Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19: Governo italiano anuncia quarentena para todo o país

O primeiro-ministro italiano anunciou na noite desta segunda-feira que toda a população do país deverá ficar em casa, em resposta ao surto do coronavírus no país que já causou mais de 400 mortos.

Covid-19: Governo italiano anuncia quarentena para todo o país
Notícias ao Minuto

21:19 - 09/03/20 por Melissa Lopes

Mundo Coronavírus

Giuseppe Conte anunciou esta segunda-feira a quarentena para todo o país até 3 de abril. "Toda a Itália deve ficar em casa", disse o  primeiro-ministro italiano, alargando assim a todo o país as medidas que tinham sido tomadas ontem para Lombardia e outras 14 províncias. 

As restrições, que entram em vigor esta terça-feira,  impedem as deslocações de cidadãos (a não ser em casos de emergência e de trabalho) e também o cancelamento de eventos públicos.

"Não haverá apenas uma zona vermelha. Haverá Itália", disse Giuseppe Conte aos jornalistas. A medida vai afetar os 60 milhões de habitantes do país.

O decreto aprovado pelo executivo italiano também prolonga o encerramento das escolas em todo o país até 3 de abril.

As mortes em Itália devido à epidemia do novo coronavírus subiram hoje para 463, um aumento de 97 óbitos relativamente a domingo, referiam os últimos dados divulgados pelo chefe da Proteção Civil, Angelo Borrelli.

Os casos positivos ascendem aos 7.985, com 724 pessoas que se curaram, com o total de todos os contágios desde o início da crise a atingir 9.172 pessoas.

A grande maioria dos casos de contágio e de mortos concentra-se na região da Lombardia, onde se registaram 333 mortes, seguida da região de Emília-Romanha, com 70 óbitos e 1.386 casos positivos. No Veneto foram contabilizados até hoje 20 óbitos e 744 contágios.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro e desde então foram infetadas mais de 110 mil pessoas, mas a maioria já recuperou. A doença provocou até ao momento cerca de 3.800 mortos.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país.

O campeonato de futebol (Série A) também foi suspenso por tempo indeterminado. 

Nesta altura, Portugal regista 39 casos de infeção, sendo que nos municípios de Lousada e Felgueiras se regista um surto com contágio local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório