Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais uma alta. Centros comerciais vão reduzir horários

Portugal está em estado de alerta até 9 de abril, medida esta sexta-feira decretada pela Administração Interna no sentido de mitigar a propagação do vírus SARS-Cov-2 em solo nacional. Acompanhe aqui as últimas atualizações por cá e lá fora, ao minuto.

AO MINUTO: Mais uma alta. Centros comerciais vão reduzir horários

As autoridades portuguesas decretaram, esta sexta-feira, estado de alerta até ao dia 9 de abril, data em que será reavaliado, um dia depois de ter sido decretado o encerramento de todas as escolas, públicas ou privadas, assim como discotecas, abrindo-se ainda limitações para shoppings e restaurantes.

Estas medidas de contenção, para mitigar a propagação do surto viral, acontecem numa altura em que a Direção-Geral da Saúde dá conta de 112 pessoas infetadas em Portugal.

Pelo menos, uma pessoa está curada e já teve alta hospitalar. Não há registo de vítimas mortais em Portugal.

Saiba ainda que a Proteção Civil vai poder enviar a partir de hoje mensagens por telemóvel (SMS) à população sobre o novo coronavírus.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

23h41 - A Sonae Sierra anunciou hoje que todas as lojas dos 21 centros comerciais geridos pela empresa poderão abrir até às 12h00 e encerrar a partir das 20h00, como medida de prevenção da propagação do surto de Covid-19.

Os supermercados Pingo Doce já haviam indicado que passarão a fechar "no máximo" às 19:00.

23h36 - A infame 'Corona Party'. O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga, sediado em Santa Maria da Feira, comunicou hoje à gestão do bar que organizou uma 'Corona Party' que, "apesar da ofensa", continuará disponível para tratar quem brinca "com coisas sérias".

23h17 - Impacto no desporto. Luca Kilian, internacional sub-21 alemão, é o primeiro caso confirmado de infeção num clube da Bundesliga, que ainda não se decidiu pela suspensão dos jogos. Por cá, um jogador do Sporting foi testado mas deu negativo, segundo o responsável clínico do clube.

Filipe Santos, que foi colega de Reinaldo Ventura no FC Porto, decidiu partilhar nas redes sociais um relato da sua experiência em Itália, em pleno surto viral.

Entretanto, ouvem-se vozes positivas dentro das quatro linhas. "Vamos mostrar que estamos todos distantes, mas unidos", apelou Leonardo Bonucci. Ana Romero, jogadora da equipa feminina do Real Betis, recorreu às redes sociais para oferecer os seus serviços como médica ao Governo local.

23h12 - Está em viagem ou tem família em viagem? Ministério dos Negócios Estrangeiros anuncia a criação de uma linha de emergência para apoiar os portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal.

22h52 - Também recebeu áudios sobre a Covid-19? Atenção, são 'fake news'. Autoridades de Saúde alertam para a propagação de boatos sem confirmação oficial e relatos alarmistas descontextualizados. "Acreditem em nós. Não temos motivos para não vos falar verdade", garante ministra da Saúde.

22h43 - Uma fonte governamental indicou à Press Association que o Reino Unido está prestes a anunciar a proibição de eventos com multidão, numa tentativa de mitigar a propagação do vírus. "Os deputados estão a trabalhar em conjunto com um conselheiro científico e um responsável da Saúde num plano para proibir vários tipos de eventos públicos, como multidões, a começar na próxima semana", indicou a fonte.

22h42 - A comunidade de pessoas sem-abrigo não regista casos de infeção por Covid-19, mas as instituições têm reforçado a informação junto desta população mais vulnerável e coordenado esforços para que não falte assistência nem infraestruturas de contingência.

22h36 - As entradas nos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) começa às 00:00 de sábado a ser feita pela porta traseira, as validações de bilhetes ficam suspensas e as viagens dos elétricos canceladas devido à Covid-19.

22h35 - O Governo assinou hoje o despacho conjunto que interdita o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro em portos nacionais já a partir de sábado, com exceção para cidadãos portugueses.

22h32 - Time Out Market Lisboa fecha temporariamente, "esta noite", e assim se manterá "pelo tempo que for necessário para colaborar no esforço conjunto de cidadania que é a quarentena voluntária".

22h19 - Em França, depois do anúncio de Emmanuel Macron, ontem, a corrida aos supermercados notou-se como em outros países da Europa, incluindo Portugal.

Recorde-se que, de acordo com o Governo e com as empresas de distribuição nacional, não há risco de rutura de stocks nos supermercados. "No caso de alguns produtos, como os frescos, as conservas ou os enlatados, a reposição não está a ser feita com a celeridade que a procura está a solicitar, mas não há qualquer rutura", disse a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED).

22h10 - O clube Troyes, da segunda divisão francesa, confirmou esta sexta-feira que dois futebolistas dos seus quadros contraíram o novo coronavírus.  O emblema não revela o nome de nenhum dos infetados, mas de acordo com o jornal L'Est éclair um dos futebolistas é Suk Hyun-jun, que representou o FC Porto em 2015/16.

22h07 - O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) disse hoje que a região regista 50% de reservas canceladas por causa da Covid-19 e pede união para vencer a batalha contra a pandemia

22h05 - A TAP disse hoje aos seus trabalhadores que devem usufruir "com caráter mandatário e prioritário" de dias de férias não gozados no ano passado

22h02 - O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje que vai rever em baixa a estimativa de crescimento do PIB este ano, mas sublinhou que os portugueses devem estar confiantes na capacidade da economia para enfrentar as dificuldades devido ao Covid-19.

21h20 - Últimas atualizações fora de fronteiras:

21h14 - Últimas atualizações por parte de empresas e instituições:

  • Os ginásios Solinca, Pump e One, detidos pela SC Fitness, do grupo Sonae Capital, vão suspender a atividade a partir de sábado
  • Das 303 bibliotecas municipais, pelo menos 75 estão encerradas ao público
  • A Cáritas Diocesana de Aveiro anunciou hoje que decidiu alargar de imediato o horário de funcionamento do Centro de Alojamento Temporário (CAT), destinado a pessoas sem-abrigo, para as 24 horas por dia

20h48 - As últimas atualizações por parte de autarquias e concelhos:

  • O Município de Porto de Mós, no distrito de Leiria, vai limitar o atendimento ao público e encerrar equipamentos do concelho
  • A Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, anunciou hoje a suspensão de todas as atividades desportivas e culturais, e o encerramento dos cemitérios
  • A Câmara de Santo Tirso suspendeu, por tempo indeterminado, vários transportes públicos que garantiam a ligação entre pontos do concelho, nomeadamente a estação de comboios e o aeroporto Sá Carneiro
  • A Câmara de Gondomar decidiu encerrar na totalidade com efeitos imediatos e interditar parques infantis e todos os equipamentos ao ar livre
  • A Câmara de Oeiras anunciou hoje o encerramento de todos os equipamentos municipais e a adoção de medidas para condicionar a utilização do espaço público
  • A Câmara de Lagos anunciou hoje a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e de bebidas, e a suspensão de linhas de transporte público na cidade
  • A Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa, anunciou hoje o encerramento ao público, a partir de sábado, de todos os monumentos do concelho
  • A Câmara do Fundão decidiu condicionar o atendimento ao público e suspender o mercado semanal de dia 23
  • A Câmara de Vila Real anunciou hoje a suspensão de serviços e equipamentos municipais
  • A Câmara do Porto Santo decidiu hoje cancelar todos os eventos públicos, encerrar todos os equipamentos municipais, os transportes públicos a cargo do município e restringir o atendimento público ao estritamente necessário
  • A Câmara de Monção decidiu hoje restringir até às 22:00 o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos de restauração, cafés e similares do concelho
  • A Câmara de Santo Tirso alargou as medidas do Plano de Contingência Municipal em resposta ao surto do novo coronavírus, reduzindo por tempo indeterminado aos serviços mínimos o funcionamento da autarquia.

20h12 - O confinamento imposto a quatro regiões da Catalunha poderá vir a ser alargado a toda a comunidade autónoma. O presidente da Generalitat, Quim Torra, apelou hoje ao governo central para que a quarentena seja alargada a toda a Catalunha, para evitar o colapso do sistema de saúde. O presidente do governo regional instou, assim, Pedro Sanchez a tomar a decisão não só de decretar quarentena para a Catalunha como para o país.

Recorde-se que foi ontem decretado confinamento apenas para as localidades de Igualada, Vilanova del Camí, Santa Margarida de Montbui y Òdena, medida que abrange cerca de 70 mil pessoas.

20h03 - Estão a surgir nas redes sociais as iniciativas populares encontradas por alguns cidadãos para ajudar os mais idosos, a franja mais vulnerável ao surto do novo coronavírus, com as suas tarefas diárias, numa altura em que os país está em estado de alerta.

"Vamos todos fazer a nossa parte. Caso se sintam à vontade, recomendo que façam o mesmo e que partilhem a ideia. Vamos minimizar os danos. Vamos salvaguardar os nossos", lê-se numa dessas mensagens, onde um morador se disponibiliza para fazer compras e ir à farmácia pelos vizinhos mais velhos.

Há mais exemplos, que surgem nos condomínios, mas que podem ser aplicados a outras realidades.

19h52 - Famílias carenciadas em Lisboa. Os alunos mais carenciados dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo de Lisboa terão garantidas, durante o encerramento dos estabelecimentos, as refeições habitualmente atribuídas, que terão de ser recolhidas pelos encarregados de educação, anunciou a câmara.

19h43 - A aluna da escola secundária de Coruche que foi infetada com o Covid-19 teve alta hospitalar, estando já em casa, disse hoje à Lusa o presidente do município.

Paralelamente, duas famílias de Lousada que estavam internadas no Hospital de S. João em tratamento por infeção de Covid-19 deverão regressar hoje às suas residências, naquele concelho do distrito do Porto, disse à Lusa fonte autárquica.

19h36 - Donald Trump decreta estado de emergência nacional nos Estados Unidos. O presidente norte-americano indicou que esta medida irá "abrir acesso até 50 mil milhões de dólares", o que descreve como "uma grande quantidade de dinheiro para os estados, territórios e localidades, nesta luta conjunta contra a doença", para que se possam ativar os planos de contingência.

19h23 - Jamila Madeira, secretária de Estado adjunta e da Saúde, indicou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa que foram contratados mais enfermeiros para a linha SNS24, que agora funcionará de forma gratuita, e que o sítio da internet também foi otimizado, urgindo aos portugueses com dúvidas que recorram antes ao site da DGS para não assoberbar a linha telefónica.

Na mesma conferência de impresa, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, apelou à calma. "Não vamos entrar em pânico, estamos em epidemia, uma epidemia quer dizer que vamos ter muitos doentes, muitos mais do que se estivéssemos em situação normal", afirmou Graça Freitas, referindo que vamos ter doentes que vão precisar de cuidados intensivos, mas, "felizmente, a maior parte vai ter uma doença ligeira a moderada".

19h11 - O Laboratório Militar vai começar, na próxima semana, a produzir gel de limpeza e testes ao Covid-19 para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), afirmou hoje o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

19h10 - Se está a pensar ir à praia... A Polícia Marítima está a percorrer várias praias da região Norte, hoje interditadas, para informar e sensibilizar as pessoas para a necessidade de ficarem em casa, apesar do bom tempo

19h05 - As últimas atualizações de alguns países face à pandemia:

  • O Departamento de Saúde de Hong Kong anunciou hoje que os visitantes de quase toda a zona Schengen europeia, que inclui Portugal, estarão sujeitos a "quarentena domiciliária obrigatória" a partir da próxima terça-feira, dia 17
  • A Suíça adotou hoje medidas excecionais face ao novo coronavírus e encerrou escolas, proibiu ajuntamentos de mais de 100 pessoas e prometeu uma ajuda de urgência económica até 10 mil milhões de francos suíços (9,5 mil milhões de euros)
  • O parlamento do Canadá decidiu hoje encerrar até 20 de abril para prevenir uma possível propagação do novo coronavírus
  • A Noruega declarou quarentena durante as próximas duas semanas, uma medida que foi consentida pelos reis Harald e Sonja, de 83 e 82 anos
  • As autoridades do Estado do Louisiana, nos EUA, anunciaram hoje que vão adiar para junho as eleições primárias do Partido Democrata, que estavam agendadas para abril

18h58 - O presidente da Jerónimo Martins disse hoje que o grupo vai implementar medidas extraordinárias devido à pandemia Covid-19, "por tempo indefinido", com os supermercados Pingo Doce a fecharem "no máximo" às 19:00

18h45 - A Câmara Municipal de Lisboa pede à população que "evite deslocações aos atendimentos presenciais" e que opte pelos contactos telefónicos e de email. Além disso informa que "a oferta de serviço público de transporte rodoviário de passageiros passará a corresponder aos horários instituídos no speríodos de férias escolares, entre 16 de março e 9 de abril. Após 9 de abril, a medida será reavaliada".

18h26 - Depois dos EUA, também a Rússia decidiu restringir os voos de e para a Europa em virtude da pandemia de Covid-19. As autoridades russas vão limitar os voos de e para os países da União Europeia, a Suíça e a Noruega. Estas restrições temporárias vão entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira.

Por outro lado, e ao contrário do que se passa na Europa, a Liga da Rússia continua os jogos na normalidade, sem medidas extraordinárias devido à pandemia.

18h19 - A França atualizou esta sexta-feira o número de mortos para 79 (mais 18 do que ontem) e o número de casos de infeção para 3.661 (mais 785 do que ontem).

18h12 - "Estamos a fazer tudo o que é nossa obrigação, este é um momento de grande exigência" disse Fernando Medina, presidente da câmara municipal de Lisboa, em entrevista à SIC Notícias. O autarca garante que os "serviços vão continuar a funcionar", referindo-se particularmente aos transportes públicos.

"Os transportes vão continuar a operar e em condições que assegurem a segurança dos trabalhadores", indicou, explicando que "foram alterados os protocolos de limpeza e higienização dos autocarros", que agora "são limpos todos os dias e com os reagentes adequados".

18h10 - "Disse várias vezes que o futebol parece ser a coisa mais importante das coisas menos importantes. Ao dia de hoje, o futebol e os jogos não são verdadeiramente importantes". Palavras de Jurgen Klopp, treinador do Liverpool.

18h06 - Salvador Sobral, juntamente com o amigo André Santos, vai transmitir um concerto online amanhã, dia 14 de março, pelas 21h30, a pensar em que está em casa.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Salvador Sobral (@salvadorsobral.music) a 12 de Mar, 2020 às 1:35 PDT

17h59 - Governo Regional do Açores declara estado de contingência. O anúncio foi feito esta tarde pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

17h55 - As últimas atualizações sobre o impacto do surto viral na cultura:

  • Museu do Louvre, em Paris, vai ficar fechado "até nova ordem" devido à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
  • Cinemateca Portuguesa suspendeu os serviços públicos, incluindo sessões de cinema, serviço educativo e visionamentos nos arquivos, até 6 de abril.

  • O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai encerrar ao público a partir de sábado e até 3 de abril.
  • Em Paris, a Torre Eiffel também anunciou hoje o encerramento ao público por período indeterminado.

17h54 - O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) suspendeu as consultas externas e cirurgias programadas não urgentes e criou no Hospital Santa Maria a primeira enfermaria do país "exclusivamente vocacionada" para receber doentes com Covid-19

17h33 - Novo balanço também em Espanha. O Ministério da Saúde espanhol dá conta de 121 mortos, 4.231 casos de infeção e 193 pessoas curadas.

Madrid anunciou, entretanto, o encerramento de todos os espaços comerciais, excluindo para bens de primeira necessidade (supermercados, farmácias).

Notícias ao MinutoNúmero de mortos por região em Espanha© Ministerio de Sanidad

17h20 - Itália regista hoje mais 250 mortos por Covid-19, um registo diário recorde e um aumento de 25% desde ontem. O número total de mortos situa-se agora nos 1.266. Proteção civil avança ainda com um número total de 17.660 casos  de infeção confirmados (mais 2.547 desde ontem), dos quais 14.955 são casos ativos (1.328 em estado grave).

Só a região de Lombardia tem um total de 9.820 casos confirmados (um aumento de 1.095 desde ontem) e já registou um total de 890 mortos (mais 146 desde ontem).

Notícias ao MinutoAtualização dos números em Itália, região por região, a 13 de março© Protezione civile

17h08 - Impacto no desporto. Depois de Manolo Gabbiadini, mais quatro jogadores do Sampdoria testam positivo para a Covid-19.

Entretanto, Mikel Arteta, treinador do Arsenal ontem diagnosticado com o novo coronavírus, deixou uma mensagem nas redes sociais.

17h06 - O Novo Banco decidiu que um conjunto de transações essenciais aos clientes através dos canais digitais ficarão, temporariamente, isentas de comissões.

16h56 - Eis as últimas atualizações de concelhos e autarquias relativamente ao surto viral:

  • O município da Guarda procedeu hoje ao encerramento dos serviços de atendimento ao público
  • A Câmara Municipal de Celorico da Beira determinou o encerramento temporário ao público dos equipamentos culturais, turísticos e desportivos sob sua gestão, a partir de hoje e até 5 de abril
  • A Câmara de Tondela anunciou hoje que vai suspender, até 06 de abril, o funcionamento de grande parte das suas iniciativas e atividades e implementar novas medidas em algumas das instalações municipais
  • A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai suspender, a partir de segunda-feira, o atendimento presencial ao público em todas as instalações municipais e condicionar o acesso às instalações do Ninho de Empresas
  • A Câmara Municipal de Vouzela anunciou que a partir das 00:00 de hoje encerra os serviços municipais e que decidiu cancelar todas as atividades, incluindo as feiras, até ao final de abril
  • A Câmara de Belmonte determinou o encerramento de todos os serviços municipais, bem como dos museus e biblioteca, além de suspender as feiras e cancelar eventos
  • A Câmara de Viana do Alentejo decidiu encerrar ao público, até 05 de abril, o Cineteatro Vianense, as piscinas municipais cobertas de Alcáçovas, a biblioteca municipal e os postos de turismo
  • A Câmara do Sabugal, no distrito da Guarda, vai cancelar atividades, espetáculos, feiras e mercados, e encerrar vários equipamentos municipais, devido ao Covid-19
  • A Câmara de Sines, no distrito de Setúbal, decidiu suspender todas as iniciativas culturais e desportivas no concelho e encerrar os equipamentos municipais até 12 de abril
  • A Câmara de Silves, no distrito de Faro, anunciou hoje o encerramento dos equipamentos municipais desportivos e culturais e o cancelamento de eventos, feiras e mercados
  • A Câmara de Ponta Delgada apelou hoje aos munícipes para que, até ao próximo dia 31, privilegiem os contactos não presenciais com os serviços municipais e recorram às vias online
  • A Câmara de Marvão, no distrito de Portalegre, anunciou hoje ter decidido encerrar equipamentos municipais e cancelar eventos públicos no concelho, por tempo indeterminado

16h49 - Caso ainda não tenha visto. Rudy Gobert, o primeiro jogador da NBA a contrair o novo coronavírus, recorreu às redes sociais para pedir desculpa pelo comportamento irresponsável numa conferência de imprensa e deixa um alerta.

16h25 - Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a Europa se tornou no epicentro do surto viral. "A Europa tornou-se agora no epicentro da pandemia da Covid-19, com mais mortes e casos reportados do que o resto do mundo combinado, excluindo a China. Estão agora a ser reportados diariamente mais casos do que os reportados na China no pico da epidemia", disse esta sexta-feira o diretor-geral da autoridade mundial de saúde.

Tedros Adhanom Ghebreyesus mostra-se, ainda assim, confiante com a mudança de atuação dos países. "Estamos confiantes de que muitos países estão agora a agir em conformidade com os oito pilares do plano estratégico de resposta da OMS para a Covid-19. A maior parte dos países tem agora um plano nacional; a maior parte tem um plano de atuação multisetorial e a maior parte tem capacidade de análise laboratorial".

Esta conferência da OMS acontece numa altura em que o número de mortos a nível global já ultrapassou a barreira do 5 mil casos. Desde que o surto começou já foram infetadas mais de 139 mil pessoas em 135 países e territórios. De momento há mais de 63 mil casos de infeção ativos e mais de 70 mil pacientes recuperados do vírus.

16h11 - É um dos "mitos" que circula nas redes sociais e não é confirmado. Como bem refere a GNR, não há provas da contaminação entre humanos e animais domésticos.

16h05 - O ministro da Administração Interna disse hoje que, neste momento, não se justifica o encerramento das fronteiras portuguesas, nem o fecho da rede de transportes públicos, como o metro.

Questionado sobre os transportes públicos, que garantem deslocação a trabalhadores impossibilitados de trabalhar remotamente, Eduardo Cabrita referiu que está a ser adequado a criação de mecanismo que garantem a sua desinfeção com maior periodicidade e fez o aconselhamento a todos os cidadãos que tenham aqui também as práticas de proteção individual e de comportamentos de segurança adequadas.

16h04 - O Grupo Simoldes, de Oliveira de Azeméis, tem cerca de 50 pessoas em quarentena após confirmada a infeção por Covid-19 de um dos seus altos quadros.

15h50 - Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, desmente que os resultados do teste à Covid-19 tenham dado positivo, conforme fora avançado por alguns meios. Nos seus perfis nas redes sociais, o governante brasileiro acrescenta ainda que não se deve acreditar "nos média fake news".

Recorde-se que Jair Bolsonaro e os membros do seu governo que viajaram no fim de semana para os Estados Unidos da América (EUA) foram ontem submetidos a exames ao novo coronavírus, após o teste positivo do secretário de comunicação

15h47 - Preocupado com o isolamento? A Ordem dos Psicólogos disponibilizou no seu 'site' um conjunto de documentos com diretrizes para responder a dúvidas sobre o surto, entre as quais, como lidar com o stress ou como gerir o isolamento.

Pode consultar a informação aqui.

15h45 - Joacine Katar Moreira, deputada não inscrita, lembra as pessoas que não podem ficar em casa. A deputada alertou hoje para a situação das pessoas mais vulneráveis à pandemia, pedindo medidas para quem é obrigado a usar transportes públicos, as pessoas sem-abrigo, os refugiados e imigrantes.

15h37 - Rainha Isabel II também vai ficar em casa. Casa Real britânica cancela todos os compromissos agendados.

15h34 - Impacto no desporto. Depois do anúncio da suspensão da Premier League, que aconteceu depois da confirmação de infeção no treinador do Arsenal, a liga alemã recomenda decisão similar.  A Liga Alemã de Futebol recomendou, esta sexta-feira, a suspensão imediata da Bundesliga até ao dia 2 de abril, cancelando também todos os jogos da Bundesliga 1 e 2 que estavam marcados para este fim de semana.

15h31 - O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) dá hoje conta de um profissional infetado com o novo coronavírus, que se encontra "bem, em casa, a ser vigiado".

Entretanto, começam a surgir nas redes sociais homenagens à primeira linha de combate ao surto víral: os profissionais de saúde.

15h00 - Praias a Norte limitadas. As praias de Espinho, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Porto, assim como os fluviais ao longo do rio Douro, estão, desde hoje, interditadas à prática de qualquer atividade desportiva ou de lazer.

14h59 - Os funcionários públicos podem, a partir da próxima semana, ficar em casa em regime de teletrabalho sempre que as suas funções o permitam, devido ao novo coronavírus.

14h35 - No mesmo dia em que Portugal o fez, o Governo espanhol declarou também o estado de alerta em todo o país a partir de sábado, durante 15 dias. "Vão ser semanas duras, mas vamos vencer o vírus", disse Pedro Sánchez, na declaração institucional. O balanço de mortos em Espanha é, nesta altura, de 122 (120 confirmados pelas autoridades no balanço diário), com 4.334 casos de infeção confirmados, dos quais 4.019 permanecem ativos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório