Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Burkina Faso anuncia mais cinco casos e total sobe para 20

O Burkina Faso registou na segunda-feira cinco novos casos de coronavírus, o que elevou o total para 20, enquanto 59 passageiros de um avião proveniente da China foram colocados em quarentena, anunciou a ministra da Saúde, Claudine Lougué.

Covid-19: Burkina Faso anuncia mais cinco casos e total sobe para 20
Notícias ao Minuto

00:19 - 17/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"O número de pessoas infetadas pelo Covid-19 no Burkina Faso passou para 20", com a confirmação de "resultados positivos em cinco pessoas", declarou a ministra, ao final do dia, na televisão pública.

Adiantou ainda que são esperados mais resultados de casos suspeitos nos próximos dias.

A governante referiu, por outro lado, que um avião proveniente da China tinha sido bloqueado no aeroporto de Uagadugu, capital do país, depois da deteção de casos suspeitos entre os passageiros.

"Três chineses, entre os 59 passageiros, foram identificados como casos suspeitos e o avião foi bloqueado durante o tempo necessário para preparar a quarentena de todos os passageiros em um complexo hoteleiro", especificou.

Todos os passageiros vão ser examinados "para acabar com as dúvidas", salientou a ministra.

No domingo, foram detetados oito novos casos de coronavírus, cinco dias depois do anúncio dos dois primeiros casos neste país pobre da África Ocidental, que decidiu no sábado encerrar escolas, colégios, liceus e universidades.

Na quarta-feira, o Governo tinha decidido suspender até ao final de abril as manifestações e as reuniões públicas e privadas.

A Costa do Marfim, que é vizinho do Burkina Faso, tomou na segunda-feira medidas similares.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.850 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com quase 60 mil infetados e pelo menos 2.684 mortos.

A Itália com 2.158 mortos (em 27.980 casos), a Espanha com 309 mortos (9.191 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afetados na Europa.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório