavírus" com industriais e gigantes locais da internet para desenvolver testes rápidos contra a doença e prosseguir a atividade económica dos grandes grupos empresariais.

Rússia: Aliança entre industriais e tecnológicas para combater pandemia
Notícias ao Minuto

17:50 - 19/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"O objetivo principal da aliança consiste em assegurar testes operacionais da população utilizando as melhores tecnologias disponíveis, e ainda a segurança industrial e o funcionamento ininterrupto das maiores empresas russas", indicou em comunicado o fundo soberano, que reúne as reservas do Estado russo.

"As principais clínicas e laboratórios russos vão participar no projeto", baseado "num sistema de testes rápidos russo-japonês", de 30 minutos, que será lançado em abril, indicou.

A aliança também inclui os gigantes da internet russos Yandex e Mail.ru.

"A aliança propôs uma série de alterações regulamentares para testar rapidamente as pessoas. O primeiro-ministro russo Mikhail Michoustine aprovou estas alterações", acrescentou o fundo soberano, sem fornecer mais detalhes.

A Rússia contabiliza oficialmente 199 casos de contaminação. Hoje, morreu uma doente contaminada, mas devido a outra causa, segundo as autoridades.

Informações veiculadas pelo Washington Post indicam que o Governo dos Estados Unidos está a abordar com o Facebook, Google e outras empresas tecnológicas a utilização potencial dos dados pessoais para combater a epidemia de coronavírus.

O projeto consistiria em recolher dados de localização a partir dos 'smartphones' dos norte-americanos e analisá-los de seguida, de forma anónima, para cartografar a propagação da pandemia e prever as necessidades médicas mais urgentes, entre outras atribuições.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório