Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Presidente da Síria adia eleições legislativas

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, decretou o adiamento das eleições legislativas previstas para 13 de abril, como medida preventiva face à propagação mundial do novo coronavírus (Covid-19).

Covid-19: Presidente da Síria adia eleições legislativas
Notícias ao Minuto

21:03 - 14/03/20 por Lusa

Mundo Bashar al-Assad

Face ao avanço da pandemia (assim declarada pela Organização Mundial da Saúde), vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo a China, onde o novo coronavírus foi detetado pela primeira vez, em dezembro.

O Covid-19 já provocou mais de 5.500 mortos em todo o mundo e o número de infetados já ultrapassa as 143 mil pessoas, com registos em mais de 135 países e territórios, incluindo Portugal, com 169 casos confirmados.

Através da sua conta na rede social Twitter, a Presidência síria informou hoje que Bashar al-Assad assinou um decreto para o adiamento das eleições legislativas até 20 de maio.

Até ao momento, não é conhecido nenhum caso de Covid-19 na Síria, ainda que algumas organizações não governamentais refiram a possibilidade de já existirem infetados.

As últimas eleições parlamentares na Síria ocorreram em abril de 2016, em todas as zonas controladas pelo governo e em todas as regiões exceto Al-Raqa e Idlib, no Norte da Síria, na altura respetivamente controladas pelo grupo fundamentalista Estado Islâmico e pela Frente al-Nusra, ex-filial síria da rede terrorista Al-Qaeda.

Nas últimas eleições, apresentaram-se 3.450 candidatos, tendo o partido Baas, de Al-Assad, conquistado quase todos os lugares parlamentares.

Desde 2012, quando as leis do país reconheceram a pluralidade política (até aqui nas mãos do partido único Baas), o presidente sírio começou a permitir que outros partidos concorressem a eleições.

Porém, a maioria da oposição síria vive no exílio, fora do país, desde a revolta popular de 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório