Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Ministros da Saúde da UE realizam hoje primeira conferência telefónica

Os ministros da Saúde da União Europeia realizam hoje à tarde a primeira conferência telefónica no quadro das medidas de reforço de coordenação da resposta da União Europeia ao surto de Covid-19 decididas na passada terça-feira pelos líderes europeus.

Ministros da Saúde da UE realizam hoje primeira conferência telefónica
Notícias ao Minuto

12:20 - 12/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Na sexta-feira, também os ministros do Interior da UE realizarão uma videoconferência, com o mesmo objetivo, igualmente em cumprimento das decisões tomadas pelos chefes de Estado e de governo da União na videoconferência celebrada na terça, indicou hoje o porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer.

O porta-voz indicou que a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, que tinha previsto deslocar-se hoje à Grécia, "decidiu permanecer em Bruxelas e organizou hoje de manhã uma reunião com comissários para fazer um ponto de situação com base nos últimos desenvolvimentos relacionados com a crise do [novo] coronavírus e para fazer avançar as decisões adotadas no último Conselho Europeu".

Nesse sentido, anunciou então que "esta tarde haverá a primeira conferência telefónica de ministros da Saúde, que permitirá reforçar a coordenação de medidas nesta área, e amanhã [sexta-feira] haverá a primeira videoconferência de ministros do Interior, com o mesmo objetivo".

Desde o início da crise do novo coronavírus, os ministros da Saúde já celebraram duas reuniões extraordinárias em Bruxelas.

Na 'cimeira virtual' realizada na terça-feira, os líderes da União acordaram "atuar juntos e rapidamente" para fazer face ao surto do novo coronavírus, tendo identificado quatro áreas prioritárias nas quais concentrar os seus esforços.

"Necessitamos de atuar juntos, fazer tudo o que é necessário e atuar rapidamente. Esta é a forte mensagem partilhada pelos Estados-membros", declarou Charles Michel depois de uma videoconferência na qual participaram os líderes dos 27, incluindo o primeiro-ministro António Costa, e também o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, e a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Uma das medidas decididas foi um contacto regular entre os ministros da Saúde e os ministros do Interior dos 27, "para assegurar uma coordenação próxima", na resposta conjunta da União ao surto de Covid-19, que já atingiu todos os Estados-membros da UE.

Declarado como pandemia na quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o surto de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório