Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

OMS declara o novo coronavírus como uma pandemia

A organização afirma que este agravamento na sua avaliação do Covid-19 não altera "o que vai fazer, e o que os países devem fazer".

OMS declara o novo coronavírus como uma pandemia
Notícias ao Minuto

16:35 - 11/03/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na tarde desta quarta-feira que o novo coronavírus, o Covid-19, é uma pandemia. O agravamento da avaliação feita por esta autoridade foi anunciado na conferência de imprensa diária pelo diretor-geral Tedros Ghebreyesus

"Pandemia não é uma palavra que se possa usar de ânimo leve ou de forma imprudente. Esta é uma palavra que, se for mal empregue, pode provocar um medo irracional, ou uma aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento ou mortes desnecessárias", frisou Tedros Ghebreyesus.

O responsável da OMS acrescentou ainda que "descrever a situação como pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por este coronavírus. Não altera o que a OMS está a fazer, e não altera o que os países devem fazer". 

"Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus", salientou o diretor-geral da OMS, deixou ainda um apelo aos países afetados pelo Covid-19. "Não podemos dizer isto de forma mais clara: todos os países podem mudar o curso desta pandemia", realçou. "Os países podem ainda mudar o curso desta pandemia se detetarem, testarem, tratarem, isolarem, rastrearem e mobilizarem as pessoas na resposta", ressalvou Tedros Ghebreyesus.

Um apelo que foi acompanhado de uma crítica à resposta dos governos dos países. "Alguns países estão a debater-se com a falta de capacidade. Alguns países estão a debater-se com a falta de recursos. Alguns países estão a debater-se com uma falta de determinação", sublinhou Tedros Ghebreyesus.

A OMS salientou que Itália e Irão são nesta altura as linhas da frente no combate ao Covid-19. 

A epidemia do novo coronavírus, que teve origem na cidade de Wuhan, na China, causou a morte a mais de 4.200 pessoas em todo o mundo e infetou mais de 115 mil. 

[Notícia atualizada às 17h22]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório