Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: "Quarentena não são férias", diz Rio. Há 78 casos em Portugal

A OMS decretou ontem que o surto de Covid-19 passou a ser uma pandemia. Por cá, António Costa remeteu a decisão sobre o encerramento de escolas para esta quinta-feira.

AO MINUTO: "Quarentena não são férias", diz Rio. Há 78 casos em Portugal
Notícias ao Minuto

07:46 - 12/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O surto de Covid-19 passou oficialmente de epidemia a pandemia. A Organização Mundial de Saúde () fez a declaração na quarta-feira, justificando a decisão com "níveis alarmantes de propagação e inação".

Em Portugal, a diretora-geral da Saúde explicou ontem que as decisões sobre o encerramento de escolas vão ser tomadas local a local. O Governo reúne-se esta quinta-feira para discutir os procedimentos para estes eventuais encerramentos, depois de António Costa ter deixado essa avaliação para o Conselho de Ministros.

pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China - que esta quinta-feira regista o número mais baixo de novos casos desde que há registo - e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo. O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

15h12 - Depois de Assunção Cristas, é conhecido o primeiro caso de um deputado do CDS que ficará em isolamento. Segundo o Expresso trata-se de João Gonçalves Pereira, que é também vereador na Câmara Municipal de Lisboa e que esteve durante toda a reunião da CML desta manhã sentado ao lado de Cristas. Ficará em casa até haver novos desenvolvimentos e informações e perceber se corre algum risco. A decisão foi confirmada ao jornal, pelo líder parlamentar do CDS, Telmo Correia.

15h06 - O bispo de Santarém exortou hoje os cristãos da diocese a seguirem "as instruções e recomendações de comportamento dadas pela Direção-Geral da Saúde e outras que surjam do Governo ou autarquias" a propósito da pandemia de Covid-19.

15h05 - Na Economia, as principais bolsas europeias estavam hoje a cair quase 10%, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado que mantém as taxas de juro inalteradas e um programa de empréstimos a longo prazo, durante a crise do coronavírus.

Também o Grupo Amorim Luxury anunciou, esta quinta-feira, que vai encerrar vários espaços, tanto do setor da restauração como da moda, como forma de prevenção face à propagação do novo coronavírus. A medida, que abrange os restaurantes JNcQUOI e as lojas Gucci, entra em vigor já a partir de sexta-feira, dia 13 de março

15h02 - O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) suspendeu hoje o acesso às instalações e atividades de atendimento ao público de não colaboradores fundamentais apelando que os utentes se dirijam ao local apenas em "casos imperiosos e inadiáveis".

15h - A Noruega e a Lituânia decidiram fechar creches, escolas e universidades durante pelo menos duas semanas, uma medida que o Governo dinamarquês também decidiu adotar sem mencionar o período de encerramento.

14h58 - Francisco George, do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), alertou hoje que as escolas, museus e outros equipamentos só podem fechar por ordem das autoridades de saúde e com base em critérios legais.

14h56 - A chefe do governo escocês, Nicola Sturgeon, defendeu hoje a intensificação das medidas de combate ao surto do novo coronavírus Covid-19, nomeadamente o cancelamento de eventos públicos de grande dimensão.

14h48 - Estão suspensas as competições de futebol organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol. A FPF emitiu comunicado e além das competições de futebol, também as de futsal, estarão suspensas até novas informações.

14h47 - SportTV informou esta quinta-feira que todos os jogos referentes às jornadas 25 e 26 da I Liga vão ser transmitidos em canal aberto. A única excepção é mesmo o Benfica-Tondela, que será transmitido pela BTV, canal de televisão do Benfica que detém os direitos de transmissão dos jogos em casa.

14h45 - O Congresso dos EUA vai encerrar ao público o edifício do Capitólio, em Washington, incluindo a Câmara de Representantes e o Senado, até abril, para travar a disseminação do novo coronavírus, disseram as autoridades.

14h39 - A mara de Cascais acionou nadadores-salvadores nas suas praias, mas sublinhou que estes locais "não são um lugar seguro neste tempo e neste contexto" e apelou ao "espírito de cidadania responsável", admitindo mesmo a possibilidade de interdição dos areais.

14h30 - O PSD anunciou hoje que a direção do partido recomenda a suspensão de atos eleitorais em curso e de reuniões ou Assembleias partidárias, tendo sido adotadas medidas preventivas na sede nacional.

14h26 - A União Democrata-Cristã (CDU), de Angela Merkel, anunciou hoje o adiamento do seu congresso extraordinário convocado para 25 de abril, no qual seria eleito o próximo presidente do partido alemão, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

14h24 - Sampdoria confirma atleta com teste positivo para Covid-19. Depois de Rugani, jogador da Juventus, tinha sido o primeiro jogador na Serie A a ter teste positivo para coronavírusGabbiadini, da Sampdoria, também teve diagnóstico confirmado.

14h15 - Os doentes internados no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco têm, a partir de hoje, apenas direito a uma visita diária, anunciou a administração da Unidade Local de Saúde (ULS).

14h03 - "Estar de quarentena não é estar de férias". Rui Rio falou aos jornalistas à saída do encontro com António Costa, esta tarde.

"O encerramento de escolas não é simpático, e o governo pode precisar de apoio em medidas restritivas, pelo que esse apoio terá. Porque ser prudente, neste caso, é tomar medidas", referiu

Questionado sobre uma quarentena para algumas zonas, o líder do PSD diz que "têm apenas ideias", pois não são Governo, "que é a quem compete tomar decisões". "Se os alunos não têm aulas para não haver convívio social tem de se arranjar forma de não o fazerem noutro sítio", vincou.

António Costa, convocou para esta quinta-feira os líderes de todos os partidos com assento parlamentar para dar conta das decisões que estão a ser tomadas pelo Governo sobre o coronavírus e para os ouvir sobre esta pandemia. Segue-se o Bloco de Esquerda.

13h51 - A procura de conservas de pescado (atum e sardinha) aumentou mas lojas ainda estão a escoar stocks. Segundo a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) afirmou hoje que "de momento, a indústria conserveira não tem problemas" e está "perfeitamente confortável" em termos de produção e de 'stocks'.

13h47 - A greve prevista para sexta-feira dos trabalhadores dos Serviços de Assistência Médico Social (SAMS) do Sul e Ilhas foi desconvocada "face às medidas de contenção e saúde pública" em curso no país, anunciou hoje fonte sindical.

13h43 - A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) disse hoje que o setor está já a sofrer as consequências do surto de Covid-19 e apela à implementação de medidas de apoio às empresas.

13h41 - O primeiro-ministro fez hoje um apelo a quem estuda ou trabalha em entidades que encerraram devido ao surto de Covid-19 para que evitem ir para "espaços mais conviviais", como as praias, e ajudem a evitar "a difusão do vírus".

13h39 - UEFA confirma que está a ponderar suspender todas as competições. Em causa, explica o organismo que tutela o futebol europeu, está também a possibilidade de o Europeu de Futebol, agendado para este verão, ser suspenso.

13h30 - A China diz que o vírus da Covid-19 pode ser "eliminado até junho deste ano". A afirmação vem precisamente do país onde teve início a pandemia. Mas para que isso seja possível, a China avisa que é necessário que as outras nações tomem "medidas agressivas" tais como as que foram tomadas pelo governo de Beijing.

13h24 - Espanha registou até agora 84 mortos com coronavírus (34 a mais do que quarta-feira) e 2.968 casos confirmados de contaminação (816 mais), segundo a última atualização feita hoje a meio do dia pelas autoridades sanitárias do país.

13h20 - O Conselho de Direitos Humanos da ONU decidiu suspender a sua sessão a partir de amanhã. A decisão não recebeu a oposição de nenhum país. 

13h10 - Depois de declarar o Covid-19 como uma pandemia, a OMS afirma, esta quinta-feira, que esta é "controlável". Contudo, afirma Tedros Adhanom Ghebreyesus, "não se pode combater um vírus se não se sabe onde está. Isto significa que é necessária uma vigilância robusta para encontrar, isolar, testar e tratar cada caso para quebrar as cadeias de transmissão". O responsável por esta organização apela aos países para que "encontrem o equilíbrio certo entre proteger a saúde, prevenir as perturbações económicas e sociais e respeitar os direitos humanos".

13h03 - As imagens da praia de Carcavelos, esta quarta-feira, repletas de gente são apenas um pequeno retrato dos muitos cidadãos em todo o mundo que estão a ignorar os avisos da  e a atenuar o perigo que o Covid-19 representa, por isso mesmo surgiu o movimento #StayTheFuckHome contra o Covid-19. Saiba mais aqui.

13h - No mundo do desporto, a McLaren anunciou, na manhã desta quinta-feira, que se vai retirar do Grande Prémio da Austrália em Formula 1, depois de um elemento da equipa britânica ter acusado positivo no teste ao vírus Covid-19 e no futebol campeonato português pode estar prestes a ser suspenso, segundo avança a rádio Renascença. Neste momento está um grupo de emergência constituído pela Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes, Sindicado de Jogadores, Associação de Árbitros, Treinadores e Médicos reunido com o intuito de avaliar a conjetura e decidir o adiamento das próximas jornadas da I e II Liga.

12h58 - Uma mulher de 57 anos infetada com o novo coronavírus (Covid 19) morreu hoje num hospital em Poznan, no oeste da Polónia, tornando-se a primeira vítima mortal da epidemia no país, anunciou o vice-autarca da cidade.

12h55 - Todas as escolas, universidades e instituições culturais estarão fechadas na Irlanda a partir de sexta-feira até 29 de março para tentar conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19), anunciou hoje o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

12h49 - Terminou o Conselho de Ministros que estava agendado para a manhã desta quinta-feira, mas será retomado pelas 20h, depois de o primeiro-ministro ter ouvido os partidos com assento parlamentar.  

12h47 - Fisco vai suspender as coimas dos contribuintes em isolamento profilático. O anúncio foi feito esta quinta-feira na página das Finanças.

12h44 - As autoridades cabo-verdianas estão a investigar três casos suspeitos do novo coronavírus no território, dos quais dois são turistas portugueses, anunciou hoje o diretor nacional de Saúde de Cabo Verde.

12h40 - Já não sabe o que está aberto ou não? Este mapa mostra os estabelecimentos (escolas, museus ou instalações desportivas) que foram encerrados e os eventos que foram cancelados para impedir a aglomeração de pessoas.

12h34 - O Irão anunciou hoje que mais 75 pessoas morreram devido ao novo coronavírus, elevando o número total de mortos no país para 429, e revelou ter pedido ajuda ao Fundo Monetário Internacional para combater a epidemia.

12h29 - A Assembleia da República decidiu hoje suspender todas as visitas guiadas e admissão de grupos de visitantes para evitar o risco de transmissão do novo coronavírus, adiando ainda todos os eventos como conferências ou apresentações de livros.

12h20 - Os ministros da Saúde da União Europeia realizam hoje à tarde a primeira conferência telefónica no quadro das medidas de reforço de coordenação da resposta da União Europeia ao surto de Covid-19 decididas na passada terça-feira pelos líderes europeus.

12h09 - Assunção Cristas está em quarentena, a notícia foi avançada pelo jornal Observador. A antiga líder do CDS abandonou uma reunião de Câmara, esta manhã, ao saber que um amigo com quem jantou durante o fim de semana está infetado com Covid-19.

Os restantes vereadores mudaram de sala para continuarem os trabalhos e a sala onde se estava a realizar a reunião fechou para desinfeção.

12h01 - Em Itália,  o país da Europa mais afetado pela pandemia coronavirus, o aeroporto Cimpiano, em Roma, que recebe sobretudo companhias de baixo custo, vai encerrar na sexta-feira como medida de contenção do novo coronavirus, enquanto o aeroporto de Fiumicino vai reduzir o movimento a partir de terça-feira. Chega-nos ainda a história de um casal que depois de estarem juntos há 60 anos morreram com duas horas de diferença por Covid-19.

11h56 - O setor da hotelaria poderá registar uma perda de receitas "na ordem dos 50%". Os dados foram avançados pela presidente da AHP, Cristina Siza Vieira, esta quinta-feira, e resultam de um inquérito realizado aos associados.

11h51 - As vendas de automóveis na China registaram em fevereiro passado uma queda homóloga de 81,7%, à medida que o surto de Covid-19 paralisou o país, prolongando a crise num setor em contração nos últimos dois anos.

11h48 - A principal oração da sexta-feira na Mesquita Central de Lisboa está suspensa devido ao surto de Covid-19, por constituir um risco para as cerca de 1.300 pessoas que participam naquele ato religioso, disse hoje o imã David Munir.

11h45 - A Casa da Música, no Porto, anunciou hoje o cancelamento dos concertos até 3 de abril, limitando a atividade da instituição a visitas guiadas e à restauração.

11h29 - A Áustria anunciou hoje a primeira morte no país devido ao novo coronavírus, um homem de 69 anos que esteve em Itália e retornou para Viena.

11h27 - Sobe para 78 o número de casos confirmados em Portugal. Há quase 5 mil pessoas sob vigilância e um total de 637 casos suspeitos, segundo o boletim mais recente da DGS.

11h15 - A La Liga, a liga espanhola de futebol, está suspensa, pelo menos, nas próximas duas jornadas. A medida para evitar a propagação do novo coronovírus contempla também o segundo escalão do futebol espanhol.

11h13 - Em França, a Disneyland Paris cancelou os desfiles e espectáculos na rua. A medida estará em vigor até 15 de abril.

11h05 - A UE desaprovou a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de impor uma proibição aos voos europeus. Num comunicado conjunto o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, classificam a decisão como "unilateral" e tomada "sem consulta". Insistem ainda que a pandemia de coronavírus é "uma crise global, que não está limitada a nenhum continente e que requer cooperação e não ações unilaterais".

10h59 - A Argélia registou a sua primeira morte devido à infeção pelo novo coronavírus, anunciou hoje num comunicado o Ministério da Saúde do país.

10h56 - Real Madrid está de quarentena, depois de um atleta da equipa de basquetebol ter testado positivo para Covid-19.

10h47 - Mais procura nos supermercados? Governo cria grupo para avaliar situação e "delinear, se necessário, medidas preventivas ou corretivas destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento", sublinha a tutela.

10h45 - A mara de Mafra, no distrito de Lisboa, encerra de hoje a 30 de abril diversas instalações municipais e suspende atividades como medida cautelar para minimizar o risco de contágio do novo coronavírus, foi anunciado em comunicado.

10h36 - O Instituto Politécnico do Porto, frequentado por cerca de 18.300 estudantes, suspendeu desde hoje e até 27 de março as atividades letivas em todas as suas escolas distribuídas por três campus, devido ao evoluir do surto de Covid-19.

10h32 - A Rússia ofereceu cerca de 800 kits de deteção do novo coronavírus a vários países, incluindo Irão e Coreia do Norte. "Permitem especialistas realizarem 80.000 testes", disse a agência de saúde russa Rospotrebnadzor.

10h25 - O governo de Macau disse hoje que o perigo centra-se agora na possibilidade de casos importados de Covid-19, principalmente provenientes de Hong Kong, Malásia, Singapura e de países europeus, num território que não regista casos há 37 dias.

10h19 - O debate instrutório da Operação Marquês que estava marcado para hoje e sexta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal foi adiado devido ao surto de Covid-19, disse hoje uma fonte do tribunal.

10h10 - A ministra da Igualdade espanhola, Irene Montero, testou positivo para coronavírus. vicepresidente do governo e também marido da ministra, Pablo Iglesias, encontra-se em quarentena. A agência EFE dá ainda conta de que a informação foi avançada pelo governo e que Irene Montero se encontra bem.  O El País refere que todo o executivo será testado hoje.

9h55 - A decisão de Donald Trump, de restringir a entrada de europeus no país, deverá ter impacto em 200 voos da TAP. Questionada pelo Notícias ao Minuto sobre o assunto, fonte oficial da TAP disse não comentar o tema para já.

9h52 - Depois de a Juventus ter informado esta quarta-feira à noite que Daniele Rugani acusou positivo para Covid-19. O jogador da vecchia signora, de 25 anos, disse estar bem e deixou um alerta a toda a população: "Peço a todos que respeitem as regras".

9h46 - No Reino Unido há duas novas mortes a registar depois de terem testado positivo para coronavírus. O total de mortes no país está assim em oito. Segundo a Sky News, tratavam-se de pacientes idosos com "outras condições de saúde prévias".

9h38 - A linha SNS24 está inoperacional na manhã desta quinta-feira. Em fase de pandemia, este centro de triagem para o Covid-19 mantém o custo de uma chamada local. O Notícias ao Minuto recebeu indicação de que há doentes em quarentena que estão, desde as 7h da manhã, a tentar estabelecer contacto com o 808 24 24 24, mas sem sucesso.

9h30 - Se só chegou aqui agora, fique com uma relação das atualizações sobre vítimas mortais em alguns dos países mais afetados, neste momento:

  • China. Foram registados hoje 18 novos casos de infeção pelo Covid-19. O número de mortos subiu em 11, para 3.169. No total, o país soma 3.169 mortes e 14,816 casos de infeção ativos, a maioria a nível mundial.
  • Itália. Neste momento, aquele que é considerado o foco europeu do surto de Covid-19 não tem para já novos casos registados. O número total de fatalidades é, assim, de 827 e o 10.590 casos de infeção ativos, os maiores números fora da China.
  • Irão. Sem novos casos para já, conta com um total de 354 mortos e um total de 5.687 casos ativos
  • Coreia do Sul. Na Coreia do Sul houve seis novas mortes (66 no total) e registados 114 novos casos, perfazendo um total de 7.470 casos ativos
  • Espanha. O país vizinho não tem para já novas mortes ou casos a registar. O balanço está assim com 55 óbitos e 2.039 casos ativos.

Estes dados foram retirados do Worldometers, um mapa global com atualizações automáticas.

9h25 - Ainda durante o dia de ontem o primeiro-ministro, António Costa, convocou para esta quinta-feira os líderes de todos os partidos com assento parlamentar para dar conta das decisões que estão a ser tomadas pelo Governo sobre o coronavírus e para os ouvir sobre esta pandemia.

9h14 - O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) recomendou hoje que só devem ser encerradas escolas públicas ou privadas por determinação das autoridades de saúde, uma posição saudada pela diretora-geral da Saúde.

Confederação Nacional de Associação de Pais (Confap) manifestou confiança nas autoridades de saúde, após o anúncio de que o encerramento de escolas será feito "caso a caso", acreditando que esta seja "a melhor decisão". Por seu lado o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) criticou, na quarta-feira, a "não decisão" da DGS de encerrar as escolas casuisticamente, alertando para o perigo de disseminação do vírus que poderá obrigar "a decisões fundamentalistas".

9h05 - Pelo Reino Unido procuram-se voluntários pagos para serem infetados com Covid-19. Isto numa tentativa de de encontrar uma vacina ou medicamentos anti-virais que combata o vírus que está a deixar o mundo em sobressalto.

8h45 - Vários médicos chineses expuseram o encobrimento feito pelas autoridades aquando do início do surto de Covid-19. Numa investigação feita pela revista chinesa Caixin, é revelado que o hospital chinês onde trabalhava Li Wenliang, o primeiro médico que alertou para os perigos do novo coronavírus, foi o mais atingido pelo surto devido ao ocultar de informações essenciais.

Segundo apurou a revista, o hospital estava sobrecarregado por pacientes com febre desde o início de janeiro e inúmeros ficaram ao cuidado de médicos não especializados em doenças contagiosas.

8h36 - Epidemia vs pandemia. O surto do novo coronavírus foi declarado ontem pela Organização Mundial da Saúde () como uma pandemia. Sabe o que isso significa? Veja aqui as diferenças.

8h24 - As principais praças europeias abriram em território negativo, esta quinta-feira, depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado a suspensão da entrada de europeus no país durante um mês.

8h20 - A liga profissional de basquetebol norte-americana, NBA, suspendeu a temporada após jogador dos Jazz testar positivo. Segundo a agência de notícias Associated Press, o jogador infetado é Rudy Gobert.

8h18 - Recorde-se que em Portugal há, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde, oficialmente 59 casos de infeção por coronavírus. Há ainda 471 casos suspeitos, 83 casos a aguardar o resultado laboratorial e 3066 pessoas em vigilância.

8h14 - Cuba confirmou os seus primeiros casos positivos de coronavírus. Segundo a agência de notícias Anadolu, tratam-se de três turistas de nacionalidade italiana que chegaram ao país na segunda-feira, 9 de março. O anúncio foi feito pelo ministro de Saúde Pública cubano.

8h05 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse hoje que é preciso evitar a disrupção económica, após os Estados Unidos terem suspendido os voos provenientes da maioria dos paises europeus, medida que será hoje avaliada pela União Europeia (UE).

Ainda pela Europa, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, decidiu adiar a visita a Atenas, na Grécia, agendada para hoje, para se concentrar na coordenação da luta europeia contra o surto do novo coronavírus.

7h45 - A China registou o número mais baixo de novos casos desde que há registo. O país registou hoje 15 novos casos de infeção pelo Covid-19, o número mais baixo desde que iniciou a contagem diária, em janeiro, numa altura em que outros países lidam com novos focos do surto. Até à meia-noite de quarta-feira (16h00 em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu em 11, para 3.169. No total, o país soma 80.793 infetados.

7h40 - A Grécia anunciou hoje a primeira morte causada pelo surto de Covid-19, um homem de 66 anos com uma patologia cardíaca anterior e que havia sido hospitalizado na cidade de Patras, na península do Peloponeso.

7h35 - O ator Tom Hanks e a esposa estão infetados com novo coronavírus. A notícia foi dada pelo ator norte-americano nas redes sociais, que se encontra na Austrália.

7h25 - O presidente dos Estados Unidos anunciou uma medida extraordinária de combate à propagação do vírus Covid-19. Todos os voos entre da Europa para os Estados Unidos estão suspensos, durante os próximos 30 dias, exceto com o Reino Unido.

7h22 - As aulas presenciais no ISCTE, em Lisboa, estão suspensas a partir de hoje e "devem ser substituídas por modalidade de ensino à distância" com início na segunda-feira, devido à propagação da pandemia da doença Covid-19.

07h10 - A Coreia do Sul anunciou hoje ter registado o menor número de novos casos diários de coronavírus em quase três semanas, 114, somando um total de 7.869 pessoas infetadas.

7h09 - Mais de 1.400 das cerca de 1.600 entidades públicas entregaram à Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) os respetivos planos de contingência para fazer face à pandemia de Covid-19.

7h06 - El Salvador está em quarentena. O presidente, Nayib Bukele, declarou, na quarta feira, decretou o isolamento proibiu a entrada de estrangeiros nos próximos 21 dias, para impedir a propagação da pandemia de Covid-19.

7h05 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu a todos os países que "intensifiquem os esforços" para combater a propagação da pandemia da doença Covid-19.

View this post on Instagram

The #COVID19 pandemic is a call to action – for everyone, everywhere. This is a crisis that affects everyone and we must all play our part by showing solidarity and responsibility with the most vulnerable – the elderly, the sick, those without reliable healthcare. As we fight the virus, we cannot let fear go viral. We must move forward with resolve and without stigma. Let’s overcome this common threat together. #coronavirus

A post shared by António Guterres (@antonioguterres) on Mar 11, 2020 at 3:15pm PDT

7h02 - O presidente filipino vai submeter-se hoje a um teste para despistar o novo coronavírus, depois de se ter encontrado com funcionários do seu Gabinete, expostos a pessoas infetadas e que estão agora em quarentena, informou fonte oficial.

07h - Recorde aqui o acompanhamento ao Minuto do surto de Covid-19 que tem alastrado pelo mundo.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto. A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12 mil infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório