Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sérvia agradece ajuda à China e acusa UE de falta de solidariedade

O Presidente da Sérvia agradeceu hoje à China a ajuda no combate ao novo coronavírus e acusou a União Europeia (UE) de abandonar o país ao privá-lo de equipamentos de proteção.

Sérvia agradece ajuda à China e acusa UE de falta de solidariedade
Notícias ao Minuto

15:59 - 17/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A Comissão Europeia anunciou no domingo restrições às exportações de material médico de proteção, como máscaras, a fim de garantir as suas próprias necessidades.

Hoje, após a chegada à Sérvia de material para análises ao Covid-19 enviadas pela China, a embaixadora chinesa em Belgrado, Chen Bo, anunciou a chegada ao país até ao final da semana de especialistas chineses.

"Esperamos os nossos amigos chineses. Constata-se que, sem vocês, a Europa dificilmente se pode defender", disse o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, à embaixadora.

A Sérvia, candidata à adesão à UE, regista até ao momento 65 casos de infeção pelo novo coronavírus, numa região, a dos Balcãs Ocidentais, onde há cerca de 250 casos.

Vucic declarou o estado de emergência no domingo e, já na ocasião, afirmou que "a solidariedade europeia não existe" e "é um conto de fadas".

"Colocamos todas as nossas esperanças na única que nos pode ajudar nesta situação difícil, a China", disse.

Outros dirigentes da região criticaram a decisão da Comissão Europeia, nomeadamente na Bósnia e na Albânia, e pediram ajuda à China, país que tem seguido uma política de forte investimento nos Balcãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório