Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Rei sul-africano detido após ataque com machado. Uma pessoa ficou ferida

O monarca é sobrinho de Nelson Mandela e já tinha sido preso por rapto, agressão e por fogo posto.

Rei sul-africano detido após ataque com machado. Uma pessoa ficou ferida
Notícias ao Minuto

18:39 - 13/03/20 por Fábio Nunes

Mundo África do Sul

Um rei da África do Sul foi detido depois de ter entrado esta sexta-feira no palácio do clã Thembu com um machado. De acordo com a BBC, o alvo do ataque do rei Buyelekhaya Dalindyebo seria o seu filho Azenathi Dalindyebo, que serve como regente desde a altura em que Buyelekhaya foi preso.

No entanto, o regente conseguiu fugir, escapando por uma das janelas do palácio. Mas a sua esposa foi ferida na sequência do ataque com o machado e teve de ser hospitalizada, afirmou um porta-voz da família real do clã Thembu.

O porta-voz esclareceu que o rei Buyelekhaya Dalindyebo, para além do machado, também tinha uma catana e uma barra de ferro e que várias pessoas começaram a fugir quando o viram.

Buyelekhaya Dalindyebo é sobrinho de Nelson Mandela e foi condenado em 2015 a uma pena de 12 anos de prisão devido a uma série de crimes cometidos contra os seus súbditos nos anos 90. Entre esses crimes contam-se o rapto de uma mulher e dos seus seis filhos, fogo posto a uma casa e o homicídio de um de quatro jovens que agrediu com violência.

No entanto, o monarca só cumpriu quatro anos de prisão, depois do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa lhe ter garantido a liberdade condicional no início do ano passado.

Desde então tem existido grande tensão no seio da família real do clã Thembu, algo que se terá agravado depois de no mês passado ter sido decidido que Azenathi continuaria a servir como regente durante mais um ano, como deu conta o City Press.

A África do Sul reconhece oficialmente sete monarcas que representam as diferentes etnias e clãs do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório