Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: 41 infetados com Covid-19 em Portugal. Dois prestes a ter alta

Um pouco por todo o mundo há mais de 114 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, e mais de quatro mil vítimas mortais. Em Portugal há 41 infetados.

AO MINUTO: 41 infetados com Covid-19 em Portugal. Dois prestes a ter alta

São já mais de 114 mil casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de quatro mil mortos um pouco por todo o mundo. Neste momento, apenas a China, epicentro do vírus, vê reduzir o número de casos.

Na Europa estão a ser tomadas medidas excecionais para mitigar a propagação do vírus. Itália, o país mais afetado da Europa, está mesmo de quarentena.

Em Portugal, as autoridades começam a adotar medidas de contenção mais 'musculadas', como o encerramento de lares, escolas, universidades, ou a suspensão de visitas nos hospitais e prisões. Entretanto, a ministra da Saúde anunciou que os eventos com mais de mil pessoas à porta fechada devem ser cancelados. Foram também suspensos todos os voos entre Portugal e zonas mais afetadas de Itália.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) vai ser ouvida hoje no Parlamento e o primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se com os ministros das Finanças, da Economia, Administração Interna, Saúde, Infraestruturas e Planeamento para anunciar mais medidas de resposta ao surto do Covid-19.

Nesta altura estão confirmados 41 casos de infeção em Portugal. Confira aqui a lista de serviços e espaços encerrados ou com acesso condicionado em Portugal, conforme os anúncios públicos feitos até ao início da noite de segunda-feira.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

14h54 - Dois passageiros, com sintomas de gripe, foram resgatados do navio de cruzeiro AIDAsol, da companhia Carnival, que está impedido de atracar em Marselha, França, por receio de propagação do Covid-19. De acordo com o The Sun, houve necessidade de retirar a dupla da embarcação porque os restantes passageiros começaram a entrar "em pânico".

14h48 - O Marrocos anunciou hoje a primeira morte relacionada com o novo coronavírus, uma mulher de 89 anos que sofria de doenças crónicas, de acordo com o Ministério da Saúde marroquino.

14h47 - A União Africana (UA) alertou hoje para a necessidade de comprar mais testes e outros artigos médicos de emergência para responder à epidemia de Covid-19, numa altura em que o continente regista mais de 90 casos em 10 países.

14h39 - A Secção do Centro da Ordem dos Médicos (OM) cancelou hoje todas as deslocações dos seus dirigentes às unidades de saúde da região devido à epidemia do novo coronavírus.

14h38 - O presidente da Câmara da cidade francesa de Montpellier encomendou 320 mil canetas para que todos os eleitores do município possam votar sem correr o risco de contrair Covid-19.

14h36 - O presidente dos diretores escolares, Filinto Lima, defende que os alunos prejudicados pelo encerramento das escolas por causa do novo coronavírus poderão ter aulas extra no final do ano letivo ou nas férias da Páscoa.

14h32 - Espanha teve até hoje um total de 35 mortos provocados pelo novo coronavírus e 1.622 pessoas infetadas, 400 mais do que na segunda-feira, segundo a atualização dos números feita pelo Ministério da Saúde espanhol.

14h16 - Londres implementou um "regime de limpeza aprimorado" para combater a disseminação do coronavírus. As estações de metro mais movimentadas da capital do Reino Unido, assim como as carruagens e os autocarros, estão a ser limpas regularmente e mais vezes que o habitual, com um desinfetante "forte", informa a Transport for London.

14h15 - A delegada de Saúde do Norte pediu hoje a todos os que estiveram num evento na sexta-feira no Hard Club, no Porto, com um participante infetado com o novo coronavírus, que fiquem em isolamento social e contactem as autoridades.

14h14 - Reino Unido confirma sexta morte por coronavírus. BBC diz que vítima mortal é um homem com mais de 80 anos. Neste momento há 373 pessoas infetadas com Covid-19 neste país.

14h13 - O primeiro português infetado pelo Covid-19 foi esta terça-feira recebido pelo secretário de Estado da Saúde e pela secretária de Estado das Comunidades à chegada ao Aeroporto de Lisboa. Adriano Maranhão está "feliz" por estar de regresso a Portugal.

14h12 - A basílica e a praça de São Pedro, no Vaticano, encerraram aos turistas até 3 de abril "para evitar a propagação do coronavírus", anunciou hoje a Santa Sé.

14h10 - A rainha Isabel II recusou dar apertos de mão durante uma audiência no Palácio de Buckingham com a embaixadora do Sri Lanka, Saroja Sirisena.

14h09 - O Conselho Internacional de Aeroportos na Europa advertiu hoje que o surto de coronavírus está a tornar-se "uma crise sem precedentes" para os aeroportos europeus e previu que no primeiro trimestre haja menos 67 milhões de passageiros.

14h08 - O Fórum 'Vê Portugal' prevê atrair a Caldas da Rainha 600 participantes no encontro marcado para maio e que o Turismo Centro de Portugal acredita ser a primeira iniciativa de "retoma" após a epidemia do Covid-19.

14h03 - O Congresso dos Deputados espanhol adiou para a próxima semana a sessão plenária prevista para esta quarta-feira, depois de os deputados do partido Vox, cujo líder deu positivo no teste ao coronavírus, decidirem passar a trabalhar em casa.

14h01 - O primeiro-ministro português defendeu hoje a adoção de medidas pela União Europeia (UE) para travar "qualquer risco de recessão" e evitar que se junte "uma epidemia económica" à "epidemia da doença", a Covid-19.

13h55 - "Temos de escolher quem tratar como na guerra". A frase pertence a um médico anestesista que trabalha na região da Lombardia, a mais afetada em Itália.

13h49 - A presença de voluntários do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai ser suspensa temporariamente no IPO de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)

13h42 - Os Prémios dos Festivais Ibéricos e o fórum Talkfest, previstos para a próxima sexta-feira e sábado, foram adiados para os dias 15 a 17 de outubro, anunciou a Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aportfest).

13h40 - Liceu Francês, em Lisboa, suspende aulas por precaução devido a caso positivo em aluno. Numa mensagem enviada aos pais dos alunos, e a que a agência Lusa teve acesso, a diretora da escola, Isabelle Negrel, afirma que se trata de uma decisão da embaixada de França como "medida de precaução", apelando aos pais para que recolham os seus filhos "sem precipitação e sem urgência".

13h12 - Um grupo de médicos especialistas em saúde pública criou um mapa interativo onde pode seguir a evolução do surto em Portugal.

13h08 - A Assembleia da República decidiu "avaliar" a realização das visitas externas em função da sua proveniência e cancelar as deslocações ao estrangeiro de deputados e funcionários parlamentares.

Notícias ao MinutoMapa interativo permite seguir a evolução do surto em Portugal© Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública

13h05 - Tony Carreira acaba de cancelar o concerto de dia 14 de março, na Altice Arena, em Lisboa. O comunicado do cantor, partilhado na sua página de Facebook, surge depois de a ministra da Saúde ter recomendado o cancelamento de todos os eventos à porta fechada com mais de mil pessoas.

12h58 - Dois doentes infetados com Covid-19, internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, deverão ter alta na próxima semana, avança a Renascença. A informação foi confirmada à rádio pelo diretor do serviço de infecciologia desta unidade de referência no âmbito da epidemia do novo coronavírus, Fernando Maltês.

12h56 - A Câmara do Porto decidiu hoje encerrar os teatros e museus e mandou cancelar todos os eventos públicos até 3 de abril, seguindo o plano de contingência contra a doença pelo novo coronavírus, anunciou a autarquia.

12h56 - Centenas de britânicos estão retidos em Itália depois de a companhia aérea British Airways ter cancelados os voos de e para este país, que é o que mais está a sofrer  na Europa com a propagação do Covid-19.

12h52 - O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) coloca hoje em funcionamento um "circuito próprio e absolutamente independente do serviço de urgência" dedicado a casos suspeitos relacionados com o surto de Covid-19, indicou o diretor clínico daquele equipamento.

12h50 -  Morreram mais cinco pessoas com Covid-19 em França. O número de vítimas mortais devido o novo coronavírus subiu para 30 neste país, informou a Autoridade de Saúde Pública francesa esta terça-feira.

12h50 - António Costa defende teste a Marcelo e lembra que "Presidente há só um".

12h46 - A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu orientações aos museus, monumentos e palácios na sua dependência para que fossem suspensas todas as atividades públicas, quer aconteçam em locais fechados ou abertos, no contexto do surto do novo coronavírus.

12h40 - A Ryanair anunciou, esta terça-feira, a suspensão da programação completa de voos de e para Itália, e dentro do território italiano, depois do Governo italiano restringir as viagens em todo o país para conter a propagação do Covid-19.

12h37 - Os líderes da União Europeia (UE) vão reunir-se hoje à tarde, através de videoconferência, para traçar uma abordagem coordenada ao novo coronavírus e avaliar os impactos, nomeadamente económicos, após o surto se ter alastrado a todos os Estados-membros.

12h37 - Os Pearl Jam cancelaram a tour pela América do Norte que contava com 17 concertos e começava já dia 18 de março. Assim como a banda norte-americana, também Miley Cyrus e Madonna decidiram cancelaram espetáculos.

12h36 - O presidente da Câmara de Felgueiras comunicou às autoridades de saúde "indícios" de haver pessoas em Idães que não estarão a respeitar a situação de quarentena em que se encontram, no âmbito do surto de Covid-19.

12h20 - Pedro Martins, treinador português que orienta o Olympiacos, clube grego, terá sido levado para o hospital para realizar o despiste ao vírus Covid-19

12h17 - O Presidente da China, Xi Jinping, deu hoje o surto do Covid-19 no país como "praticamente contido", durante uma visita surpresa a Wuhan, cidade chinesa de onde a doença é originária e sob quarentena desde janeiro passado.

12h10 - O Governo dos Açores reconheceu hoje que "cada dia é um dia diferente" na análise ao surto de Covid-19, sendo que na região houve até ao momento três casos suspeitos, todos com resultado negativo.

12h09 - Os diretores escolares defendem a antecipação das férias da Páscoa para tentar conter a disseminação do novo coronavírus e garantem que os pais estão recetivos à mudança em nome do bem-estar dos alunos.

12h08 - O diretor nacional da PSP, Manuel Magina da Silva, anunciou hoje a compra de 10 mil máscaras para distribuir pelos vários comandos da Polícia, para evitar a proliferação do novo coronavírus.

12h02 - A  cidade de Wuhan, considerada epicentro do surto Covid-19, viu as suas escolas serem encerradas e as aulas dadas pelos professores remotamente através, or exemplo, de apps como a DingTalk, da gigante tecnológica Alibaba. Mas esta não tem sido do agrado de todos. Saiba porquê clicando aqui

12h00 - Subiu para 41 o número de casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde.

12h00A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPGDP) decidiu hoje adiar o piquenique musical, previsto para dia 21, em Serpins, na Lousã, numa medida preventiva face ao surto de Covid-19.

11h54 - As empresas de transportes Barraqueiro e Transportes Sul do Tejo (TST), que operam na Área Metropolitana de Lisboa, estão a reforçar as medidas de contingência por causa do surto de Covid-19, como a higienização e a desinfetação.

11h52 - A Liga de Clubes decidiu, nesta terça-feira, que todos os jogos da I e da II Liga portuguesa vão disputar-se, á porta fechada, no próximo fim de semana, de forma a evitar a propagação do número de casos por coronavírus.

11h44 - As cadeias de supermercados espanhóis afastaram hoje o risco de escassez nas suas lojas devido ao novo coronavírus e asseguram que o fornecimento de produtos está garantido, apesar de um número de clientes superior ao normal.

11h40 - António Costa acaba de dizer que os portugueses devem estar preparados para um agravamento do surto de Covid-19. As declarações do primeiro-ministro foram feitas na conferência de imprensa, após a reunião da manhã desta terça-feira com oito dos seus ministros. O Chefe do Governo adiantou ainda prever "um aumento no número de casos de infeção ao longo dos próximos dias e das próximas semanas".

11h36 - O secretário geral do Vox, Javier Ortega Smith, foi diagnosticado com Covid-19, avança o jornal espanhol La Sexta. Perante este caso, os restantes deputados do partido vão trabalhar a partir de casa, para evitar contágios.

11h30 - Há mais um caso de Covid-19 em Portugal. De acordo com a SIC Notícias, trata-se de uma aluna do Liceu Francês Charles Lepierre, localizado em Lisboa. O mesmo canal adianta que a jovem estava em isolamento desde o dia 29 de fevereiro. Para já, o liceu continua de portas abertas e a funcionar normalmente.

11h29 - UEFA está a ponderar suspender a Champions e a Liga Europa, depois de Itália ter suspendido todos os eventos desportivos até ao dia 3 de abril e de Espanha ter fechado as portas dos estádios da I e da II divisão de futebol nas próximas duas jornadas.

11h25 - O Instituto Superior de Ciência Educativas (ISCE) Douro, sediado em Penafiel, decidiu suspender as aulas presenciais durante duas semanas, no âmbito das medidas preventivas do novo coronavírus, foi hoje anunciado.

11h19O Líbano registou hoje a primeira morte pelo novo coronavírus (Covid-19) entre os 41 casos de contaminação identificados, confirmou à agência de notícias AFP um responsável do Ministério da Saúde libanês.

11h18 - O Irão informou, esta terça-feira, que o Covid-19 matou mais 54 pessoas no país, elevando o número de vítimas mortais para 291. Mais de 8 mil estão infetadas com o novo coronavírus neste que é o país mais atingido do Médio Oriente.

11h15 - O ministro de Estado e da Economia e a secretária de Estado do Turismo reúnem-se hoje com confederações e associações do turismo para analisarem as consequências do novo coronavírus no setor, disse fonte oficial à Lusa.

11h13 - O novo coronavírus pode sobreviver no ar por pelo menos 30 minutos e contagiar alguém a 4,5 metros, ou seja, mais do que a "distância segura" recomendada pelas autoridades de saúde de todo o mundo, segundo um estudo publicado por cientistas chineses.

11h10 - Pequim decidiu encerrar todos os hospitais temporários em Wuhan, avançam os meios de comunicação social estatais chineses esta terça-feira. Este anúncio sucede numa altura em que cada vez mais pacientes estão a ter alta e quando o presidente chinês está de visita à cidade que foi o epicentro da epidemia de coronavírus, que entretanto se propagou globalmente.

11h09 - "A Aústria fechou a fronteira com Itália", disse o chanceler austríaco Sebastian Kurz, esta terça-feira. Do pacote de medidas tomadas pelo Governo austríaco, para impedir a propagação do Covid-19 no país, faz ainda parte o cancelamento de palestras e o incentivo ao trabalho a partir de casa. A Aústria tem, neste momento, 157 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.

11h05 - O Instituto Superior Técnico suspendeu hoje todas as aulas e outras concentrações com mais de 50 pessoas num esforço de contenção da epidemia de Covid-19 em Portugal.

10h59 - A Liga espanhola comunicou, nesta terça-feira, que as duas próximas jornadas da primeira e da segunda divisão vão disputar-se à porta fechada.

10h51 - A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) admitiu hoje que "não podem ser excluídos" problemas de escassez de medicamentos no quadro da propagação do novo coronavírus, mas disse que esse ainda não é o caso.

10h52 - A associação de estudantes de medicina afirmou hoje apoiar a suspensão de aulas presenciais nas instituições de ensino e de saúde devido ao Covid-19, mas exigiu medidas que assegurem a continuidade da formação médica, como ensino à distância.

10h48 - A DouroAzul, que inicia na segunda-feira a temporada de cruzeiros no Douro, anunciou hoje que irá realizar uma triagem pré-embarque de todos os clientes através da aplicação de um questionário sobre estado de saúde e medição de temperatura.

10h47 - A província chinesa de Hubei, epicentro do novo coronavírus, anunciou hoje um levantamento parcial das medidas de quarentena aplicadas a várias das suas cidades, voltando a permitir a deslocação dos seus habitantes de forma controlada.

10h46 - O Tribunal de Santarém adiou hoje o início do julgamento do ex-presidente da AUSTRA Fernando Fernandes, acusado de peculato, dado que o seu advogado reside próximo do local onde se iniciou o surto do Covid-19 em Portugal, em Felgueiras.

10h40 - Israel coloca em quarentena de 14 dias qualquer pessoa que chegue ao país. A decisão, que acontece apenas a um mês da Páscoa, foi tomada pelo primeiro-ministro. Aos jornalistas Benjamin Netanyahu disse: "Esta é uma decisão difícil, mas essencial para salvaguardar a saúde pública. E a saúde pública vem em primeiro lugar".

10h37Os participantes de quatro espetáculos nos concelhos de Albergaria-a-Velha e Ílhavo, onde esteve uma pessoa infetada com Covid-19, devem contactar delegados de saúde pública, através de linha dedicada, apelou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro. Saiba quais são os eventos aqui

10h33 - Uma conferência mundial de turismo prevista para decorrer este mês em Vilamoura, no Algarve, foi cancelada e adiada para novembro devido ao surto da doença provocada pelo novo coronavírus, disse fonte da Universidade do Algarve (UAlg) à Lusa.

10h32 - O Partido Socialista adiou as eleições para os órgãos federativos no Porto e em Braga, que estavam previstas para o próximo fim de semana, e “todos os congressos federativos”, que se realizariam a 4 e 5 de abril.

10h30O preço dos alimentos na China subiu em fevereiro 21,4%, em termos homólogos, à medida que as medidas para conter a propagação do Covid-19 paralisaram o país asiático, com o bloqueio de cidades e transporte de mercadorias.

10h29 - A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realiza esta quarta-feira, não vai contar com a presença de público. Apenas 100 convidados vão estar presentes no evento.

10h21 - A meia maratona de Lisboa, prevista para dia 22 de março foi adiada para setembro devido ao surto de Covid-19, avança a TSF.

10h18 - A Câmara de Paços de Ferreira pediu ao Ministério da Educação a interrupção das atividades letivas no concelho, no âmbito das medidas preventivas do novo coronavírus, informou hoje aquele município do distrito do Porto.

10h17 - A República Checa, que tem 40 casos diagnosticados com o novo coronavírus, mandou encerrar todas as escolas do país e cancelar eventos com mais de 100 pessoas. A informação foi dada esta manhã pelo primeiro-ministro do país, Andrej Babis.

10h15 - O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, anunciou hoje que vai trabalhar de casa nas próximas duas semanas, como medida de precaução após ter estado no fim de semana em Itália, o país europeu mais afetado pelo surto de Covid-19.

10h11 - British Airways suspendeu, esta terça-feira, todos os voos de e para Itália.

10h06 - O Patriarcado de Lisboa anunciou hoje o adiamento da Jornada Diocesana da Juventude, prevista para o final do mês, em Queluz, devido ao surto de Covid-19.

10h01 - Adriano Maranhão, o primeiro português infetado com Covid-19, chega hoje a Portugal do Japão, onde esteve hospitalizado, depois de ter estado de quarentena no cruzeiro Diamond Princess. A chegada do português está prevista para as 12h00 e para o receber, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vão estar a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

09h56 - Um despacho reitoral determinou, esta terça-feira, a suspensão das atividades letivas presenciais em toda a Universidade do Minho.

09h53 - A Comissão Europeia apelou hoje aos Estados-membros para prosseguirem os seus esforços no sentido de "conter de forma agressiva" o surto do novo coronavírus, sublinhando que "os próximos dias e semanas serão críticos".

09h49 - Depois do jogo entre Valencia e Atalanta, eis que surge o anúncio de mais um encontro dos oitavos de final da Liga dos Campeões que se irá jogar à porta fechada, desta feita entre Barcelona e Napoli.

09h43 - O Papa Francisco pediu hoje aos padres "que tenham coragem de sair e ver" os doentes que sofrem com o novo coronavírus (Covid-19), durante a missa matinal realizada na residência de Santa Marta.

09h28 - A sede da Parfois em Rio Tinto vai fechar para quarentena, após ter sido confirmado um caso de Covid-19. A pessoa infetada apresenta um quadro de "evolução favorável".

09h15 - As análises realizadas a um cidadão italiano, em Díli, que era suspeito de ter contraído o Covid-19 deram negativas nos testes realizados no Royal Darwin Hospital, no Norte da Austrália, disse à Lusa fonte diplomática. Timor-Leste continua assim sem o vírus.

8h49 - Cerca de 200 militares morreram com Covid-19 na Coreia do Norte e quase 4 mil estão em quarentena, avança o jornal sul-coreano Daily NK. Contudo, o Governo norte-coreano continua a dizer que o novo coronavírus ainda não chegou ao país.

08h30 - Números globais do Covid-19, atualizados ao início da manhã desta terça-feira: 

Número de infetados - 114 300

Número de mortos - 4026

Países afetados  - 112

Atualmente, sete países fora da China registam mais de mil casos de infetados e três têm mais de 7 mil: Itália, Coreia do Sul e Irão.

Em 24 horas, Itália registou 1797 novos casos do novo coronavírus e 97 mortes. Até agora morreram 463 pessoas neste país devido ao Covid-19, o que corresponde a 52% das mortes por este vírus fora da China.

08h20 - O festival Coachella, que se realiza há 20 anos na Califórnia, foi adiado seis meses.

08h15 - O número de vítimas mortais relacionadas com o novo coronavírus no Reino Unido subiu para cinco depois de uma mulher, de 70 anos, ter morrido no Hospital St. Helier, em Sutton, no sul de Londres.

07h31 - O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos do Distrito do Porto considerou hoje que os serviços de saúde não podem estar condicionados por legislação, defendendo que a saúde tem de estar sempre em primeiro lugar e acima de constrangimentos administrativos.

07h02 - Um dos dois casos 'importados' de infeção pelo Covid-19, detetados hoje na China, é oriundo de Espanha, informou a televisão estatal, numa altura em que o país asiático tenta travar casos oriundos do exterior.

6h48 - A Câmara de Ílhavo suspendeu até ao dia 22 todos os eventos culturais promovidos nos espaços geridos pelo projeto cultural municipal, bem como as iniciativas para crianças e jovens, escolas e comunidade sénior, informou hoje a autarquia.

6h35 - A China voltou hoje a registar uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, ao mesmo tempo que ocorreram 17 mortes, quase todas na cidade de Wuhan, epicentro da epidemia do Covid-19.

6h26O Parlamento Europeu debate hoje com a Comissão e o Conselho a resposta da União Europeia ao surto de Covid-19, numa sessão plenária reduzida a um só dia, em Bruxelas, precisamente devido à epidemia do novo coronavírus.

6h24 - O Papa Francisco adiou para 2021 uma visita oficial prevista para este ano a Timor-Leste devido à propagação do Covid-19, informou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

6h20 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, é ouvida hoje no parlamento sobre as medidas de prevenção e de combate ao novo coronavírus, numa altura em que a epidemia está a aumentar e Portugal regista pelo menos 39 infeções.

6h00 - Donald Trump recusou dizer aos jornalistas, na noite de segunda-feira, se foi ou não testado para o Covid-9. Horas antes, o vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Mike Pence, disse desconhecer se o chefe de Estado norte-americano fez análises para detetar um eventual contágio por Covid-19, apesar das recomendações das autoridades sanitárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório