Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Há 59 casos em Portugal. Fase de mitigação por "horas ou dias"

O surto de Covid-19 continua a motivar o encerramento ou o condicionamento do acesso a serviços públicos, escolas, hospitais e outros equipamentos em Portugal.

AO MINUTO: Há 59 casos em Portugal. Fase de mitigação por "horas ou dias"
Notícias ao Minuto

07:40 - 11/03/20 por Sara Gouveia e Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

São já mais de 40 casos confirmados de infeção por Covid-19 em Portugal e o número tenderá a aumentar. O surto tem motivado, desde a semana passada, o encerramento ou o condicionamento do acesso a serviços públicos, escolas, hospitais e outros equipamentos por cá.

O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) reúne-se esta quarta-feira para discutir medidas de contenção do surto de Covid-19, como a possibilidade de antecipação das férias escolares da Páscoa.

Recorde-se que mais de 100 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 60 mil recuperaram.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

15h36 - A SIC Notícias adianta que está internado no Centro Hospitalar de Coimbra um paciente com coronavírus

14h57 - As autoridades belgas anunciaram hoje mais duas mortes relacionadas com o surto do novo coronavírus, de idosos de 73 e 86 anos, contando com três vítimas mortais, no dia em que divulgaram a primeira, outro idoso de 90 anos.

14h56 - A ministra da Saúde afirmou hoje ser inevitável que Portugal entre "dentro de horas ou dias" na fase de mitigação da doença Covid-19, quando se verifica a transmissão comunitária da infeção.

14h53 - UEFA está a estudar a hipótese de adiar todos os jogos agendados para esta quinta-feira, relativos à primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

14h48 - O Líbano registou hoje uma segunda morte devido ao novo coronavírus, entre os 61 casos de contaminação já registados, anunciou o Ministério da Saúde daquele país.

14h45 - O Governo da Madeira pondera atuar judicialmente contra dois cidadãos dinamarqueses que se deslocaram à região numa altura em estavam impedidos de viajar, devido a contacto com provável infetado com Covid-19, disse hoje o chefe do executivo.

14h36 - O ministro do Ambiente garantiu hoje que todas as empresas de transporte público estão a aplicar os seus planos de contingência para o novo coronavírus, referindo que todas as empresas públicas fazem desinfeção "muito mais intensa" dos seus veículos.

14h33 - Em Bruxelas, na capital da Bélgica e da União Europeia (UE), as medidas de prevenção face ao surto de Covid-19 variam, com o zelo demonstrado pelas instituições europeias a contrastar com as poucas medidas restritivas adotadas pelas autoridades belgas. 

14h30 - O governo colombiano anunciou hoje que porá em "isolamento preventivo" viajantes que cheguem ao país provenientes de Espanha, Itália, França e China para evitar a propagação do novo coronavírus.

14h26 - A Comissão Europeia disse hoje ter "algum tempo" para adotar as alterações legislativas temporárias de apoio à aviação devido ao novo coronavírus, por as faixas horárias ('slots') para a temporada de verão já terem sido atribuídas às companhias.

14h23 - As autoridades sanitárias angolanas vão reforçar as medidas de vigilância epidemiológica ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDCongo), onde foi confirmado o primeiro caso de coronavírus, foi hoje anunciado.

14h21 - A Hungria declarou o estado de emergência devido ao surto do novo coronavírus, dá conta a Associated Press. O governo húngaro proibiu a entrada no país de pessoas vindas de Itália, China, Coreia do Sul e Irão. 

14h13 - A China vai enviar uma equipa de especialistas a Itália para apoiar no combate ao surto do Covid-19. Itália já registou 631 mortos e mais de 11 mil casos de infeção pela doença.

14h11 - O número de pessoas infetadas com Covid-19 no Reino Unido subiu para 456, depois de mais 83 pessoas terem testado positivo para o novo coronavírus, avançam os meios de comunicação britânicos. Este é o maior aumento diário no número de casos de infeção desde o início do surto de Covid-19 no Reino Unido. 

14h05 - Um comandante da White Airways que realizou na terça-feira um voo pela TAP, de Madrid para o Porto, está infetado com o novo coronavírus, confirmaram hoje as companhias aéreas. De acordo com o comunicado hoje divulgado, "o comandante está com um estado de saúde estável e tanto a TAP como a White estão a prestar todo o apoio necessário ao colaborador da White Airways e restante tripulação".

13h59 - O governador da Lombardia Attilio Fontana disse hoje que foram registados 1.500 novos casos de coronavírus nesta região. A Lombardia tem sido a região italiana mais atingida pela epidemia de Covid-19. Sobe para mais de sete mil os casos de infeção verificados na Lombardia desde o início do surto. 

13h56 - As autoridades suíças vão fechar nove passagens de fronteiras com Itália. A decisão foi tomada depois do governo italiano ter imposto a quarentena em todo o país, no entanto, optou por continuar a permitir o tráfego rodoviário para a fronteira com a Suíça. 

13h45 - As Honduras anunciaram os seus primeiros dois casos de Covid-19, segundo a BBC. Um dos pacientes é uma mulher grávida que viajou de Espanha, o outro chegou da Suíça. 

13h41 - O ministro das Finanças britânico apresentou esta quarta-feira um pacote de medidas de avaliado em 30 mil milhões de libras (cerca de 34,3 mil milhões de euros) concebido para ajudar a economia britânica a enfrentar o impacto da epidemia de coronavírus

Rishi Sunak afirmou que o governo britânico vai fazer "o que for necessário" para proteger a economia do que considera ser uma "perturbação temporária", revela a Associated Press. 

13h27 - O surto de coronavírus pode colocar em causa as conversações para o Brexit, refere o The Guardian. Na próxima semana, 150 delegados de Bruxelas deveriam viajar para Londres para três dias de negociações.

13h18 - Número de caso de infeção duplicou no Paquistão, adianta a BBC. Atualmente, há registo de 20 pessoas infetadas com o novo coronavírus

13h16 - A Ordem dos Enfermeiros lançou hoje um apelo aos profissionais com experiência no atendimento telefónico na Linha SNS24, e especialistas em enfermagem de saúde pública, que contactem este serviço "com a máxima urgência", por forma a poderem reforçá-la

13h11 - Detetado Covid-19 em pacientes internados no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, avança o Expresso. Estes doentes estavam internados há vários dias com diagnóstico de pneumonia. 

13h09 - Marta Temido avançou hoje que "está pronta" a capacidade de realização em casa de recolha de material biológico para análises à doença Covid-19 e que está em estudo a hospitalização domiciliária de casos de doença ligeira

12h59 - O jogador do Hannover 96 Timo Hubers testou positivo para Covid-19. A informação foi avançada pelo clube do segundo escalão do futebol alemão. O defesa de 23 anos está agora de quarentena na sua própria habitação. Como medida de precaução, os colegas de equipa de Hubers vão ser submetidos a testes. 

12h51 - Espanha registou até hoje 47 mortos provocados pelo novo coronavírus (mais 11) e 2.002 pessoas estão infetadas (mais 363), a maior parte na região de Madrid, segundo a atualização dos números feita pelo Ministério da Saúde espanhol. 

diretor do Centro de Coordenação de Alertas de Saúde e Emergências, Fernando Simon, sublinhou que já houve 136 pacientes que foram considerados curados depois de terem apanhado a doença. 

12h44 - A AS Roma não irá rumar até Sevilha para disputar o jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, um duelo que estava agendado para esta quinta-feira. O clube orientado por Paulo Fonseca tomou esta decisão após conversações com a UEFA e as federações italiana e espanhola. 

12h39 - O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, esteve de visita ao Hospital do São João, esta quarta-feira, e revelou aos jornalistas a existência de 29 casos de Covid-19 naquela unidade

"O hospital de São João tem feito um trabalho fantástico que vale a pena relevar. Será um exemplo para todos os hospital que venham a ter muitos casos e é evidente que estão a precisar de gente", disse Miguel Guimarães. 

12h33 - O número de infetados em Portugal subiu para 59, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS). Há 471 casos suspeitos a aguardar os resultados dos testes. 

12h29 - A Universidade Católica Portuguesa suspendeu as aulas presenciais no campus de Lisboa até ao dia 30 de março. A UCP já tinha tomado esta decisão relativamente aos campus do Porto e de Braga. 

12h18 - O líder da UNITA, o maior partido da oposição angolana, Adalberto da Costa Júnior, manifestou-se hoje "surpreendido" pela falta de rastreio de temperatura no aeroporto de Lisboa, ao contrário do que aconteceu na entrada em Cabo Verde e Luanda. 

12h11 - O Irão confirmou mais 63 novas mortes, aumentando o total para 354. O ministro da Saúde Kianush Jahanpour disse à televisão estatal iraniana que o país registou 958 novos casos de Covid-19 no espaço de 24 horas. O número de casos de infeção ascende a cerca de nove mil no total. Jahanpour aconselhou os cidadãos iranianos a cancelarem os seus planos para viagens e a ficarem em casa. 

11h54 - Dos 165 cidadãos do Bahrain retirados do Irão de avião esta quarta-feira, 77 testaram positivo para Covid-19, referiu o ministro da Saúde do Bahrain. Segundo a CNN, este foi o primeiro de vários voos com o objetivo de repatriar cidadãos do Bahrain que se encontram no Irão, um dos países mais afetados pela epidemia do novo coronavírus.

O número de pessoas infetadas no Bahrain sobe assim para 187. 

11h45 - O Governo italiano vai disponibilizar 25 mil milhões de euros para combater a epidemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que já provocou mais de 600 mortes no país, foi hoje anunciado. Desse montante, aproximadamente metade será mobilizada para emergências, sendo a outra metade utilizada para possíveis necessidades futuras do país. 

11h27 - O concelho de Ovar regista o seu primeiro caso de infeção do novo coronavírus. A Câmara de Ovar informou hoje que o Polo da Unidade de Saúde Familiar Alpha, em São Vicente de Pereira, foi encerrado por esse motivo. 

11h20 - O Governo já recebeu mais de uma centena de pedidos para contratação de profissionais de saúde para reforçar as equipas nos hospitais desde o início do surto do novo coronavírus, anunciou o secretário de Estado da Saúde António Sales. 

Tal como a ministra Marta Temido, António Sales também está a ser ouvido na comissão parlamentar de Saúde. 

11h03 -  Foi registada a terceira morte na Alemanha. Segundo o Die Welt, o paciente infetado com coronavírus morreu na Renânia do Norte-Vestfália, tal como os dois anteriores.

11h - Há já 37 mortos registados em toda a Espanha, a última foi registada na Estremadura. Desse número de óbitos, 31 foram em Madrid, onde o número de contagiados já supera o milhar.

10h54 - Em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte oficial da Universidade Católica Portuguesa garantiu que, até ao momento, não há nenhum caso confirmado, nem suspeito, de infeção por Covid-19 em nenhum dos campus da instituição. Foi decidido, como justificou ainda a mesma fonte, suspender as aulas presenciais no Porto e em Braga apenas como medida preventiva, atendendo à incidência do surto no norte do país. Em Lisboa, as atividades letivas mantêm-se inalteradas, mas há já um plano de contingência preparado para qualquer eventualidade. 

10h49 - Marta Temido continua a ser ouvida no Parlamento esta quarta-feira e revelou que houve "mais casos confirmados" e que, por isso, o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus já supera os 41 do último balanço da DGS. A atualização oficial acontecerá ainda esta manhã.

A ministra revelou ainda, que, até ao momento, não tem confirmação de que haja médicos ou profissionais de saúde infetados com a doença.

10h39 - No mundo das celebridades, são muitas aquelas que tem recorrido às redes sociais para falar sobre o coronavírus. Exemplo disso foi a influencer italiana Chiara Ferragni que, juntamente com o marido, o cantor Fedez, decidiu lançar uma campanha para arrecadar fundos para ajudar a combater o vírus e que conseguiu angariar mais de três milhões de euros em apenas um dia.

10h28 - O número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou para 118.554, das quais morreram 4.281, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France-Presse (AFP), com dados atualizados às 09h de hoje.

10h25 - O presidente da Câmara de Felgueiras alertou hoje para as "muitas queixas" de pessoas que estão a ser "segregadas" fora do concelho devido ao surto de Covid-19 só por serem de Felgueiras, algo que diz ser "inadmissível".

10h13 - O número de casos de Covid-19 na África do Sul subiu para 13, entre os quais um homem de 40 anos que regressou de Portugal, anunciou hoje em comunicado o ministro da Saúde, Zweli Mhize.

10h05 - A ministra da Saúde está a ser ouvida na comissão parlamentar de Saúde esta manhã. Durante um ponto de situação sobre a resposta dos serviços de Saúde deu conta de que as linhas SNS24 e de apoio ao médico vão ser reforçadas "ainda esta semana". No caso da SNS24 será mais precisamente com "o número de enfermeiros disponíveis para o atendimento [81]", avançou.

Durante a audição Marta Temido referiu ainda que há "dez hospitais de primeira e segunda linha a receber doentes" e "dez entidades com capacidade de realização de análises" e que "está pronta a capacidade de recolha de material biológico em casa e em estudo a expansão o recurso à hospitalização em casa no caso de doença ligeira".

9h40 - Primeira morte registada na Indonésia foi de uma cidadã britânica que se encontrava em Bali. Segundo os média locais, numa conferência de imprensa, o governo indonésio deu conta de que a paciente, de 53 anos, já se encontrava "em estado crítico" quando foi diagnosticada com Covid-19.

9h10 - O Governo timorense aprovou hoje o alargamento de medidas temporárias de restrição de entrada a cidadãos estrangeiros que tenham estado na China, Coreia do Sul, Itália e Irão como prevenção face ao surto do novo coronavírus.

8h58 - Italiana isolada com o cadáver do marido em casa por suspeita de Covid-19. O homem de 76 anos terá morrido de doença súbita, mas poderia estar infetado com o novo coronavírus. A mulher, tendo um contacto naturalmente próximo com o marido, poderá também estar infetada.

8h53 - Bélgica anuncia a primeira morte por infeção de Covid-19 no país. Segundo a Radio Télévision Belge Francophone tratava-se de uma mulher de 90 anos, de Bruxelas. O país tem já mais de 260 casos de coronavírus.

8h51 - A Associação de Patinagem de Lisboa anunciou a suspensão imediata de todas as competições, encontros e torneios como medida de contenção e preventiva face ao Covid-19.

8h49 - Já agora deixamos-lhe aqui quatro mitos e recomendações falsas que tem de ignorar sobre o Covid-19. As dicas são várias, mas o que é que a ciência diz sobre isso? Saiba aqui.

8h29 - A mara de Setúbal anunciou que vai suspender as atividades previstas para os equipamentos municipais de utilização pública a partir de hoje, com o objetivo de prevenir a propagação do novo coronavírus.

8h25 - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse terça-feira que foram descartados pelas autoridades venezuelanas quase 20 casos suspeitos de coronavírus, insistindo, no entanto, que o surto vai chegar ao país.

8h10 -  Qualidade do ar na China melhora devido ao surto de Covid-19. O chefe da agência meteorológica da ONU explicou que a redução no consumo de energia devido ao novo coronavírus contribuiu para a melhoria da qualidade do ar na China, ilustrando o impacto da redução das emissões humanas.

8h03 - As autoridades indonésias de saúde reportaram hoje a primeira morte de um doente com o Covid-19, uma mulher com 53 anos.

7h45 - As empresas na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de Covid-19 e em quarentena desde janeiro passado, podem retomar "gradualmente" a atividade, informaram hoje as autoridades locais.

7h35 - Jogo entre o Manchester City e o Arsenal foi adiado depois de vários jogadores do Arsenal se encontrarem de quarentena.

7h31 - Mais de mil médicos responderam positivamente ao apelo lançado pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, para reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde para combater o surto de Covid-19.

7h20 - O Grupo Lusófona decidiu suspender, preventivamente e até 24 de março, a atividade na maioria das suas instituições de ensino superior, devido à epidemia de Covid-19, visando "garantir a segurança de toda a sua comunidade académica".

7h12 - A Turquia anunciou hoje o primeiro caso confirmado do novo coronavírus num homem que regressado da Europa. O paciente se encontra em isolamento, bem como familiares e outras pessoas que estiveram em contacto direto com o indivíduo.

7h07 - As autoridades do medicamento da União Europeia estão a monitorizar o abastecimento de medicamentos por causa do Covid-19, apesar de ainda não haver falhas, e recomendam às empresas farmacêuticas a implementação de medidas de resiliência apropriadas.

7h05 - O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) reúne-se hoje para discutir medidas de contenção do surto de Covid-19, como a possibilidade de antecipação das férias escolares da Páscoa.

07h - Recorde aqui o acompanhamento ao Minuto do surto de Covid-19 que tem alastrado pelo mundo e verifique aqui a lista de serviços e espaços encerrados ou com acesso condicionado em Portugal, conforme os anúncios públicos feitos até ao início da noite de terça-feira.

Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 631 mortos e mais de 10.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

França, Espanha e Alemanha têm mais de mil infetados cada. O surto também cresceu no Médio Oriente, sendo o Irão o país mais atingido com mais de oito mil casos.

No mundo, a Coreia do Sul é o terceiro país mais afetado, com 7.755 infetados e 60 mortos. A epidemia de Covid-19, detetada em dezembro na China, já provocou mais de 4.200 mortos. Mais de 100 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 60 mil recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório