Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Oito novos casos de Covid-19 na Venezuela. São 10 no total

As autoridades venezuelanas anunciaram na sexta-feira oito novos casos confirmados, elevando para dez o número de infetados pelo surto de Covid-19.

Oito novos casos de Covid-19 na Venezuela. São 10 no total
Notícias ao Minuto

08:16 - 15/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

O anúncio foi feito pelo ministro venezuelano de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, através da televisão estatal venezuelana, precisando que todos os pacientes confirmados estão em quarentena.

"Fizemos mais de 30 [novas] testes em pessoas provenientes de zonas de alta prevalência ou que apresentavam algum tipo de sintomas e temos de informar de maneira responsável que oito dos mais de 30 casos que foram avaliados no dia de hoje [sexta-feira] deram positivo para infeção por coronavírus", disse.

Segundo Jorge Rodríguez, os novos casos de infetados confirmados são seis homens e duas mulheres.

O ministro explicou que três dos infetados são viajantes que chegaram à Venezuela provenientes de Espanha, dois dos Estados Unidos, um da Colômbia e dois venezuelanos que foram infetados por terem estado em contacto com algumas destas pessoas.

Entre os novos infetados está um tripulante de cabina de um dos voos.

Além do Estado de Miranda (leste de Caracas), a Venezuela tem casos confirmados em Apure, Cojedes e Arágua, a oeste e sudoeste da capital.

O ministro anunciou a suspensão, por 30 dias, dos voos da República Dominicana e que nas próximas horas o Presidente, Nicolás Maduro, dará a conhecer medidas relacionadas com uma "quarentena seletiva" por regiões, e insistiu que as pessoas devem evitar sair das suas casas.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou, na noite de sexta-feira, o "estado de alarme" no país para poder "ditar decisões drásticas" e combater a pandemia, quando o país regista dois casos confirmados de infeção.

Nicolás Maduro ordenou na quinta-feira a suspensão, a partir de hoje, dos voos provenientes da Europa, Colômbia e Panamá durante 30 dias.

Como parte das medidas estão também restringidas as entradas de pessoas provenientes do Irão, Japão e Coreia do Sul.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório