Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bandeiras dos países com infetados projetadas no Cristo Redentor

As bandeiras dos países onde foram registados casos do novo coronavírus foram projetadas na quarta-feira num ato religioso sem público, que visou a oração pelos doentes no Santuário do Cristo Redentor, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Bandeiras dos países com infetados projetadas no Cristo Redentor
Notícias ao Minuto

06:12 - 19/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A iniciativa, que ocorreu naquela que é uma das atrações turísticas mais emblemáticas do Brasil, foi liderada pelo bispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, e apenas teve como espetadores diretos fotógrafos e repórteres de imagem com credenciais, uma vez que o Santuário do Cristo Redentor está fechado ao público desde terça-feira.

O governo estadual do Rio de Janeiro anunciou na segunda-feira o encerramento das atrações turísticas da cidade como uma medida para impedir que multidões ajudem a disseminar o vírus que transmite a doença.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, também ordenou o encerramento de todos os parques naturais do país, incluindo o Parque Nacional da Tijuca, que inclui a maior floresta urbana do mundo e o morro do Corcovado.

A projeção das bandeiras na estátua de Cristo Redentor, de 30 metros de altura, ocorreu imediatamente após o cardeal rezar uma oração para interceder pelos doentes infetados com a Covid-19 em todo o mundo.

"É um momento de oração e de união entre os povos. Oramos e pedimos a Deus que as autoridades encontrem os caminhos e que todos colaborem para que possamos superar esse momento difícil o mais rápido possível", declarou Tempesta.

O cardeal recordou ainda que o Papa Francisco lançou uma campanha, nas redes sociais, para que católicos de todos os países, e em todos os idiomas, rezem pelos doentes.

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil aumentou na quarta-feira para quatro, com o país a registar 428 casos confirmados e 11.278 casos suspeitos, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Até ao momento, o país sul-americano já descartou 1.841 casos suspeitos.

Apesar de o executivo não divulgar em que estado as mortes foram registadas, a imprensa local indica que os quatro óbitos ocorreram em São Paulo, a região mais afetada pelo vírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.

A China registou nas últimas 24 horas 11 mortos e 13 novos casos infeção pela Covid-19, mas só um é de Wuhan, todos os outros 12 são importados.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se já por 170 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório