Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

EUA sancionam dois responsáveis do Zimbabué por violarem direitos humanos

Os Estados Unidos da América (EUA) bloquearam os bens de dois responsáveis do Zimbabué por violação dos direitos humanos no âmbito de repressão política, anunciou hoje o secretário de Estado norte-americano.

EUA sancionam dois responsáveis do Zimbabué por violarem direitos humanos
Notícias ao Minuto

19:06 - 11/03/20 por Lusa

Mundo Zimbabué

De acordo com um comunicado do chefe da diplomacia norte-americano, Mike Pompeo, hoje divulgado, Anselem Sanyatwe e Owen Ncube foram sancionados por violarem os direitos humanos.

Nas palavras de Mike Pompeo, esta sanção deve-se ao "compromisso contínuo dos Estados Unidos em promover a responsabilização face a violações de direitos humanos".

O governante norte-americano instou as autoridades do Zimbabué a acabarem "imediatamente com a violência instigada pelo Estado, nomeadamente contra manifestações pacíficas, a sociedade civil, e membros da oposição do Governo", afirmando que estas devem responsabilizar quem viola os direitos humanos.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da Secretaria de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) anunciou que todos os bens de Sanyatwe e Ncube que estejam nos Estados Unidos, ou sob posse de alguém no país, estão bloqueados.

Por outro lado, foram levantadas as sanções aos zimbabueanos Ray Kaukonde, Shuvai Ben Mahofa, Sithokozile Mathuthu e Naison Ndlovu, por terem morrido ou por já não cumprirem os critérios para serem sancionados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório