Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido mobiliza mais 10 mil militares para combater pandemia

O Ministério da Defesa britânico anunciou hoje que vai repatriar parte das suas tropas no Iraque, onde participam em missões de treino, devido à pandemia de Covid-19, e colocar militares na resposta contra o novo coronavírus no Reino Unido.

Reino Unido mobiliza mais 10 mil militares para combater pandemia
Notícias ao Minuto

13:29 - 19/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Devido à pandemia de Covid-19, as necessidades de treino das forças de segurança iraquianas foram reduzidas e há uma subsequente pausa nas missões de treino da coligação internacional e da NATO", anuncou hoje, em comunicado.

A pausa por 60 dias com "precaução" permite o repatriamento de tropas e manter apenas uma presença "chave" em partes do Iraque para apoiar o governo do país do Médio Oriente, a Coligação Internacional e os interesses britânicos

Entretanto, o Ministério da Defesa britânico também anunciou hoje que vai colocar mais 10.000 militares em alerta -- que se juntam a um primeiro anúncio de 10 mil -, para ajudar os serviços públicos na luta contra o novo coronavírus, duplicando a capacidade anunciada anteriormente.

"Essas medidas fazem parte do plano de contingência para responder em tempo útil a qualquer solicitação de outros ministérios ou autoridades civis de apoio durante a pandemia do Covid-19", explicou.

Até agora, os militares ajudaram no repatriamento de britânicos da China e do Japão e estão envolvidos no planeamento das operações em partes do Reino Unido na preparação de sua resposta à pandemia.

A nova "Força de Apoio COVID" vai também ter 150 militares treinados para conduzir camiões-tanque de oxigénio, para apoiar os serviços médicos, e cientistas do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa para ajudar a estudar o vírus e combater a disseminação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório