Rei sul-africano detido após ataque com machado. Uma pessoa ficou ferida

O monarca é sobrinho de Nelson Mandela e já tinha sido preso por rapto, agressão e por fogo posto.

Notícia

© Getty Images

Fábio Nunes
13/03/2020 18:39 ‧ 13/03/2020 por Fábio Nunes

Mundo

África do Sul

Um rei da África do Sul foi detido depois de ter entrado esta sexta-feira no palácio do clã Thembu com um machado. De acordo com a BBC, o alvo do ataque do rei Buyelekhaya Dalindyebo seria o seu filho Azenathi Dalindyebo, que serve como regente desde a altura em que Buyelekhaya foi preso.

No entanto, o regente conseguiu fugir, escapando por uma das janelas do palácio. Mas a sua esposa foi ferida na sequência do ataque com o machado e teve de ser hospitalizada, afirmou um porta-voz da família real do clã Thembu.

O porta-voz esclareceu que o rei Buyelekhaya Dalindyebo, para além do machado, também tinha uma catana e uma barra de ferro e que várias pessoas começaram a fugir quando o viram.

Buyelekhaya Dalindyebo é sobrinho de Nelson Mandela e foi condenado em 2015 a uma pena de 12 anos de prisão devido a uma série de crimes cometidos contra os seus súbditos nos anos 90. Entre esses crimes contam-se o rapto de uma mulher e dos seus seis filhos, fogo posto a uma casa e o homicídio de um de quatro jovens que agrediu com violência.

No entanto, o monarca só cumpriu quatro anos de prisão, depois do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa lhe ter garantido a liberdade condicional no início do ano passado.

Desde então tem existido grande tensão no seio da família real do clã Thembu, algo que se terá agravado depois de no mês passado ter sido decidido que Azenathi continuaria a servir como regente durante mais um ano, como deu conta o City Press.

A África do Sul reconhece oficialmente sete monarcas que representam as diferentes etnias e clãs do país.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas