Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Medicamento britânico promete acabar com infeções por VIH esta década

Fármaco genérico dá pelo nome de PrEP e custará pouco mais de um euro por dia

Medicamento britânico promete acabar com infeções por VIH esta década
Notícias ao Minuto

21:00 - 15/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) pretende lançar ainda este ano um medicamento com o qual prevê colocar ponto final nas novas infeções por VIH no espaço de dez anos, segundo informações adiantadas pelo jornal The Times.

O fármaco dá pelo nome de PrEP (profilaxia de pré-exposição) e trata-se de um medicamento antirretroviral que, tomado todos os dias, impede o paciente de apanhar uma doença que, só no Reino Unido, afeta mais de 100 mil pessoas.

O medicamento começará a ser distribuído, à partida, já a partir do próximo mês de abril, a pessoas consideradas de risco mais elevado de contrair VIH, como é o caso de homens homossexuais, consumidores de drogas injetáveis ou profissionais do sexo.

O tratamento custa cerca de 300 libras - 332,7 euros - por mês, mas em breve será disponibilizada um genérico no valor de 30 libras - 33,2 euros por mês, o que significa que custará pouco mais de um euro por dia.

O NHS começou a testar o PrEP em outubro de 2017, num ensaio que envolveu mais de 20 mil homens e mulheres. Matt Hancock, secretário da Saúde, acredita que o medicamento irá "beneficiar a vida de dezenas de milhares de pessoas" e traça o objetivo de chegar às "zero transmissões de VIH esta década".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório