Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: França ordena o encerramento de serviços não essenciais

Anúncio foi feito este sábado pelo primeiro-ministro Edouard Philippe. Apenas serviços essenciais se manterão em funcionamento. Bares, restaurantes e serviços similares terão de fechar.

Covid-19: França ordena o encerramento de serviços não essenciais
Notícias ao Minuto

19:50 - 14/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Decisão

Edouard Philippe, primeiro-ministro francês, anunciou este sábado, em conferência de imprensa, que França vai passar a uma nova fase de isolamento social. 

Numa comunicação feita ao país,  o chefe do governo gaulês referiu que apenas os serviços essenciais se manterão em funcionamento, ordenando o encerramento dos restantes. 

Lembrando que esta é a maior crise de saúde pública enfrentada pelo país neste século, Edouard Philippe esclareceu que apenas hospitais, farmácias, bombas de gasolina e supermercados permanecerão em funcionamento.

Com 91 óbitos e mais de 4000 casos de infeção por Covid-19 confirmados, Edouard Philippe decretou que todos os movimentos não indispensáveis dentro do país devem terminar.

"Temos de limitar de forma absoluta os nossos movimentos. Estou consciente do esforço e sacrifício que estamos a pedir, mas temos esperança que o povo francês tenha a capacidade de ultrapassar este momento difícil", afirmou. 

Em paralelo, o país irá realizar eleições municipais no domingo, depois de os peritos não terem aconselhado a sua suspensão.

"Confirmaram-nos que [as eleições] podem ser mantidas no estrito respeito às regras de distanciamento e com prioridade para os idosos e frágeis", disse o chefe de governo, convencido de que os franceses irão revelar "calma e civismo".

Relembre-se que a Europa foi considerada pela Organização Mundial de Saúde como o epicentro da pandemia do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório